Até quando usar sutiã de amamentação? Tire suas dúvidas!
Os sutiãs de amamentação costumam ser usados enquanto há vazamentos de leite, o que inclui todo o tempo em que o bebê consome o leite materno, além de um período de 40 a 90 dias após o desmame.
Essas peças são perfeitas para usar na hora de amamentar corretamente, afinal, podem ser abertas pela parte da frente para que o bebê tenha acesso fácil ao seio — sem contar na praticidade que a mãe tem em manusear a peça que, diferente da versão convencional, não precisa ser toda removida, né?!
Quer descobrir mais sobre o tempo de uso desse tipo de sutiã, conferir dicas para acelerar o processo de secagem do leite materno e tirar outras dúvidas sobre o uso da peça? É só continuar lendo o conteúdo especial que preparamos para você!
Por quanto tempo devo usar sutiã de amamentação?
O ideal é usar o sutiã de amamentação até o leite secar, que é quando os vazamentos param completamente. Esse período pode levar em média 40 dias após o desmame, mas pode chegar a 3 meses e varia de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como organismo da mãe, quantidade de mamadas do bebê e ordenhas realizadas.
Como secar o leite materno?
Não podemos negar: a melhor forma de secar o leite materno é deixar que o processo aconteça naturalmente — mas sabemos que isso pode levar mais tempo do que o esperado, o que pode deixar as mamães desconfortáveis. Por isso, separamos algumas dicas que podem ser seguidas para ajudar no fim da produção de leite, confira:
-
Desmame gradual: diminuir o tempo e a quantidade de mamadas no dia colabora para a redução da produção de leite;
-
Desmame total: quanto mais o bebê mama, mais a fabricação de leite é estimulada e aumentada, então, parar totalmente de amamentar auxilia consideravelmente para secar o leite dos seios;
-
Ingestão de chás de hortelã, jasmim, sálvia e menta: uma opção natural para que o leite pare de ser produzido;
-
Uso de compressas frias: coloque a compressa separada por um pano sobre o seio durante 15 minutos pelo menos três vezes ao dia;
-
Parar de bombear o leite: faça ordenhas apenas quando necessário para aliviar a dor dos seios, assim, você diminuirá o estímulo para a produção desse alimento;
-
Uso de anticoncepcionais: esse medicamento contribui para a redução do leite fabricado, mas só deve ser usado somente com indicação médica, ok?
Em casos nos quais a produção de leite não cessa naturalmente, dá para a gente recorrer a remédios específicos para parar a fabricação de leite — o que recomendamos apenas após uma conversa com a gineco de confiança, é claro!
Como saber se o leite está mesmo secando?
Assim como tudo o que acontece no corpo, o processo de secagem do leite é gradual e totalmente natural. Ah, e existem alguns sinais de que ele está acontecendo, vem ver:
-
Leite com aspecto mais esbranquiçado;
-
O bebê mama por períodos mais curtos;
-
Os seios ficam menores e mais macios;
-
Você não sente o leite descer;
-
Os vazamentos não ocorrem mais;
-
O volume de leite retirado com a bombinha é menor.
Vale lembrar que durante o segundo e terceiro mês de vida do bebê, é comum que a quantidade de leite seja reduzida, pois o corpo da mãe está se adaptando às demandas — isso é normal e não indica que seu leite vá parar totalmente. Caso haja dúvidas ou você note algo anormal, faça uma visita ao seu médico de confiança, ok?
Quem amamenta pode usar sutiã normal?
Poder, até pode, mas o ideal para lactantes é usar um sutiã próprio para a amamentação, porque esse tipo de produto não possui aquele aro rígido que pode machucar o seio, que fica maior pela presença do leite. Além disso, os sutiãs de amamentação podem ser abertos pela frente para facilitar o momento de alimentação do bebê — bom para a mãe e para o filho!
Ah, e se o assunto é amamentação, não podemos esquecer dos modelos incríveis de sutiãs absorventes da pantys, que substituem o uso da concha coletora, absorvendo os vazamentos de leite para evitar que suas blusas fiquem molhadas. Legal, né?
Quando está amamentando pode ficar sem sutiã?
Quem amamenta pode, sim, ficar sem sutiã, especialmente na hora de dormir. Mas, em alguns casos, acaba sendo mais confortável usar a peça. Isso porque o sutiã ajuda na sustentação dos seios, aliviando o peso deles, colaborando até mesmo para noites de sono mais tranquilas — vale o teste!
Quantos sutiãs de amamentação devo ter?
A gente recomenda que as lactantes tenham pelo menos três sutiãs de amamentação, para garantir as trocas e as lavagens necessárias. Mas você pode comprar alguns a mais para não precisar se preocupar tanto com a burocracia de limpeza e tempo de secagem das peças.
Qual o tamanho correto para o sutiã de amamentação?
Além de escolher o modelo certo de sutiã de amamentação, é importante que você o compre em um tamanho apropriado para evitar dores nas costas e nos seios. A peça deve ser bem ajustada ao corpo, sem ficar apertada nem larga demais, e o ideal é que o sutiã não caia e que você tenha espaço suficiente para conseguir colocar sua mão por dentro do tecido.
E aí, gostou de aprender mais sobre o sutiã de amamentação e seu tempo de uso? Então veja também nosso conteúdo sobre o banco de leite materno, uma alternativa se você estiver com excesso de leite durante o processo de desmame do seu bebê!
deixe um comentário