Depressão Pós-Parto: Saiba Os Sintomas E Como Prevenir

Amores, a depressão pós-parto (DPP) é um distúrbio mental que pode atingir as pessoas que acabaram de dar à luz. Ela traz sintomas como tristeza profunda, irritação e cansaço e pode ter consequências graves tanto para a ex-gestante como para o bebê.

Nesse momento delicado, é importante contar com informação e cuidados especializados para evitar que esse momento tão especial seja um desafio. Mas você não está sozinha: junto com essa rede de apoio, também dá para tomar medidas simples que ajudam a diminuir as chances da doença acontecer ou tratar os sintomas.

Quais os primeiros sinais de depressão pós-parto?

Cansaço, desânimo… Tudo isso faz parte do momento pós-parte, que é desafiador e muito cansativo para quem acabou de passar pelo processo de dar à luz. Porém, quando a coisa fica mais intensa, deixa de ser algo passageiro e é preciso observar alguns sintomas persistentes, para buscar ajuda. Dá uma conferida:

Tristeza profunda

Um dos principais sintomas da depressão pós-parto é uma tristeza intensa que pode durar semanas ou meses. Ela ainda pode vir acompanhada por um sentimento de culpa por não se sentir suficiente, não conseguir se aproximar da criança ou por quebrar as expectativas que tinha para essa fase da vida, por exemplo.

Melancolia

A pessoa com depressão pós-parto também pode perder a vontade de seguir a rotina e até de fazer as tarefas que gostava antes da gravidez, como hobbies ou passeios. É como se faltasse energia para tudo, sabe? 😞

 

Irritação extrema

Outro sinal que costuma aparecer é a irritação. Ela pode estar presente o tempo inteiro ou se manifestar de vez em quando como crises de choro, ansiedade ou explosões de raiva, por exemplo.

Cansaço

Como falamos, o cansaço é normal nesse período, mas se for excessivo, é preciso ficar de olho. Procure observar a disposição ao longo do dia e se a sensação de esgotamento físico e mental não passam mesmo após um período de repouso adequado. Se não, sinal de alerta!

Outros sinais

Mas te conto mais, viu, amiga? Cada organismo reage de um jeito à montanha-russa de hormônios e estresse e, por isso, tem muitos outros sintomas que podem levantar uma bandeira vermelha para a depressão. 🚩

 

Dificuldade para se concentrar, problemas de insônia, perder ou ganhar peso muito rápido, ter pensamentos intrusivos relacionados ao bem-estar do bebê e o seu próprio são só alguns exemplos. A dica é prestar atenção em qualquer sentimento ou comportamento que pareça fora do normal e logo dividir com alguém.

O que desencadeia depressão pós-parto?

Bonita, a depressão pós-parto é uma condição multifatorial. Isso significa que não tem só uma causa específica para ela acontecer, mas são vários os motivos que ajudam, inclusive sociais.

As chances dela aparecer aumentam se a pessoa tiver outros transtornos psicológicos, como depressão ou ansiedade, ou se tiver algum caso dessas doenças na família. Mas, olha, esse histórico não garante que o pós-parto vai ser difícil, tá? Cada pessoa é única e por isso tem que ver direitinho os motivos a seguir:

Motivos físicos

Quando o corpo está sentindo falta de alguma coisa, pode ter dificuldades para continuar bem depois do parto. Isso pode refletir na condição da mente e aumentar as chances da depressão acontecer! ❌

Quem se alimenta mal, dorme pouco, não faz exercícios, consome drogas ou bebe muito álcool aumenta o risco de desenvolver um transtorno depois da gestação.

Motivos emocionais

O estado da mente também pode ser decisivo. Estresse, sobrecarga, falta de apoio, isolamento e excesso de preocupações são algumas das causas emocionais que costumam estar relacionadas com a depressão pós-parto.

Dar à luz é também reconstruir todo o mundo social a nossa volta: família, trabalho, a relação com o corpo, prazer, entre outros. É preciso cultivar o amor nesses momentos e entender, para além dos clichês, como esse sentimento é um direito de todas as mulheres.

Motivos hormonais

Por fim, uma das principais razões para os sintomas aparecerem são as mudanças hormonais durante e depois da gravidez. Essa fase é um grande sobe e desce de substâncias no sangue - o que é superimportante para o bebê crescer, mas pode ter efeitos negativos na gestante.

Como saber se estou em depressão pós-parto ou puerpério emocional?

Se você percebeu que está com um ou mais desses sintomas ou acha que alguma amiga tá passando por eles, fica calma, tá? A tristeza depois do parto pode ser só um reflexo desse momento delicado e da pressão que o acompanha. 🙂

Isso porque, depois da chegada do novo serzinho no mundo, começa o puérpero emocional – período também chamado de “resguardo”.

É normal sentir que está com o corpo frágil, choroso, sensível e cansado. Afinal, tanto o organismo como a vida estão passando por um monte de mudanças e isso não é nada confortável.

Agora, se a tristeza durar mais do que dois ou três meses, aí, sim, pode ser um sinal de preocupação. Vale a pena procurar a ajuda de uma psicóloga, psiquiatra ou da médica que te acompanha! Sem falar no apoio das amigas né?

 

O que fazer para não entrar em depressão pós-parto?

A depressão pós-parto não é culpa de quem deu à luz. 👆 E como é uma doença com várias causas, também não tem uma receita secreta que sempre funciona para evitar os sintomas, mas dá para seguir algumas dicas para diminuir as chances de passar por ela.

Cuide do bem-estar

Em primeiro lugar, é importante tomar alguns minutinhos para cuidar do corpo e da mente antes e após ter o bebê. Curtir um banho relaxante, hidratar a pele, meditar e caminhar são algumas das atitudes que podem dar aquele gás na saúde e no bem-estar!

Crie laços com o bebê

Desde os primeiros dias depois do parto, vale a pena investir em uma relação de afeto e carinho com a pessoinha que acabou de nascer. Se possível, amamente, converse com a criança e passe um tempo brincando, descansando ou cantando com ela. 🤱

Busque uma rede de apoio materno

Ter o apoio de quem você confia é superimportante nesse momento. Por isso, converse bastante com quem já passou pelo pós-parto ou vai estar do seu lado nos próximos meses - seu namorado, namorada, sua mãe, sogra ou até membros de grupos de apoio com esse tema.

Dividir e compartilhar ajuda a entender melhor os desafios que estão pela frente e a manter a mente aberta para enfrentá-los com coragem! Tudo isso fica mais fácil com uma super rede de apoio materno. 💪

Esteja preparada para essa nova fase

Por fim, busque opções e soluções que combinem com você para se preparar para a nova fase da vida. Por exemplo, um bom caminho para ter conforto nos primeiros dias depois do parto é investir em kits de maternidade com calcinhas absorventes. Essas peças são super práticas e você ainda tem mais conforto.

Outra dica legal é ter sutiãs absorventes por perto durante todo o período de amamentação. Essas peças íntimas cobrem os seios, dão sustentação e ainda ajudam a impedir que o leite molhe as blusinhas. Assim, fica mais fácil voltar para a rotina sem desconfortos, hein?

Informações valiosas quando o assunto é pós-parto

Além da depressão pós-parto, a gestação e os primeiros meses com o bebê em casa podem trazer um monte de dúvidas, já que várias coisas por ali são novidades. É essencial pesquisar bastante sobre o assunto para tirar de letra quando tiver alguma dificuldade.

Dá para começar a se informar desde já com essa seleção especial que nós, da Pantys, fizemos para você!

 

Quais dúvidas podem surgir no após o parto?

Quer saber mais sobre a depressão pós-parto? A boa notícia é que nós também criamos uma lista de respostas para as principais dúvidas desse momento, tudo sem complicação! 🌷

Qual o principal perigo da depressão pós-parto?

Os sentimentos negativos que vêm com a depressão pós-parto podem ser uma baita barreira na relação com o bebê, né? Além de criarem uma dificuldade para formar laços entre a criança e quem gerou, essa doença pode até fazer a ex-gestante ter vontade de se machucar ou machucar o recém-nascido!

Quais são os três tipos de depressão pós-parto?

Na tristeza materna, puerpério emocional ou baby blues, quem deu à luz tem mudanças de humor bem intensas por algumas semanas. Ela pode se sentir muito feliz e, logo depois, muito triste!

O segundo tipo leva o nome de depressão pós-parto, mesmo, e é como uma tristeza bem forte que não passa.

Já quem sofre com a psicose pós-parto pode perder contato com a realidade e ter até alucinações!

Quanto tempo demora para curar a depressão pós-parto?

Isso depende da reação do corpo de cada pessoa, da rotina, da forma que os sintomas apareceram e até de quando o diagnóstico foi feito. Quanto mais rápido começar o tratamento, mais rápida pode ser a cura!

 

Não tenha medo de pedir ajuda!

Amiga, a gente sabe que às vezes é difícil procurar ajuda para cuidar de você ou do bebê, né? Mas, vem cá, está tudo bem não dar conta de tudo ao mesmo tempo e precisar de um apoio, principalmente nessa fase complicada da vida.

Uma das principais recomendações dos especialistas é buscar, inclusive, uma terapia em grupo com outras mulheres na mesma situação. Assim, junto de outras formas de tratamento, você pode dividir suas experiências em um ambiente acolhedor e sem julgamentos.

Por isso, não tenha medo de contar para quem você confia se algo estiver indo mal. Quanto mais cedo os sintomas forem tratados, mais rápido você vai voltar para a rotina e curtir bastante o neném que nasceu! ❤️


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer - pantys 7898679471725 calcinhaabsorvente calcinhamenstrual
azul e rosa preto azul e preto
calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer
1895 avaliações
R$ 135,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
preto
calcinha absorvente pantys & sempre livre - básica
2351 avaliações
R$ 79,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
rosa preto
calcinha absorvente fluxo leve - tanga
gotas
724 avaliações
R$ 105,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
preto e rosa rosa
calcinha absorvente fluxo moderado - comfy
266 avaliações
R$ 79,00