Ser positiva: a importância de ver o copo meio cheio!

ser positiva pode virar o jogo da sua vida e fazer acontecer!

mulher sorrindo com os olhos fechados

Seja positiva! Você já deve ter ouvido alguém falar algo desse tipo, não é mesmo? E vou te contar, amiga, a positividade é capaz de virar o jogo e mudar o cenário da nossa vida, mesmo que em pequenos detalhes. E quer algo melhor do que poder contar com o nosso próprio pensamento para fazer acontecer?

Lembre-se: nós somos protagonistas da nossa própria história! Então imagine o que conseguimos tornar realidade se juntarmos o poder do otimismo com a força que vem do nosso interior feminino. Precisamos confiar em nossa capacidade para encarar o processo e saber que mesmo com certas dificuldades, nós arregaçamos as mangas e vamos para cima dos desafios!

Foi pensando sobre isso que decidimos trazer esse assunto aqui no Blog da Pantys! Afinal, queremos plantar a sementinha do pensamento positivo para que você possa semeá-la com muito carinho e ter uma colheita beeem proveitosa <3

Vamos lá!

Sorria, faz bem para alma e contagia

Essa frase pode até ter um toque clichê, mas ela carrega muita verdade. Segundo estudos realizados por faculdades de grande renome mundial, Universidade de Loma Linda e Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, o sorriso agrega benefícios físicos e mentaisao nosso corpo.

Isso porque, dados apontam que a ação de mostrar nossos lindos dentinhos por meio de um sorriso largo auxilia em funções cardiovasculares e na redução do estresse rotineiro, além de transmitir sensações fantásticas dos pés à cabeça.

E esses sentimentos não ficam limitados somente para nós mesmas. Faça o seguinte exercício: sorria, ria e demonstre felicidade perto de uma outra pessoa. Devemos dizer que o "contagia" da frase acima não é uma falácia, muito pelo contrário!

É notável que as emoções expressadas por nós têm o poder de influenciar o humor e a vida dos que nos cercam, principalmente daqueles que queremos bem. E com a positividade isso não é diferente, já que ao emanar otimismo as pessoas recebem vibrações positivas em troca, mesmo que só um cadinhodelas.

O pensamento positivo desenvolve circuitos de sentimentos bons

Os pensamentos positivos, quando equilibrados e sinceros, são capazes de desenvolver uma onda de sentimentos bons que fazem bem não só para a nossa estrutura física, mas também à saúde mental. Esse fato dispõe de muita importância, uma vez que outras pessoas serão beneficiadas com a nossa própria felicidade.

Isso é simplesmente genial, garota!

Essa é mais uma prova de que podemos fazer o bem por meio de nossos sentimentos, assim como pessoas queridas conseguem nos deixar felizes demonstrando suas visões positivas perante algum desafio. Aliás, a união faz a força, né?

Ok, chega de frases clichês – ou não! ;)

Treine o seu cérebro para enxergar o lado bom da vida

Você pode estar pensando "é muito fácil falar, quero ver conseguir ser positiva em meio ao caos", e a resposta para isso é: amiga, concordamos com você! No papel as coisas são easy de serem resolvidas, já na vida...

É por isso que precisamos treinar o nosso cérebro para enxergar o lado bom das coisas, porque existe todo um processo científico que envolve essa ação.

Nossa mente não foi criada para sair a torto e a direito distribuindo vibes positivas, o que acontece é exatamente o oposto. O cérebro humano entende que necessita estocar os hormônios da felicidade – dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina – para serem utilizados em momentos destinados à sobrevivência.

Isto é, as substâncias citadas são distribuídas em pouca quantidade em nosso corpo quando precisamos, sendo metabolizadas rapidamente. Esse fato faz com que continuemos na busca por boas sensações, não dependendo somente das composições presentes em nosso organismo.

É por conta disso que devemos treinar a mente para a buscar sentimentos positivos, já que sem essa procura os momentos felizes seriam mais escassos. Portanto, olhe ao seu redor e tente fazer o movimento de captar detalhes positivos mesmo em situações aparentemente negativas.

Isso fará com que seja mantido uma constância de sentimentos bons, sem a necessidade de uma grande "injeção" de serotonina no corpo para ficarmos felizes, por exemplo.

Mantenha o equilíbrio! Positividade demais pode ser tóxica

Ok, falamos bastante sobre ser positiva para criar um circuito de sentimentos bons... Mas calma aí! Como dissemos ao longo do post, essa positividade precisa ser equilibrada e, principalmente, sincera.

Não devemos conceber realidades inalcançáveis e descarregar sobre elas pensamentos positivos que nem mesmo acreditamos. Isso vai gerar uma alta expectativa e, por fim, uma grande carga de frustração.

Além do mais, discursos sobre good vibes ou gratidão, quando feito de maneira exagerada acabam se tornando tóxicos, tanto para os outros quanto para nós mesmos. Precisamos reconhecer a verdade dos fatos, ser positivo não significar tapar o sol com a peneira e deixar de lado algo que precisa de reparo.

Muito pelo contrário! A positividade se mostra na possibilidade de transformar algo ruim em algo bom, criando soluções e enfrentando os desafios. Por exemplo, quando vamos oferecer um conselho para uma amiga sobre a mudança de carreira ou empreendedorismo, devemos colocar em xeque os possíveis desafios, contudo temos que ser positivas perante suas qualidades, garra feminina e potencialidade para ir além.

A chave para uma positividade – de fato, positiva – é saber como você lida com os seus sentimentos, em especial os negativos.

O que é a positividade tóxica e como reconhecê-la?

Reconhecer a positividade tóxica não é tão difícil, já que por meio de alguns fatores podemos observar e começar a agir diferente. Vamos pegar como exemplo uma pessoa que não conseguiu um emprego, devemos notar qual foi a sua reação, como ela lidou com a frustração e mais, se houve sentimentos ansiosos e recusa de acreditar no fato.

A pessoa entender o porquê não foi efetivada na vaga, compreender que existem outras oportunidades e seguir em frente é um exemplo de como ser positiva de maneira eficaz. Agora, desistir de procurar outras chances por não aceitar o ocorrido é um modelo de toxicidade, já que a "positividade" era tamanha que a possibilidade de não passar na entrevista da vaga nem existia, havendo uma frustração gigante.

É bom ter confiança em algo, entretanto é necessário entender as possibilidades. Caso contrário o discurso com carga positiva terá efeito reverso, o que não resultará em situações agradáveis. Você pode pedir auxílio de um especialista se notar esse comportamento e desejar mudar, terapeutas são profissionais que irão te ajudar a contornar as frustrações.

É possível encontrar uma maneira madura e equilibrada de sempre notar o copo meio cheio de forma a não ignorar as dificuldades.

E já sabe, qualquer coisa estamos aqui para resolver as complicações juntinhas <3

15 Dicas para manter a mente em harmonia com a positividade

Para começar a treinar nosso cérebro e tirar uma partezinha boa de cada acontecimento, trouxemos 15 dicas que promovem a harmonia da positividade. Por meio dessas pequeninas ações conseguimos tirar grandes lições, até mesmo olhar para o presente e mudar o futuro.

Confira a lista feita por nós da Pantys com muito carinho e cuidado por você:

  • Não se cobre demais, você é um ser humano;
  • Aceite o passado e olhe para frente;
  • Reconheça o valor das pequenas coisas;
  • Liberte-se de pensamentos que só te puxam para baixo;
  • Faça o que te faz feliz e corra atrás dos seus sonhos;
  • Analise os seus pensamentos e tire um minuto para focar em algo bom;
  • Comemore as pequenas vitórias;
  • Não se compare com outras pessoas;
  • Aprenda com suas falhas;
  • Realize pequenas ações para os outros;
  • Escute uma música que te anima;
  • Cuide de si;
  • Sorria, seu riso é lindo;
  • Comece o dia vendo o sol;
  • Não tente alcançar a perfeição.

Viu só quantas vantagens são possíveis alcançar quando somos positivas? É claro que temos nossos momentos singulares, em que precisamos nos concentrar em sentimentos de infelicidade para entendê-los. Mas o que importa é o que tiramos deles e como nos reerguemos para ir adiante, mostrando todo o potencial que está em nós.

Desejamos que esse conteúdo seja uma inspiração e, como dissemos no início, que tenhamos conseguido plantar a sementinha da positividade em sua vida e coração.

Por hoje ficamos por aqui, até o próximo post, lindezas <3



últimos posts

Mas você sabe mesmo o que é feminilidade? | Pantys | pantys
Mas você sabe mesmo o que é feminilidade? | Pantys

feminilidade. Ser feminina. Ser mulher. Três conceitos que aparentemente são simples, mas que podem definir quem você é, como se apresenta ao mundo e quais planos fazem parte do seu futuro. 
ler mais >
COP26: cinco ativistas pra acompanhar após o evento | pantys
COP26: cinco ativistas pra acompanhar após o evento

ler mais >
dor durante a relação sexual: vamos juntas desmistificar esse assunto? | pantys
dor durante a relação sexual: vamos juntas desmistificar esse assunto?

a famosa "dor no pé da barriga" durante uma relação já foi motivo de muita discussão, principalmente quando envolve a primeira vez da mulher. contudo, essa é uma dor que possui características distintas... vem entender melhor isso, vem! 
ler mais >

cool. absorbing. obvious.

estamos adicionando pantys na sacola...