lista de resoluções: 10 dicas para metas alcançáveis!

mãos femininas montando quebra cabeças juntas

Você também tem a impressão de que a frase "seja o ano novo que você deseja" parece ser mais fácil de falar do que fazer? Ainda mais quando ainda estamos em clima de réveillon, os dias de janeiro parecem ser a oportunidade perfeita para analisar o ciclo que está se encerrando e, então, descobrimos uma lista de resoluções que deveríamos ter cumprido durante o ano passado, mas que foram esquecidas no meio do caminho!

Para que os desejos de ano novo de fato se tornem metas possíveis de concretizar, não é preciso recorrer a fórmulas mágicas! O segredo está em usar boas estratégias para elaborar resoluções de ano novo condizentes com seu estilo de vida, sonhos pessoais e - o mais importante - que pode ser realizadas no tempo certo.

Quer descobrir quais são elas?

Vem com a gente, pois hoje o blog da Pantys se dedicou inteiramente a esse tema!

como fazer uma lista de resoluções de ano novo?

Seguindo as dicas que reunimos aqui! Afinal, conhecimento é para ser partilhado e não queremos que a hora da virada seja um momento de frustração e ansiedade pelo novo ciclo que se inicia. Conheça a seguir técnicas que irão te ajudar desde a fase de planejamento até a etapa de colocar em prática os seus desejos de ano novo:

1. escolha um lugar de fácil acesso para anotar suas metas

Nosso cérebro é uma ótima máquina para criar, mas não para armazenar informações. Portanto, deixar para lembrar de cabeça por 12 meses as suas resoluções de ano novo é o primeiro passo para que elas caiam em esquecimento eterno! Veja qual é a melhor plataforma para você, de preferência, que seja algo que você já costuma usar no seu dia a dia.

Por exemplo, você é daquelas que ama uma agendinha ou caderninho de anotações? Separe uma seção deles apenas para anotar sua lista de resoluções.

Gosta mais do meio digital? Então, aproveite seu tempo livre e crie um documento de texto ou uma planilha na sua nuvem de dados. Assim, terá acesso às suas metas pelo celular, computador ou qualquer outro aparelho eletrônico que está sempre ao alcance de suas mãos!

2. use o método SMART para fazer suas resoluções

A metodologia SMART foi pensada, a princípio, para o planejamento estratégico do meio corporativo. Contudo, a sua aplicação é tão eficiente que podemos adaptá-la para o momento em que você for estipular suas metas de ano novo!

Sua sigla corresponde às 5 características que uma boa meta precisa ter para ser considerada alcançável. São elas:

  • Specific (específico): quanto mais específica e direta for a sua resolução, melhor! Assim, você consegue entender qual é a importância dela na sua vida;
  • Measurable (Mensurável): medir o progresso da sua resolução te ajuda a ter uma ideia de como está o seu desempenho durante o ano e se é preciso pensar em novas estratégias para cumpri-la conforme o esperado;
  • Attainable (Atingível): de nada adianta elaborar uma meta que não é condizente com a sua realidade. Quando ela não é específica e não pode ser cumprida em 1 ano, não podemos considerá-la como uma resolução de ano novo alcançável;
  • Relevant (Relevante): a meta precisa contribuir de forma positiva para sua vida e, consequentemente, fazendo parte das suas prioridades cotidianas;
  • Time Bound (Temporizável): toda meta precisa vir acompanhada de um prazo para ser concretizada, o que facilitará muito a organização das suas tarefas diárias.

Todos esses pontos são fundamentais para que você mesma entenda os motivos que te levaram a desejar tal meta!

Para ficar mais fácil de visualizar como seria uma resolução de ano novo nos moldes SMART, vamos supor que um dos seus desejos seja se alimentar de maneira mais saudável. Mas não podemos parar por aí!

O melhor seria formular essa meta da seguinte maneira: consumir uma variedade de frutas, legumes e verduras (Specific) nas 4 refeições do dia (Measurable e Time Bound) deixando apenas os finais de semana livres para comer receitas mais gordurosas (Attainable) para ter um organismo mais saudável (Relevant).

3. estabeleça metas de curto e longo prazo

Ao alternar metas de curto prazo e longo prazo, você consegue cria oportunidades para concluir metas durante todo o ano e sentir satisfação por evoluir constantemente. O que é um ótimo combustível para não perder o ânimo, já que o seu foco estará sempre em algo próximo e não apenas no final do ano!

Caso faça sentido para você, é válido colocar uma meta diferente para ser cumprida em cada mês do ano, por exemplo. Ou seja, você divide uma meta que seria a longo prazo em várias outras metas de prazo mais curto! Dessa maneira, evita-se aquela confusão de sentimentos ruins por ter várias metas acumuladas em dezembro.

4. crie uma meta totalmente nova na sua lista de resoluções

Perder peso e guardar dinheiro são metas super comuns de ano novo e que geralmente aparecem em toda lista de resoluções. O efeito que essa repetição das mesmas metas ano após ano é desestimulante, certo? É difícil ter foco e disposição quando não sentimos evolução em nosso desempenho.

Nossa sugestão é mudar esse cenário! Tente acrescentar à sua lista uma meta diferente, algo que você nunca tentou fazer antes. As possibilidades são infinitas e elas não precisam ser algo grande, difícil ou revolucionário. O que importa é ser algo que você tenha vontade de fazer, mas nunca teve chance para tentar. Por exemplo:

  • Aprender um esporte novo, como muay thai, trekking ou natação;
  • Estudar um idioma novo;
  • Tocar um instrumento diferente;
  • Fazer aulas de escultura em argila;
  • Criar uma hortinha dentro de casa;
  • Visitar pontos turísticos da cidade em que você mora, mas ainda não conhece ou não visita há muito tempo;
  • Participar de um retiro espiritual.

5. faça um mapa das suas emoções durante o ano

Essa técnica pode te ajudar a entender se as metas que você estipulou no início do ano ainda se mantém alinhadas com os seus desejos. Além disso, é um bom indicador para você analisar o motivo de se sentir assim em relação a cada uma delas.

Você pode fazer da maneira que melhor lhe convir. Criar uma legenda de símbolos e anotar em sua agenda diária, escrever por extenso os seus sentimentos em um aplicativo de celular, gravar áudios e enviar em um grupo de mensagens instantâneas que tem apenas você... veja o melhor funciona para você!

Com esse balanço geral de como andam os seus sentimentos, fica até mais fácil perceber se há uma constância entre eles. O que é uma ótima maneira de cuidar da sua saúde e se manter alerta para sintomas de esgotamento mental e físico, como acontece nos casos de síndrome de Burnout.

6. reorganize suas metas sempre que necessário

Se a vida não é estática, por que suas metas seriam? Não há problema algum em fazer mudanças nas metas, criar novas ou desistir de outras. Até porque é bem provável que situações inesperadas aconteçam durante o seu ano e acabe influenciando nas suas prioridades.

Contanto que essas alterações sejam feitas de forma consciente, vá com tudo, lindeza!

7. inclua seu planejamento financeiro nas resoluções de ano novo

Por mais que a sua intenção seja se tornar menos materialista durante o ano, é importante dar o devido valor a um bom planejamento financeiro em nossa vida. Ele nos auxilia a ser mais realista, colocar prioridades na hora de listar nossas resoluções de ano novo.

Logo, faça uma previsão de gastos para o ano e calcule quanto você deverá investir para cumprir cada meta. Desse modo, terá uma noção se os seus ganhos atuais são suficientes para bancar os novos projetos ou será preciso fazer um trabalho extra para juntar um valor específico em determinado período do ano (olha o método SMART por aqui!).

8. acompanhe seu progresso sempre

É quase impossível não sorrir com gosto quando percebemos que estamos próximas ou já alcançamos uma meta estipulada! Por isso, a cada vez que você completar uma tarefa prevista em sua lista de resoluções, faça um check na sua agenda, caderninho pessoal ou calendário do celular.

Dê essa satisfação a você mesma, chuchu! Verá como a determinação em cumprir todas as metas até o próximo mês de dezembro ganhará força.

9. comece a praticar suas metas de ano novo o quanto antes

Sabe aquela história de "segunda-feira eu começo na academia"? Pois é, já sabemos como isso terminará - ou melhor, nem vai começar! Se você quer de fato estar comprometida com suas resoluções de ano novo, dê início aos seus projetos pessoais assim que a lista de metas estiver pronta. Isso pode ser no dia 30 de dezembro, 1 janeiro ou 20 de março!

O momento da virada do ano pode estimular a nossa vontade de fazer mudanças na vida, mas é sempre bom lembrar que essa oportunidade acontece todos os dias e não apenas em uma época do ano!

10. cerque-se de positividade!

Aproveite a facilidade que os post-it nos oferece e espalhe mensagens de incentivo para você mesma em seu quarto e pertences. Olhe para sua lista de resoluções como um desafio, porém, usando óculos de gentileza para enxergar aprendizado em cada uma delas, mesmo quando não for possível alcançá-las.

Temos a tendência de cobrar mais de nós mesmos, o que pode se tornar nossos dias mais estressantes do que eles supostamente seriam. Aqui no blog da Pantys, fazemos questão de lembrar a você como é importante ocupar seu lugar de protagonista da própria vida sem amarras que te sobrecarregam. Nós falamos mais sobre esse tema no post que aborda como ser positiva pode virar o jogo da sua vida e fazer acontecer!

Fica a indicação para a sua próxima leitura, amiga! ;)


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer - pantys 7898679471725 calcinhaabsorvente calcinhamenstrual
azul e rosa preto azul e preto
calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer
1895 avaliações
R$ 135,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
preto
calcinha absorvente pantys & sempre livre - básica
2351 avaliações
R$ 79,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
rosa preto
calcinha absorvente fluxo leve - tanga
gotas
724 avaliações
R$ 105,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
preto e rosa rosa
calcinha absorvente fluxo moderado - comfy
266 avaliações
R$ 79,00