dezembrite: como as frustrações de fim de ano nos afeta!

mulher pensativa deitada na areia

Quando as músicas de Natal começam a tocar por aí, é quase automático pensar sobre os acontecimentos do ano. Fora o sentimento de que não vai dar tempo de fazer tudo o que pretendemos até o dia 31 de dezembro!

Se a ansiedade e a autocobrança estão te levando ao estresse excessivo nesta época do ano, chegou o momento de conversarmos sobre a Síndrome do final do ano, também conhecida como Dezembrite. Entenda com o blog da Pantys sobre como o acúmulo das frustrações da vida que surge no encerramento de um ciclo podem comprometer a sua saúde física e mental!

Preparada para lidar com o final do ano sem estresse? Então, continue a leitura, chuchu!

o que é dezembrite e por que ela acontece?

O nome pode parecer estranho à primeira vista, mas "dezembrite" representa muito bem o que acontece com várias pessoas que sofrem com a aproximação do final do ano - e com tudo o que ele traz consigo!

A tradição de fazer um balanço geral da vida no mês de dezembro é uma maneira importante de avaliar tudo o que aconteceu no ano, é claro! Porém, a forma como permitimos que isso ocorra determina se a reflexão irá prejudicar ou não a nossa saúde mental e física.

Além disso, a pressão e frustração que geralmente acontece nos principais âmbitos da nossa vivência durante esse período mostra como o fim do ano pode se tornar uma verdadeira prova de fogo para nossa sanidade!

Em casa, temos que lidar com a preparação para os encontros familiares, organizar a decoração do lar, cuidar dos preparativos para a festa de réveillon e assim vai... listas infinitas de responsabilidades capazes de despertar crises de ansiedade e episódios depressivos frequentes, duas características marcantes de quem desenvolve a síndrome do final do ano.

No trabalho, novembro e dezembro são os meses finais para bater metas, dar conta de tudo o que ficou para trás antes das férias e ainda se preparar para a estruturação do planejamento do ano que vem. Não saber como lidar com tantos afazeres é um caminho perigoso que vai minando cada vez mais a nossa confiança e autoestima.

conheça os sintomas mais comuns da dezembrite:

Cada um de nós pode apresentar sintomas variados quando desenvolvemos o fenômeno dezembrite. Na maioria dos casos, sentir tristeza, fadiga constante, pânico, angústia e pressão pela "falta de tempo" são acontecimentos recorrentes quando passamos por conflitos internos.

Mas, por que esses estados emocionais influenciam tanto na nossa saúde de maneira geral? O blog da Pantys te explica, amiga! Quando temos essas sensações, nosso corpo produz muito cortisol. Esse hormônio vai parar na corrente sanguínea e, como consequência, nosso organismo acaba acelerando os batimentos cardíacos, além de aumentar o açúcar no sangue e a pressão dentro dos vasos sanguíneos.

Percebe que esse cenário mostra como o nosso corpinho passa a funcionar em um ritmo fora do normal, ou seja, bem diferente do que se considera como saudável! Para aprender a identificar a dezembrite com mais precisão, vamos explicar detalhadamente os principais sintomas que estão associados ao desenvolvimento da síndrome do final do ano.

insatisfação com a sua produtividade do ano

Ao dizer produtividade, queremos nos referir não somente a sua eficiência no ambiente de trabalho, mas também as demais áreas da sua vida. Um nível elevado de autocobrança gera prejuízos que se relacionam diretamente com a dificuldade de enxergar as partes positivas do seu modo de agir.

Aquele feeling de que nada está bom o bastante gasta muita energia sua, amiga! Isso é tão verdadeiro que você sente a mente cansada e o corpo também só de refletir sobre as metas (muitas vezes, inatingíveis) que você gostaria de ter concluído até o encerramento do ano. Aí, não tem autoestima que aguente!

a ansiedade toma conta do seu dia

Tudo bem que a situação mundial não está contribuindo em nada para mantermos o controle da ansiedade, se pensarmos em todas as transformações que a pandemia vem causando. Mas, se a ansiedade se tornou companheira permanente do seu último mês do ano, hora de focar a atenção em você, lindeza!

Sinais como dores de cabeça e no corpo, dificuldades para dormir ou a perda de sono no meio da madrugada são basicamente luzes vermelhas piscando e mostrando que seu organismo não está sabendo lidar com a ansiedade que a sua autocobrança está causando!

você se sente estressada fazendo até as tarefas mais simples

A irritação e os lapsos de memória vêm com tudo quando estamos estressadas, cansadas e com os pensamentos no modo turbo para tentar lembrar de tudo o que "precisamos" fazer. Lidar com a avalanche de atividades que nos impomos, ou que nos sentimos pressionadas a fazer por algo ou alguém externo, acaba exigindo uma agenda de compromissos ainda mais lotada de metas a cumprir!

Percebe como tudo isso vira uma bola de neve de frustrações? O que está em jogo não é a sua capacidade de fazer tudo ou não. Na realidade, o foco deve estar na busca pelo equilíbrio! Assim, você não ultrapassa os limites do seu corpo que estará totalmente esgotado e impossibilitado de fazer o seu melhor quando você mais precisar.

você sabe como lidar com a dezembrite, amiga?

Se não sabia até agora, prepare-se para um plot twist! Trouxemos dicas importantes que vão te ajudar a se proteger contra os sintomas da síndrome do final do ano e a como lidar com a frustração.

Não há fórmula mágica, infelizmente!

Porém, os exercícios que vamos te apresentar facilitam o processo de autoconhecimento, o que já é um grande passo para dar um up na autoestima, mandar embora o estresse e trazer a resiliência para o seu dia a dia - não importa a época do ano. Vamos juntas descobrir esse novo caminho? ;)

compartilhe seus medos, receios e desejos

Sabe aquela história de que faz mal guardar o que sentimos dentro do peito? Bem, há sempre uma sabedoria importante para aprender por trás dessas frases comuns. Essa não é diferente!

Tente visualizar a mente e o coração como caixinhas de joias. Elas são pequenas e delicadas demais para guardar tanta coisa que, na maioria das vezes, nem são de fato importantes e que você precisa carregar o tempo todo por aí!

Por isso, "esvazie" elas sempre que for possível. Compartilhar com alguém sobre os desejos que você gostaria muito de ter realizado durante o ano e a pressão que está sentido é ótimo para te dar uma nova perspectiva da situação. Muitas vezes, os conselhos nem são tão necessários, mas sim ouvir nossos próprios pensamentos falados em voz alta já é de grande auxílio.

Caso você não tenha o costume de falar sobre seus pensamentos e sentimentos mais profundos com pessoas próximas, use um caderninho para materializar no papel aquilo que está roubando sua energia. Acredite, funciona muito bem!

tire um tempinho do seu dia para agradecer

A ideia não é dizer gratiluz o tempo todo, fique tranquila! Nossa proposta é mostrar como o ato de agradecer pode fortalecer a sua visão positiva sobre a vida. Quando paramos para dizer "obrigada!" ao universo, independente da sua crença, estamos adotando um estilo de vida que é mais leve e confiante, você sabia?

Dessa maneira, a sua saúde emocional ganha com o bem-estar que esses gatilhos positivos despertam em nós e fica mais fácil perceber que você é capaz de lidar com os acontecimentos da vida com calma.

não compare sua vida com a do próximo

Um ponto que sempre tocamos aqui no blog da Pantys é o respeito à própria individualidade! Por mais que os comerciais de natal e os perfis de Instagram dos influencers queiram nos convencer de que esse período é apenas alegria e troca de presentes, é importante reconhecer que dezembro também é um período complicado no ano.

Está tudo bem sentir frustração ao fazer uma reflexão sobre seu ano, só não deixe que esse sentimento seja reforçado por comparações que não são baseadas em imagens projetadas pelas mídias. Viu um post que trouxe um sentimento ruim depois que você o comparou com as suas frustrações da vida? Dê um tempo do celular e foque em uma atividade que te traz prazer e ânimo para encarar a vida com mais leveza!

Não se trata de bloquear as sensações negativas, mas trazer à superfície as qualidades te fazem ser essa pessoa única e incrível que você é. Logo, será mais tranquilo fazer uso das suas habilidades para enfrentar as dificuldades que a vida apresenta! <3

A dezembrite pode te tirar do eixo e fazer do estresse e da ansiedade presenças constantes nos últimos dias do seu ano. Contudo, as tentativas de evitar que essa síndrome crie uma autocobrança excessiva em você devem ser baseadas na intenção de construir uma consciência mais gentil com você mesma.

Por isso, não tenha medo de procurar ajuda de especialistas que podem caminhar contigo nesse trabalho constante de autoconhecimento! Afinal, superar a frustração da vida e o estresse não é fácil para ninguém.

Quem sofre com dezembrite sabe muito bem que lidar com frustrações pode gerar um cansaço físico e mental que abala todas as suas estruturas. O que não deixa de ser um fenômeno parecido com a síndrome do Holiday Burnout.

Nunca ouviu falar desse termo? Nós já abordamos por aqui sobre esse tema, explicando por que os feriados podem ser estressantes e como é importante identificar os gatilhos que nos levam ao Holiday Burnout. Aproveite para ler nosso conteúdo completo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Nos vemos por lá, combinado lindeza? <3


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer - pantys 7898679471725 calcinhaabsorvente calcinhamenstrual
azul e rosa preto azul e preto
calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer
1895 avaliações
R$ 135,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
preto
calcinha absorvente pantys & sempre livre - básica
2351 avaliações
R$ 79,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
rosa preto
calcinha absorvente fluxo leve - tanga
gotas
724 avaliações
R$ 105,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
preto e rosa rosa
calcinha absorvente fluxo moderado - comfy
266 avaliações
R$ 79,00