Manterrupting: como reconhecer e lidar com esse comportamento

Você já presenciu alguma situação na qual uma mulher estava falando sobre algo e, sem aviso, um homem a cortou e começou a falar, seja invalidando a opinião da mulher ou tornando o assunto sobre ele? Isso é um exemplo de manterrupting, um traço de masculinidade tóxica que pode se manifestar em diversas situações. Vamos entender melhor o que é e como lidar com isso?

O que é manterrupting e por que precisamos falar sobre isso?

Para começarmos a entender o que é manterrupting, precisamos saber que essa palavra vem do inglês e é composta por outras duas: “man”, que significa “homem”, e “interrupting”, que significa “interromper”.

O manterrupting é uma forma de silenciar as mulheres, invalidando as perspectivas e opiniões delas, e pode acontecer em diversas situações do nosso dia a dia, seja em uma conversa normal entre amigos, nas redes sociais, durante reuniões de trabalho e debates acadêmicos. O fato é que exemplos não faltam, ainda que nem sempre a gente consiga percebê-los quando acontecem.

Precisamos falar sobre isso porque o manterrupting reforça as ações masculinas que inferiorizam e prejudicam as mulheres, favorecendo situações de desigualdades de voz, possibilidades de atuação e reconhecimento salarial, por exemplo, o que pode impactar seriamente na autoestima e na saúde mental feminina.

Quais são os sinais mais comuns de manterrupting?

O manterrupting está tão presente no nosso dia a dia que pode até ser difícil identificá-lo. Por isso, preparamos uma listinha com alguns exemplos dos sinais mais comuns de que um homem tá praticando a interrupção. Vem ver:

  • Interrupções frequentes na fala de uma mulher, impedindo-a de continuar e terminar um raciocínio;

  • Mudança desnecessária no foco do assunto, trazendo-o para o ponto de vista masculino e fazendo com que o homem que interrompeu o tema se torne o principal foco do assunto;

  • Oferecimento de uma explicação condescendente pra uma mulher que definitivamente não pediu e possivelmente já sabe sobre aquilo (mansplaining);

  • Desqualificação das ideias apresentadas por uma mulher, seja de modo mais agressivo, debochado ou condescendente, sem que haja um espaço de debate e conversa.

Impactos do manterrupting na saúde mental

O manterrupting é uma situação que pode impactar diretamente na saúde mental das mulheres. Uma das complicações geradas é a diminuição da autoestima feminina, devido ao sentimento de que sua voz não importa e não é valorizada. Outro impacto é a insegurança e ansiedade para expressar opiniões, pois elas são constantemente invalidadas.

Essa atitude também pode contribuir para que as mulheres sofram com cansaço e exaustão emocional por causa das tentativas repetidas de explicar seu ponto de vista, afinal, é muito desgastante ter que ficar explicando a mesma coisa várias e várias vezes enquanto se é interrompida. Vale lembrar ainda que a saúde mental consegue afetar a saúde física, resultando em problemas como dores de cabeça, insônia e problemas gastrointestinais.

O que fazer quando alguém te interrompe constantemente?

Como explicamos, o manterrupting é uma ação que pode ser muito prejudicial para quem o sofre. Algumas dicas para lidar com as interrupções constantes são:

  1. Manter a calma: respire fundo antes de falar para conseguir se expressar de maneira eficiente;

  2. Usar a comunicação assertiva: fale de forma clara e direta, usando frases como “Eu ainda não terminei de falar, vou concluir minha ideia e depois ouvimos o seu apontamento”,

  3. Apontar diretamente o comportamento: fale de forma educada e aponte o excesso de interrupções com frases como “Percebo que você tem interrompido bastante as minhas falas. Posso finalizar as minhas ideias antes de você compartilhar suas opiniões?”;

  4. Buscar auxílio: em casos de manterrupting em ambientes de trabalho, por exemplo, pode ser importante levar a situação ao RH ou a um superior.

Como promover um ambiente mais igualitário contra o manterrupting?

Embora o manterrupting seja uma prática enraizada em nossa sociedade e a resolução completa desse problema dependa de diversos fatores, é possível tomar atitudes que o reduzam tanto no ambiente de trabalho quanto em momentos informais, por exemplo:

  • Promover ações de conscientização usando treinamentos, palestras e workshops para educar sobre o que é manterrupting, explicar como não praticá-lo e como lidar com ele;

  • Estabelecer regras de respeito durante conversas definindo, por exemplo, que alguém só poderá falar em uma reunião depois que a pessoa anterior tiver deixado claro que concluiu sua fala;

  • Incentivar a escuta ativa, que envolve prestar o máximo de atenção possível na fala de alguém antes de iniciar uma resposta ou comentário, o que pode ser feito através de atividades como dinâmicas de grupo.

Manterrupting é só a ponta do iceberg

Precisamos lembrar ainda que o manterrupting é algo que vai muito além de um desejo de falar ou chamar a atenção para si, pois é uma prática que resulta de um longo processo de machismo e inferiorização das mulheres. Além disso, a prática dessa atitude frequentemente é acompanhada por outras como mansplaining — as explicações condescendentes — e bropriating — o uso que um homem faz de uma ideia proposta por uma mulher de modo que a sugestão pareça ter vindo dele e não dela.

O manterrupting é uma prática na qual uma mulher que está falando algo é interrompida por um homem e impedida de continuar seu raciocínio, gerando sentimentos como estresse, insuficiência e desânimo. Para combatê-la, é importante manter a calma, falar de forma assertiva e buscar ajuda se necessário.

Gostou do post de hoje? Então, aproveite para dar uma olhadinha em nosso conteúdo sobre gaslighting e aprenda mais sobre essa forma de abuso psicológico!

Pantys

Pantys

Nascemos da união de um time de especialistas em saúde feminina e sustentabilidade, que revolucionaram o mercado com a primeira calcinha absorvente clinicamente testada no Brasil. Após anos de pesquisas e estudos em tecnologia de tecidos e bem-estar, nossos cientistas e designers chegaram à fórmula perfeita: produtos de alta performance que unem inovação, conforto e respeito pelo meio ambiente.


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.