menstruação desce na água? A Pantys te explica!

2 comentários
Mulher na praia com biquíni olhando seu reflexo na água

Oi bb! Vem com a gente que hoje vamos explicar tudo sobre uma dúvida que paira sob a mente de muitas lindezas: menstruação desce na água?

Quem já entrou na piscina menstruada sabe que a água traz aquela sensação de que a "visita" mensal foi embora, não é mesmo? Mas não é bem isso que acontece!

Foi pensando nisso que preparamos este conteúdo especial, para falar justamente o que de fato acontece com o corpo das pessoas que menstruam na hora de entrar na água.

Então, vem com a Pantys e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira! <3


É verdade que a menstruação para na água?

Vamos falar a verdade: existem muitos mitos bizarros quando o assunto é menstruação. E um deles, que surgiu por aí, é se a menstruação para na água.

Como mencionado anteriormente, a água não tem essa capacidade de fazer o sangramento desaparecer, ou seja, você continua menstruando. Contudo, a pressão da água tem a capacidade de bloquear a saída do sangue temporariamente.

O que acontece quando entramos na água menstruada?

Basicamente, quando você está com o corpinho submerso na piscina, por exemplo, a pressão da água que gera ao redor da vagina faz com que o sangue pare de descer temporariamente. Mas calma, Pantys! Isso não é mágica biológica, é apenas uma questão de física.

Você já deve ter estudado flutuabilidade no ensino médio, certo? A flutuabilidade é a força que o líquido desempenha para vencer o peso de um objeto, no caso, o seu corpo. Devido a resistência da água, ela consegue neutralizar o fluxo sanguíneo menstrual, bloqueando a saída.

Então, se você está planejando passar um final de semana na praia ou curtindo uma piscina com os amigos, a visitinha mensal vai coincidir com o seu passeio, pode ficar tranquila que, é perfeitamente possível nadar menstruada usando absorvente interno, coletor menstrual ou até mesmo biquíni absorvente, sem correr o risco de passar constrangimentos ou de gastar energia com preocupações.

Vou deixar rastros de sangue na água?

Quando você dá um mergulho na água, a pressão interrompe o fluxo menstrual momentaneamente, certo?

Por outro lado, se você rir, tossir, espirrar ou se mover, a pressão da água cairá rapidamente e consequentemente liberará uma pequena quantidade de sangue.

Isso significa que vou deixar rastro de sangue na água? Calma! Não é nada disso que você está imaginando. A quantidade de sangue liberada é tão mínima que se diluirá pela água e será imperceptível.

Fique tranquila e curta a experiência relaxante e divertida na água sem preocupações. Você merece, belezura!

Afinal, todos saberão que estou menstruada?

Sabemos que essa preocupação é comum e que, muitas vezes, acabamos deixando de nos divertir com medo de passarmos por situações constrangedoras. Mas calma, amore <3

A menstruação é um processo super natural e existem meios incríveis para o seu ciclo não te impedir de nada!

Além de biquínis e maiôs para o período menstrual, existem os absorventes internos (safe) e os coletores menstruais. Cada pessoa se adapta melhor com um método e vale a pena experimentar todos para entender qual é o melhor para o seu corpo!

A moda praia absorvente foi desenvolvida exclusivamente para nos sentir seguras e livres para curtir os dias mais quentes do ano durante o período menstrual, especialmente para os dias de fluxo leve. Maravilha, não é mesmo?

Preciso usar absorventes internos na água?

Se você for do time das lindezas que tem um fluxo menstrual menos intenso, é possível ficar em uma piscina por horas, sem o risco de transformar a água no mar vermelho — o que seria até uma experiência e tanto!

Porém, mesmo que seu período seja leve, a proteção vai te salvar quando sair da água.

Então, eu preciso usar absorventes internos quando estou na água? A resposta é sim! No momento em que você sair da água, a menstruação começa a fluir novamente, e você precisa estar preparada para isso, principalmente se o seu fluxo for intenso.

Se engana quem pensa que é impossível aproveitar o verão naqueles dias! São várias opções para te deixar segura, confortável e protegida disponível no mercado.

Aposte em uma delas e curta momentos incríveis sem preocupação, do jeitinho que você gosta! <3

Existem benefícios de nadar menstruada?

Embora pareça ser mentira, estudos já comprovaram que a natação ou qualquer outro exercício aeróbico na água, reduz os sintomas físicos e psicológicos da menstruação.

E aí, o que mais você precisa para ser convencida de pular na água durante o período menstrual?

Posso pegar uma infecção vaginal nadando menstruada?

Não há chances de você pegar uma infecção vaginal exclusivamente porque está menstruada. Ou seja, a menstruação não colabora para aumentar os riscos, sabe?

Menstruada ou não, existem alguns cuidados que você precisa tomar para evitar infecções, como:

  • Não usar absorventes internos descartáveis por mais de 4 horas — o coletor pode ficar por mais horas, mas limpe bem as mãos na hora de colocar, viu?

  • Ficar com roupa de banho molhada depois de nadar por muito tempo pode contribuir para a proliferação de bactérias, independentemente do ciclo. Por isso, vale a pena trocar por peças limpas e secas depois de um tempinho.

Com esses e outros cuidados básicos em mente, você está preparada para curtir seu dia se refrescando na água.

Maneiras confortáveis de controlar a menstruação

Por mais que existam formas de curtir o verão menstruada e se sentir livre desfilando com os trajes de praia, algumas mulheres ainda se sentem inseguras e evitam nadar durante o período menstrual. :/

Mas você não precisa se limitar, viu? Existem produtos incríveis que você pode incluir na sua rotina que vão deixar você segura para curtir o que quiser de janeiro a janeiro. Vem conhecer!


Biquíni absorvente

O biquíni absorvente parece uma roupa de banho como outra comum, mas ela é especial: ela é feita com um forro tecnológico capaz de absorver sangue até mesmo debaixo d’água.



Ele é perfeito para dias de fluxo leve ou para aquele momento em que você se sente insegura de sair da piscina e ter um vazamento.

Além disso, ele é lavável, reutilizável e feito com fibras antibacterianas que protegem a região íntima. Fantástico, não é?

Coletor menstrual

Está com um fluxo mais intenso, mas mesmo assim não quer perder o dia de sol? Sem problema! Vá de coletor menstrual.

O coletor menstrual é um copinho, um tipo de absorvente interno feito de silicone. Ele é macio e maleável, de forma que você pode dobrá-lo para inserir confortavelmente na sua vagina.



Uma vez posicionado lá, ele fica no lugar e cria um vácuo, coletando o sangue que sai diretamente do colo do útero. Por conta da vedação, ele não vaza, pode ser usado por até 12 horas e o modelinho da Pantys tem capacidade de 30ml de sangue — bastante, né?

Mesmo assim, se você acha que seu fluxo é muito intenso e se sente insegura, aposte no combo coletor + biquíni absorvente e nade com toda a segurança.

Calcinha absorvente

Saiu da água e quer colocar uma roupa sequinha para curtir o dia, jogar frescobol, tomar sorvete ou caminhar pela orla? Maravilha! A calcinha absorvente é o match perfeito nessa hora.

A boa notícia é que a Pantys tem vários modelos incríveis para todos os tipos de fluxo e preferências de modelagem, todas sustentáveis e com a tecnologia superabsorvente. Leve a sua favorita na bolsa para tirar as roupas molhadas e curtir o restante do dia!

Como vimos, hoje existem muitos produtos perfeitos e especiais para ajudar você a fazer o que quiser menstruada com segurança e conforto. Mesmo assim, se você tem uma viagem ou aventura programada e não quer menstruar, existem alguns truques naturais que você pode tentar.

Existe a possibilidade de tentar adiantar a chegada da menstruação com o uso de chás. O chá de boldo é um dos sugeridos para tentar fazer a menstruação descer.

Isso acontece porque as propriedades presentes no boldo auxiliam a circulação sanguínea, e consequentemente, talvez ativem o fluxo menstrual. Não custa tentar né? Assim você se organiza e se programa para talvez menstruar antes ;)

Mais dúvidas sobre nadar menstruada? Confira!

Chegou até aqui, mas ainda está com dúvida? Veja as perguntinhas que separamos para você!

Nadar menstruada atrai tubarões?

Não necessariamente, amiga! Ufa! Não existem evidências de pessoas menstruadas tendo sido atacadas por tubarões. De fato, esses animais são atraídos pelo sangue, mas o fluxo sanguíneo de uma hemorragia — como a de um machucado — não se compara ao menstrual, que rapidamente se dilui na água. Fica tranquila!

Nadar piora as cólicas?

Pelo contrário! Exercícios físicos menos intensos — como a natação — podem ajudar a aliviar as cólicas, uma vez que o corpo libera endorfinas e substâncias que promovem o bem-estar.

Quando devo evitar nadar durante a menstruação?

Realmente, lindeza, existem momentos em que nadar não é a melhor ideia. Esse é o caso, por exemplo, se você estiver menstruada e tiver passado por um procedimento recente na vagina. Fora isso, não há contra-indicação.

Posso nadar com absorvente externo?

Melhor não, amore. O absorvente de plástico e algodão descartável convencional absorve líquidos — qualquer um, não somente sangue. O que vai acontecer é que, ao nadar, ele vai começar a absorver toda água ao seu redor, vai inchar e começar a se desfazer.

Sinta-se livre para curtir a água em qualquer momento do seu ciclo

Viu só como é possível aproveitar a piscina, a praia, a cachoeira e tudo mais mesmo estando menstruada?

Agora que você descobriu se a menstruação desce na água e desvendou outros mitos com a gente, escolha os melhores produtos para você e fique sempre preparada para curtir todas as estações do ano e todas as oportunidades que aparecem, mesmo debaixo d'água!

Cola no site da Pantys e encontre tudo para menstruação por lá para nadar, viver e curtir com mais liberdade!


2 comentários


  • Raissa

    Texto incrível e bem informativo. Muito obrigada


  • Lyz

    Quero todos


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer - pantys 7898679471725 calcinhaabsorvente calcinhamenstrual
azul e rosa preto azul e preto
calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer
1897 avaliações
R$ 135,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
preto
calcinha absorvente pantys & sempre livre - básica
2352 avaliações
R$ 79,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
rosa preto
calcinha absorvente fluxo leve - tanga
gotas
725 avaliações
R$ 105,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
preto e rosa rosa
calcinha absorvente fluxo moderado - comfy
269 avaliações
R$ 79,00