Resolução de Ano Novo: Comece o Ano com Metas Alcançáveis!

resolução de ano novo: comece o ano com metas alcançáveis!

Mão clinando em tela do celular

Você já deve ter reparado como a contagem regressiva para a chegada do próximo ano muda completamente os nossos dias de dezembro, não é mesmo? Para algumas de nós, a sensação de que o tempo está voando vem acompanhada de alívio pelo encerramento de um ciclo. Para outras, a ansiedade por criar novas resoluções de ano novo já começa a bater na porta antes mesmo do clima natalino ir embora!

Acredite, amiga: é normal sentir esse misto de emoções! O real perigo para sua saúde mental está na dificuldade em lidar com as frustrações que surgem quando tentamos cumprir nossas metas e, no final, concluir que falhamos durante todo o processo.

Quer saber como evitar isso e aprender a estipular metas saudáveis para o próximo ano?

Continue a leitura e descubra com o blog da Pantys tudo sobre como a resolução de ano novo pode te dar a motivação certa para arrasar no ano que se aproxima!

é realmente importante criar metas para o ano?

Um grande "SIM" escrito com luzes pisca-pisca não daria conta em demonstrar a grande relevância que as metas para o ano tem em nossa vida, mas o motivo não é aquele que geralmente associamos.

Muita gente encara o ato de estipular a resolução de ano novo como o momento definitivo que vai determinar como será o próximo ciclo, ou ainda, a sua nova versão como pessoa. E, já que o nosso papo é sempre sincero, podemos admitir que dificilmente isso acontecerá!

Não por falta de capacidade, obviamente! O problema está na pressão que metas irreais - e muitas vezes sem qualquer conexão com aquilo que realmente queremos - é tão grande que acabam se transformando em obstáculos durante o desafio que nos impomos.

Então, qual é a verdadeira importância das metas de ano novo, Pantys? É o seu processo de criação, lindeza! Afinal, essa é a hora em que paramos para refletir sobre nossa vida, quais foram as conquistas que alcançamos durante o ano e, a cereja do bolo, os sonhos que temos e que podem se concretizar por meio de projetos pessoais e profissionais.

Portanto, o clima de renovação desse período nos desperta do piloto automático para dar asas à imaginação e descobrirmos novos desejos - ou resgatar vontades esquecidas - que podem nos aproximar do estilo de vida que queremos ter!

como fazer uma lista de metas para o ano novo?

Resolução de ano novo tem muito a ver com o processo de autoconhecimento. Por isso, é importante ser gentil e paciente consigo mesma sem desenvolver os sintomas da dezembrite! A ideia é curtir as etapas, como uma incrível oportunidade para criar conexões fortes com os seus próprios sentimentos e assim se manter fiel aos seus valores e relacionamentos que estão na sua vida.

Preparada para descobrir como trilhar seu novo caminho? Confira as dicas que separamos para você, chuchu! ;)

1. lembre-se de que resolução de ano novo não é lista de supermercado

Ao listarmos o que é preciso comprar no mercado, vamos anotando tudo aquilo que sentimos falta no momento para ser usado em um curto período de tempo, certo? Quando a lista é de resoluções para o ano novo, a lógica deve ser bem diferente! Aqui, a perspectiva de futuro deve estar baseada em necessidades a médio e longo prazo.

Isso significa que é importante pensar em como você deseja estar/ser no futuro e o que te falta para chegar lá. As necessidades mudam quando passamos a pensar desse jeito. Elas são demandas menos imediatas e se tornam mais abstratas - e é aí que a coisa complica!

Mas fique tranquila! O intuito é desfrutar de uma boa reflexão e faremos isso com calma. Portanto, anote os insights que tiver sobre seus sonhos e desejos, como conhecer novas culturas, ter uma casa decorada do seu jeitinho ou ter relacionamentos mais duradouros. Veja quais se relacionam e, para definir uma prioridade entre eles, leia o próximo tópico!

2. anote benefícios que as possíveis metas podem contribuir para seu ano

Uma boa meta deve ser relevante para o seu cotidiano. Por isso, é importante que fique bem claro o que cada meta vai acrescentar de positivo em sua vida.

Reflita sobre cada um dos desejos que você listou anteriormente e, caso não consiga colocar em palavras como um deles irá te ajudar a crescer pessoalmente, ele ainda não é uma prioridade em sua vida ou se trata mais de uma influência externa do que vontade interna.

Durante essa etapa, você perceberá que muitos desejos anotados anteriormente serão riscados da lista. E a intenção é exatamente essa, filtrar os desejos para que eles se tornem metas reais e saudáveis! Até porque o cérebro funciona melhor quando temos foco. Uma lista gigante de metas não contribui em nada, apenas em tirar nossa concentração daquilo que realmente queremos conquistar!

3. especifique suas metas

Hora de abandonar o campo abstrato dos sonhos e torná-lo em algo mais concreto! Afinal, estamos falando de metas, o que sugere objetivos específicos com prazo e método definido. Parece rígido demais quando falamos assim, mas pode ter certeza que resoluções amplas demais formam a receita para a desmotivação e o esquecimento!

Se você deseja ter o seu próprio negócio até o final do ano, é possível estipular uma meta por trimestre que irá te ajudar na sua nova jornada. Por exemplo, você pode definir que até março você fará cursos voltados para o empreendedorismo. Até junho, você irá economizar "x" valor para investir na abertura da sua empresa, e assim por diante!

O mesmo vale para ter uma alimentação equilibrada, ser adepta ao veganismo ou vencer o sedentarismo. Ao ditar quanto tempo você se dedicará para cada meta, fica mais fácil observar seu progresso, enxergar sentido no que está fazendo e até sentir mais energia para concluir o que estipulou no início do ano!

4. conecte sua resolução de ano novo com hábitos atuais

Metas alcançáveis quer dizer mudanças possíveis de serem feitas no seu cotidiano sem se tornarem momentos de estresse e ansiedade. Para te ajudar nisso, que tal associar um novo hábito que você deseja desenvolver com um antigo que já te traz satisfação?

Por exemplo: supomos que uma das suas metas é conhecer as praias do nordeste brasileiro até julho e você gosta de tomar uma bebida quente todas as manhãs. Logo, você pode buscar informações sobre as cidades litorâneas dessa região enquanto você toma seu cafezinho ou chá. Assim, você não corre o perigo de deixar de lado a meta no decorrer do ano e ainda mantém viva a animação para criar meios de concretizar esse objetivo!

5. avalie seu progresso de tempos em tempos

Enxergar nosso progresso pode causar um grande impacto na autoestima, amiga! Esse é mais um motivo da importância que uma meta com prazos tem. Quando percebemos que estamos próximos de alcançar um objetivo, sentimos que estamos no caminho certo e que a recompensa está próxima!

Você pode fazer isso marcando um X no seu calendário em todos os dias que você se dedicou para cumprir aquela meta, mesmo que seja apenas 20 minutinhos. E caso você perceba que o prazo está próximo e não vai dar tempo de alcançar a meta, sem estresse! Aproveite sua liberdade para reavaliar seu objetivo e identificar o que te atrapalhou durante o percurso.

Pode ser que a meta já não tenha mais sentido em sua vida ou que você calculou mal o prazo estipulado. Não tem problema, você pode mudar seu trajeto, testar novos métodos ou desistir daquela meta. O que mais vale é refletir sobre tudo isso, respeitando seu próprio tempo e aprendendo a agir de forma consciente a cada tomada de decisão!

6. compartilhe suas metas com sua rede de apoio

Ter alguém de confiança para conversar sobre a resolução de ano novo é uma ótima maneira de dar voz às suas vontades. Além disso, não há melhor do que receber apoio de quem te conhece bem quando se está passando por momentos difíceis e que nos dão a impressão de que vamos falhar.

É nessa rede de apoio que encontramos força para continuar e até mesmo puxões de orelha para não desistirmos logo de cara. Por isso, escolha bem as pessoas com quem você irá dividir seus sonhos, contando apenas com quem está sempre ao seu lado!

7. crie lembretes para as resoluções de ano novo não sumirem depois de janeiro

Não tem memória que aguente lembrar das nossas metas por 12 meses e ainda lidar com responsabilidades cotidianas e imprevistos que surgem no meio do caminho, não é mesmo? A dica é deixar essa função para o método de organização que melhor funciona para você!

Vale de tudo, desde aplicativos no celular, agenda física, post-it grudado no espelho do banheiro ou um quadro de avisos na sua casa. Seja você do time tecnológico ou do time raiz que ama um bloquinho de anotações, encontre nos lembretes um modo de lidar com as preocupações que atrapalham seus pensamentos e resultam em ansiedade!

por que é difícil cumprir a resolução de ano novo?

Mudar hábitos e comportamentos são atitudes que exigem muito de nós, exatamente por nos tirar da zona de conforto, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Acrescente nessa equação uma autocobrança excessiva para ter sucesso e uma rotina sem momentos para relaxar. Pronto, aí está o caminho que leva ao esgotamento físico e emocional!

Essa "auto sabotagem" vem, em grande parte, da perspectiva que embasou a construção das metas para o ano que se aproxima. Lembra do início do nosso post, quando falamos que a resolução de ano novo é mais relevante quando focamos nos processos e não somente no resultado final?

Pois bem, o primeiro passo para tornar suas metas mais alcançáveis é treinar o seu olhar interno. Se somos capazes de criar expectativas, também somos hábeis para controlá-las e usar a nosso favor, como um vislumbre do que queremos realizar.

O medo de dar o primeiro, segundo, terceiro passo surgirá várias vezes! Aos poucos, você encontrará seu próprio ritmo, vencendo dificuldades que nunca imaginou superar e descobrindo novos limites que te ajudam a saber até onde vale a pena apostar suas energias ou não.

Desfrute desse momento de reflexão que as resoluções de ano novo e até aquelas que criamos nos outros meses do ano tem a oferecer. Esse pode ser o início de uma autodescoberta linda e incrível!

E aí, gostou do conteúdo de hoje? Fique à vontade para compartilhar suas metas conosco nos comentários. Aqui no blog do Pantys fazemos questão de criar um ambiente de apoio mútuo! E para te ajudar nessa caminhada, que tal conferir o nosso post especial sobre positividade? Clique aquipara saber mais!

Até o próximo post, lindeza! <3


deixe um comentário

os comentários serão aprovados antes de serem exibidos, ok?


últimos posts

mulheres na Literatura: vem conhecer com a Pantys! | pantys
mulheres na Literatura: vem conhecer com a Pantys!

Trouxemos para você ótimos exemplos de autoras maravilhosas que conquistaram o mundo! Vem com a gente conhecer um pouquinho mais da participação feminina na literatura. :) Vamos juntas descobrir esses nomes de peso?

ler mais >
a mudança é coletiva | pantys
a mudança é coletiva

o que vem na sua mente quando você pensa em CLIMA? A crise climática tem um impacto global, mas já pode ser sentida a nível local! Precisamos nos engajar na luta socioambiental e fazer algo para mudar essa realidade.

ler mais >
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino? | pantys
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino?

Hoje vamos embarcar juntas no mundo dos negócios e mostrar que mesmo diante de tantas injustiças as mulheres continuaram na batalha e garantiram muitas conquistas e direitos. Ficou curiosa? Então, vem com Pantys! <3

ler mais >

cool. absorbing. obvious.

estamos adicionando
pantys na sacola...