tem como parar a menstruação? sim, mas tem efeito colateral


A menstruação é um sinal enviado pelo nosso corpo todo mês dizendo “alô, você não tá grávida”. Só que, mesmo sendo um processo natural, tem muita gente que prefere não menstruar ou escolhe não ficar menstruada em determinados momentos.

Independemente do motivo, a gente tá aqui para te acolher e orientar com soluções seguras para lidar com este momento. Mas lembre-se: seu corpo é livre e a escolha de menstruar ou interromper a menstruação deve ser só sua, tá?

Vem com a gente e descubra tudinho sobre o assunto com técnicas comprovadas e efeitos colaterais reduzidos.

Cortar a menstruação faz mal para a saúde?

Olha, amore, se for feito com acompanhamento de um ginecologista, tá tudo certo. O processo, geralmente, usa contraceptivos e é relativamente seguro, não trazendo tantos riscos para a saúde.

Entretanto, a gente precisa lembrar que podem surgir alguns efeitos colaterais, como náuseas, diarreia e dor de cabeça, principalmente se você não for adepta a métodos contraceptivos hormonais.

Além disso, se puder, opte por medicamentos com baixo percentual de estrogênio para diminuir as chances futuras de tromboembolismo por conta dos hormônios.

Como cortar a menstruação rápido

Não tem nada milagroso, tá amore? A gente sabe que a internet tá cheia de informações falsas, principalmente relacionadas à receitinhas caseiras. Na real, é impossível cortar a menstruação de uma hora para outra, mas dá para “encerrar” o ciclo mais rápido com algumas medicações. Veja:

Primosiston

O Primosiston é o medicamento mais usado como solução emergencial para cortar a menstruação. Sua fórmula é indicada para tratar hemorragias graves.

Sua eficácia se dá porque ele aumenta os níveis de progesterona e estrogênio no sangue, impedindo a ovulação e, consequentemente, “atrasando a menstruação”.

Mas atenção, hein: esse medicamento também não faz milagre! É necessário planejar o uso com seu médico e ter em mente que o efeito costuma durar de dois a três dias.

Como cortar a menstruação a médio e longo prazo

Tem algum evento pela frente que você prefere não estar menstruada? Ou, então, anda sofrendo muito com os sangramentos intensos devido a miomas, endometriose, cistos e outros problemas hormonais? Uma solução é conversar com seu médico e usar algum medicamento de uso contínuo para suspender a menstruação. Dá uma olhada nas principais opções:

1. Emendar cartelas de anticoncepcional oral

Essa é uma técnica usada há tempos, mas não é a opção mais indicada, tá? Principalmente, se for feita sem orientação médica (como acontece na maioria dos casos).

Ela funciona para cortar a menstruação no mês vigente do ciclo para quem já toma algum anticoncepcional oral com 21 ou 24 comprimidos. Para isso, basta emendar o primeiro comprimido da cartela seguinte no primeiro dia da pausa.

2. Adotar o anticoncepcional de uso contínuo

Essa é a técnica mais segura e recomendada por ginecologistas, já que os anticoncepcionais de uso contínuo são desenvolvidos especialmente para este fim.

Vale pontuar que é comum rolar algum vazamento de escape nos primeiros três meses — período que o nosso corpo está se acostumando aos hormônios sintéticos — mas, depois, é esperado que a menstruação cesse por completo, desde que você tome direitinho.

3. Optar pelo DIU com hormônio como método contraceptivo

O DIU com hormônio é o famoso DIU Mirena. Não há comprovação de que 100% das mulheres deixam de menstruar depois da adaptação com o DIU, mas há vários relatos de pessoas com ovários que deixaram de menstruar enquanto usavam o dispositivo contraceptivo.

Isso acontece porque o hormônio usado na contracepção (levonorgestrel) aumenta a parede do útero (simulando uma gravidez) e acaba cortando a menstruação.

4. Injeção hormonal também pode ser uma opção

Esse aqui também é um tipo de anticoncepcional que altera o muco vaginal e a parede do útero, assim como o DIU hormonal. Com alta concentração de progesterona, a menstruação da maioria das mulheres acaba suspensa.

Ainda não há estudos muito claros, mas estima-se que 70% das pessoas não menstruam durante o uso da injeção.

5. Implante contraceptivo

Conhecido como Implanon, esse implante é um método contraceptivo à base de progesterona que diminui significativamente os vazamentos de escape e, em muitos casos, a própria menstruação. Então, amiga, não precisa se assustar caso faça uso deste método e sua menstruação atrasar, é bem provável que esteja tudo bem.


Como aliviar o fluxo menstrual de maneira confortável em qualquer momento?

E te conto mais, viu, bonita? Saber como parar a menstruação que já desceu no mesmo dia, ou antes, não é o único jeito de lidar bem com os sangramentos. Com os acessórios certos, dá até para ir à praia com a menstruação descendo sem se preocupar com vazamentos! Confira algumas opções:

Calcinha absorvente

Uma das opções mais incríveis, versáteis e confortáveis que você tem é investir em uma calcinha absorvente. Ela conta com o mesmo visual e jeito fácil de vestir que os modelos tradicionais, mas traz toda uma tecnologia para te ajudar com o ciclo!

Nós, da Pantys, sabemos que cada corpo é único e, por isso, os gostos e as necessidades também mudam. É por isso que criamos vários modelos dessas belezinhas, desde versões fio dental até tangas clássicas e hot pants de cintura alta!

O que elas têm em comum, chuchu, é que são pensadas para respeitar você e a natureza. Escuta só: são feitas com tecidos ecológicos e superabsorventes que sugam o sangue, gotas de muco e xixi para deixar a pele sequinha por até 12 horas.

Depois de usar, é só lavar na mão ou na máquina com sabão natural, como o Bubbly, pendurar no varal e usar de novo assim que tiver sequinha. Elas duram até 100 ciclos com toda a eficiência e praticidade que você merece! ❤️



Biquíni absorvente

Ih, estava pensando em cancelar os planos de praia ou piscina porque a menstruação desceu? Seus problemas acabaram! É só vestir um biquíni absorvente reutilizável Pantys e aproveitar demais a água fresquinha!

Eles são feitos com tecidos impermeáveis, que não deixam a água entrar e secam rapidinho. Enquanto você usa, essa peça recolhe a menstruação e te deixa em segurança para curtir o que você ama livre dos escapes em qualquer fase do ciclo.

Ah, se preferir uma roupa de banho que cobre mais o corpo, também pode escolher um maiô absorvente, hein? Funciona do mesmo jeito e ainda tem a vantagem de poder usar como body em um look bem praiano!

Coletor menstrual

Se o fluxo menstrual estiver forte demais na hora de passear, mergulhar, praticar esportes ou em qualquer outro momento, vale combinar uma calcinha ou um biquíni absorvente com um coletor menstrual. Ele também pode ser usado sozinho, tá?

Esse acessório é um copinho superdelicado e flexível que serve para encaixar no canal vaginal e segurar o sangue. Só precisa esvaziar depois de algumas horas - o tempo máximo é 12 horas, mas as trocas ideais variam de pessoa para pessoa.

O Cupy, que é o modelo da Pantys, é um querido. Ele é feito para se ajustar em todos os corpos que menstruam, é hipoalergênico, tem uma textura macia e molinha. Às vezes, nem dá para sentir que está lá, sabe?

Essa é a pedida certa para usar com vestidos justinhos e arrasar em festas, por exemplo, já que fica escondidinho e não tem perigo de marcar o look. Com ele, fica mais fácil mostrar todo o seu estilo durante os dias de fluxo!

Truques para diminuir incômodos menstruais

Pronto! Agora que você conhece itens lindos para lidar com os sangramentos, é hora de descobrir os melhores jeitos de diminuir os incômodos que podem vir com a menstruação. Ninguém merece se sentir mal naquele momento especial, né?

As cólicas podem ser um terror! Mas a boa notícia é que você pode escapar dessas dores colocando uma bolsinha térmica quente no pé da barriga. A temperatura não faz milagre, mas aumenta o fluxo de sangue e diminui as contrações do útero.

As compressas mornas também costumam funcionar para reduzir dores e inchaços nos seios, se você tiver esses sintomas de menstruação. Vale a pena relaxar alguns minutos com a bolsa quente no peito e depois fazer uma massagem leve.



Mas se o problema for a irritação, dá para resolver mexendo o corpitcho e comendo os nutrientes certos. Exercícios físicos ajudam a liberar serotonina - o hormônio da felicidade! ✨ Chás e sucos calmantes, como camomila e maracujá, também podem ter um efeito legal.

Ah, também pode ajudar muito estar com tudo isso preparado antes mesmo da menstruação chegar. Para isso, a dica é anotar e acompanhar as informações do ciclo em um aplicativo de menstruação.

Como lidar com a menstruação de maneira segura?

Mas amiga, vem cá. Se a menstruação e os sintomas que vem com ela estiverem te incomodando demais, não deixe de procurar ajuda com um médico ou uma médica, viu? Esses profissionais são os mais indicados para te ajudar nesse momento.

Dependendo do que estiver sentindo, de como está o fluxo menstrual e a saúde, eles podem entender as causas, receitar dicas, remédios e outros tratamentos que vão aliviar os desconfortos. Isso é bom para você agora e no futuro!

É seguro parar a menstruação?

Tentou lidar com a menstruação, mas não teve jeito? Tá tudo bem, chuchu. Parar a menstruação não faz mal nenhum se o processo for acompanhado por um especialista. Só não faça isso sem orientação médica, hein?

Tem como parar a menstruação, e também tem outros jeitos de lidar com ela…

Amiga, você é a única pessoa que pode decidir se vai menstruar ou não, tá? Saber como parar a menstruação que já desceu e conhecer métodos seguros para fazer isso é importante, mas também tem outros jeitos de lidar com os sangramentos.

Seja qual for a sua escolha, nós, da Pantys, estamos aqui para te ajudar. Temos tudo para menstruação para te fazer se sentir confortável e segura no seu ciclo. Embarque nessa jornada com a gente para conhecer formas sustentáveis para cuidar de você e da sua menstruação!


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer - pantys 7898679471725 calcinhaabsorvente calcinhamenstrual
azul e rosa preto azul e preto
calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer
1897 avaliações
R$ 135,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
preto
calcinha absorvente pantys & sempre livre - básica
2352 avaliações
R$ 79,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
rosa preto
calcinha absorvente fluxo leve - tanga
gotas
725 avaliações
R$ 105,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
preto e rosa rosa
calcinha absorvente fluxo moderado - comfy
269 avaliações
R$ 79,00