Conheça os Pilares da Independência Financeira Feminina

como conquistar a independência financeira feminina?

Gif com moeda girando. De um lado temos a figura de uma mulher e, do outro, o símbolo do cifrão

Você aí do outro lado da tela, já sonhou ou sonha em conquistar a sua independência financeira? De modo geral, podemos dizer que existe um tripé que sustenta a mulher independente. Nele, encontram-se: a independência financeira, independência emocional, e independência de espírito. E hoje o nosso papo é sobre o último deles, a independência financeira feminina!

Independência financeira não é sobre conseguir guardar um valor extremamente expressivo de dinheiro. Não tem fórmula mágica, planos mirabolantes e nem receita de bolo. Para conquistá-la você só vai precisar de você mesma e daquilo que você acredita.

Esse tema coloca em jogo todo o nosso sistema de crenças e valores sobre dinheiro, trabalho, prosperidade entre outros assuntos relacionados, e por isso é muito importante discuti-lo. Vem com a gente! <3

O que é a independência financeira feminina?

De forma resumida, a independência financeira feminina diz respeito à luta das mulheres – dentro de uma sociedade patriarcal – pela liberdade de trabalhar, ganhar seu próprio dinheiro, e decidir por conta própria como irão gastá-lo.

Se você se pergunta porque ainda estamos falando sobre isso, saiba que esse caminho sempre foi e continua sendo o mais difícil para as mulheres – que, em pleno século XXI, ainda recebem salários menores que os de homens no mesmo cargo, por exemplo.

Ao conquistar essa independência, as mulheres não dependem mais de outros homens, sejam eles maridos, pais, ou namorados. Diminuindo as chances de sofrer violência patrimonial.

E porque esse assunto é tão relevante para o mundo?

A independência financeira feminina é o que pode finalmente garantir a equidade dos gêneros no que diz respeito a valorização do trabalho e igualdade salarial dentro de um mercado financeiro que foi criado por homens e para homens – característica essencial de uma sociedade patriarcal.

Além disso, é a independência financeira permite que a mulher tenha mais controle e liberdade de escolha quanto ao próprio futuro. Ao administrar o próprio dinheiro, podemos investir no que quisermos, seja em estudos, compras de produtos e viagens, sem dependência financeira de terceiros – além de possibilitar a escolha de onde queremos estar.

Como se planejar e conquistar a independência financeira

Ter um planejamento montado promove organização, característica primordial quando o assunto é mergulhar no universo da conquista financeira. Não é necessário algo completamente pontuado, porém, quanto mais organizado for o seu plano, maiores as chances de conseguir um bom resultado.

Como estamos aqui para te auxiliar na busca pela liberdade das suas finanças, selecionamos alguns aspectos fundamentais. Confira, logo abaixo, amiga:

Controle sua movimentação financeira

Para a conquista, e até mesmo a manutenção da independência financeira, é muito importante contar com um planejamento e controle de finanças. Para isso, devemos levantar algumas questões e procurar respondê-las:

  • quanto eu gasto comigo mesma mensalmente?
  • estou conseguindo pagar minhas contas e tirar momentos de lazer?
  • quais gastos são essenciais pra mim?
  • meu método atual para gestão de gastos está sendo efetivo?
  • o que o dinheiro significa para mim?

Respondendo a todas essas perguntas, você terá uma visão mais abrangente dos seus gastos e da sua relação com o dinheiro. Ao compreender essa via de mão dupla com o nosso suado dinheirinho fica mais fácil de assumir o controle do dinheiro, das contas e das próprias escolhas.

Procure fontes extras de renda

Outra dica bacana é procurar por fontes de renda além da sua fonte principal. Portanto, pense em áreas que te interessam, nas coisas que você gosta de fazer, e formas de promover vendas ou prestar serviços que gerem um retorno monetário. Existem tantas possibilidades, como:

  • investir em programas freelancer;
  • ter uma lojinha em apps de desapego;
  • fazer deliciosos docinhos para vender;
  • se inscrever para entregar encomendas aos finais de semana;
  • ser babysitter no tempo livre.

Estude e invista em capacitação

Se você quer seguir o caminho do empreendedorismo, deve saber que isso requer amplo conhecimento e estudo frequente do mercado e do seu nicho. Por isso, é interessante que desde o início você invista em cursos e busque constante aprimoramento. Afinal, conhecimento é uma das poucas coisas que ninguém nunca vai tirar da gente!

Estabeleça metas e objetivos

Para percorrer o caminho, é preciso saber onde você quer chegar. Por mais que o objetivo esteja em uma realidade aparentemente distante do agora, é importante manter o foco e encontrar condições para se manter no caminho, e chegar cada vez mais perto. Para isso você pode determinar, por exemplo, o que deve fazer a cada mês para se aproximar do seu objetivo.

As mulheres no mercado de trabalho

Depois de muito tempo sendo impedidas de participar do mercado de trabalho, se responsabilizando pelos afazeres domésticos, e sendo obrigadas a passar o dia em casa, ao finalmente entrar no mercado de trabalho elas ocupavam cargos inferiores com salários mais baixos.

Aos poucos, a evolução feminina no mercado de trabalho vem trazendo importantes mudanças para este ceneário . No mundo contemporâneo, felizmente existem poucas funções que são executadas exclusivamente por homens. E tudo isso graças as conquistas da luta feminista.

Um panorama da desigualdade financeira feminina

A independência das mulheres ainda é um assunto que, para muitos, pode ser considerado tabu. Mas como estamos aqui, exatamente, para desconstruir esses pensamentos sexistas, trouxemos alguns dados de como a desigualdade feminina ainda está presente em nossa sociedade. Observe a linha do tempo:

  • em 1962 as mulheres conquistaram o direito de trabalhar sem o consentimento dos maridos;
  • em 1974 se tornou possível obter cartões de crédito;
  • em 1977 foi concedido às mulheres o direito do divórcio;
  • e em 1988 o Brasil definiu as mulheres como "iguais" ao homens;

Mesmo que essas sejam conquistas do século passado, nosso país (Brasil) é um dos locais com a maior desigualdade salarial entre os gêneros. E apesar dos avanços, muitas mulheres ainda estão em situação de dependência financeira da figura masculina. Em muitos casos, a causa é a insegurança em dar o primeiro passo.

Contudo, o empoderamento financeiro feminino que nos permite ter a libertação dessa situação! Tudo isso por meio do desenvolvimento da autoconfiança, e das ferramentas que pontuamos nas dicas para conquistar sua independência financeira.

Tão importante quanto conquistar essa autonomia, é fazer a sua manutenção. Para isso, conte com a educação financeira e com a Pantys, lindeza! <3 Curtiu o nosso papo de hoje? Para mais conteúdos sobre autonomia, empoderamento, autocuidado, saúde e feminismo, acompanhe as postagens semanais do blog!

Esperamos te ver mais vezes por aqui <3


deixe um comentário

os comentários serão aprovados antes de serem exibidos, ok?


últimos posts

a mudança é coletiva
a mudança é coletiva

o que vem na sua mente quando você pensa em CLIMA? A crise climática tem um impacto global, mas já pode ser sentida a nível local! Precisamos nos engajar na luta socioambiental e fazer algo para mudar essa realidade.

ler mais >
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino? | pantys
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino?

Hoje vamos embarcar juntas no mundo dos negócios e mostrar que mesmo diante de tantas injustiças as mulheres continuaram na batalha e garantiram muitas conquistas e direitos. Ficou curiosa? Então, vem com Pantys! <3

ler mais >
5 livros de ficção que tiram a maternidade do lugar romantizado | pantys
5 livros de ficção que tiram a maternidade do lugar romantizado

Que a maternidade é um tema extremamente romantizado na cultura ocidental todos nós sabemos. Pensando nisso que hoje levantamos aqui uma lista de 5 livros de ficção que ajudam a iniciar a reflexão desse tema. Pegue seu caderninho e confira essa lista com a gente!
ler mais >

cool. absorbing. obvious.

estamos adicionando
pantys na sacola...