frete grátis acima de R$200 \o/

0

sua sacola está pelada

Pantys + ONU = um compromisso com o planeta

Pantys + ONU = um compromisso com o planeta | pantys

Informação empodera, então vem com a gente aprender um pouco sobre um assunto da maior importância: a vida do nosso planetinha amado.

Você sabia que a ONU tem uma agenda global de sustentabilidade, criada para que as empresas possam alinhar as suas estratégias e operações a alguns princípios universais nas áreas de Direitos humanos, Trabalho, Meio ambiente e Anticorrupção?

A ideia é que as empresas desenvolvam ações para contribuir com o enfrentamento dos desafios da sociedade contemporânea e, para se ter uma ideia de dimensão e transformação vinda dessa agenda, atualmente, a iniciativa conta com mais de 13 mil membros espalhados por 160 países.

empresas que pensam no coletivo
Nós, da pantys, desde o nascimento da marca já temos em nós essa vontade de mudança, focada tanto no fortalecimento do feminino quanto na redução de lixo. Como além do discurso é essencial também muita transparência, primeiro demos um grande passo que foi participar do sistema B. É uma certificação, parte de um movimento global que pretende redefinir o conceito de sucesso nos negócios e identificar empresas que utilizem seu poder de mercado para solucionar alguma questão social e ambiental. Ah, se quiser saber mais sobre isso, é só ler esse esse outro texto.

Bom, mas a grande novidade é que agora demos um enorme passo que nos faz transbordar de alegria e orgulho, uma conquista que exige responsabilidade e nós estamos preparadas: dissemos SIM à agenda do Pacto Global ONU. Vale lembrar que ele não foi criado como forma de regular ou policiar as práticas, nem como um código de conduta obrigatório A ideia é que a iniciativa seja sempre voluntária, mostrando caminhos para promover um crescimento sustentável com a ajuda de empresas comprometidas e inovadoras.

Em 2015, os 193 países-membros da ONU aprovaram uma nova Agenda 2030, que conta com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os chamados ODS. Calma, não assusta com a sigla, que vamos explicar tudinho: é um plano de ação que busca alcançar essas metas nos próximos 10 anos, entre elas, estão objetivos como igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia limpa e cidades sustentáveis. Incrível, né?

Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade. A ideia é potencializar os impactos positivos e mostrar transparência nos resultados. Queremos que você faça parte dessa união pela mudança com a gente! Vamos conhecer melhor a Agenda 2030?

No total, são 17 objetivos: Erradicação da pobreza, Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Água potável e saneamento; Energia acessível e limpa; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura, Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global de clima; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes; Parcerias e meios de implementação. E se quiser entender melhor sobre cada um desses objetivos e como eles se relacionam com o nosso cotidiano, é só entrar aqui no site oficial do Pacto Global, que explica um por um em tópicos separados para facilitar a sua vida.

e como a pantys colabora com essa agenda?
Nós estamos por dentro de uma série dessas propostas e trabalhamos diretamente com muito esforço em algumas delas. A Agenda 2030 fala, por exemplo, sobre assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Assim como os ODS, a gente busca sempre promover a saúde e o bem-estar como pontos essenciais ao fomento das capacidades humanas. Afinal, não há como transformar o mundo se você mesma não se sente bem, não é mesmo?

Outro ponto muito importante para nós e para o Pacto Global é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Acreditamos que essa igualdade não é apenas um direito humano fundamental, mas a base necessária para a construção de um mundo pacífico, próspero e sustentável. Assim, podemos colaborar com a promoção dessas medidas propostas pela ONU quando buscamos lutar por melhores condições de vida para mulheres e meninas nas áreas de saúde, educação, trabalho e no combate às discriminações e violências.

Além de alcançar a igualdade de gênero, buscamos, assim como a Agenda 2030, uma redução total das desigualdades. O mundo é mais desigual hoje do que em qualquer outro momento da história desde 1940 e a diferença de renda e distribuição dentro dos países tem se tornado cada vez maior. Esse é um problema global que requer soluções integradas e participação de todos para combater as desigualdades socioeconômicas e combater as discriminações.

que tal consumir e conviver de maneira mais sustentável?
E quando analisamos os 17 objetivos em conjunto, percebemos que todos eles caminham de forma integrada, afinal, quando pensamos em reduzir as desigualdades, colaboramos com a diminuição da fome, da pobreza, com a melhoria no bem-estar das pessoas e na educação, além de um convívio mais equilibrado com o meio-ambiente, contribuindo pela vida na água, na terra e por uma energia limpa. Tudo isso também significa conviver em comunidades mais sustentáveis, com indústrias que pensam em inovação para um consumismo responsável e mais justiça para todos. Viu só como tudo isso anda juntinho e uma coisa contribui com a outra?

O mais legal é transformar isso tudo em uma ideia de consumo mais consciente no dia a dia. Uma forma para contribuirmos ativamente é pesquisar sobre as marcas e entender se elas participam dessa agenda, se elas contribuem com a criação de meios de produção mais equilibrados e com a busca por um mundo mais sustentável. A ideia é que você tenha autonomia para decidir que causas apoiar e se as empresas que fazem parte do seu cotidiano são confiáveis e transparentes.Em relação ao planeta, a ideia é incentivar que as empresas desenvolvam iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental, com redução de impacto.

Os ODS proporcionam oportunidade para gerar valor compartilhado, criando um alinhamento em escala global. Além de colocar a sustentabilidade no centro das estratégias de negócios, os objetivos incentivam a inovação em produtos e serviços, proporcionando práticas mais positivas e que contribuem para a nova era, melhor para nós e para o nosso planetinha! Amamos compartilhar com vocês informações da nova era, nos enche de esperança ver essa transformação se espalhando e ganhando força por aí. Vamos juntas!



últimos posts

huumm….o cheirinho da pantys | pantys
huumm….o cheirinho da pantys

Quando decidimos criar esse aroma, pensamos em cada nota para que ele traduzisse um pouquinho do que enxergamos sobre as mulheres do futuro.

ler mais >
coronavírus, uma oportunidade | pantys
coronavírus, uma oportunidade

Oi! pra quem ainda não me conhece, eu sou a Fe Cortez, ativista ambiental e idealizadora do Menos 1 Lixo. essa é a minha estreia como colunista convidada aqui no blog da pantys, e hoje, vim bater um papo com vocês sobre o momento que estamos vivendo.

ler mais >
fazendo a minha mandala lunar | pantys
fazendo a minha mandala lunar

Mandala lunar é uma forma de nos conectarmos com nossos corpos nesse momento. você já conhece? é uma espécie de diário criado pelas mulheres com o objetivo de aumentar nossa conexão com o corpo, a terra e nossos ciclos naturais, especialmente o menstrual.

ler mais >

cool. absorbing. obvious.

vem juntinho!