Acabo de urinar e continuo com vontade: causas e como aliviar
Urinar é algo natural do corpo humano. Mas, quando isso ocorre em excesso ou quando você acaba de urinar e ainda continua com vontade de fazer xixi, pode ser um indicativo de que algo está acontecendo — nem sempre é doença, ok? Pode ser só uma consequência normal de um estágio avançado da gravidez, por exemplo, então, não se desespere.
Para esclarecer melhor quais são as possíveis causas disso, fizemos este post e ainda incluímos dicas de como aliviar a urgência em urinar e explicamos quando você deve procurar ajuda médica. Vem ver!
Causas comuns para continuar com vontade de urinar
Confira a seguir uma lista com algumas das causas mais comuns para o sentimento de acabar de urinar e continuar com vontade. Lembrando que o diagnóstico real só pode ser feito por um profissional e que esta lista é mais para que você tenha uma noção prévia do que pode estar rolando aí no seu corpo.
1. Infecção do trato urinário (ITU)
Uma das possíveis causas para a sensação permanente de vontade de urinar mesmo após ter acabado de fazer xixi é a infecção do trato urinário (ITU). Esse problema pode acontecer devido a bactérias, uso de cateteres e alterações hormonais resultantes de períodos como a menopausa.
Além disso, algumas situações podem colaborar pra que as bactérias consigam entrar de uma forma mais fácil no seu corpo, como a atividade sexual e a sua própria anatomia.
Antes que você comece a se autodiagnosticar, culpando sua anatomia ou a última pessoa com quem você teve relações, é importante que você saiba que a ITU pode vir acompanhada de outros sintomas como: a sensação de ardência na hora de fazer xixi, urina com aspecto turvo e/ou com presença de sangue e cheiro forte.
2. Bexiga hiperativa
Outra possível explicação para a vontade de fazer xixi que não passa é a bexiga hiperativa. Essa condição é causada por fatores como idade — quanto maior a idade da pessoa, maior a chance de ter a bexiga hiperativa —, hiperatividade do músculo detrusor, responsável por contrair a bexiga durante a micção, hormônios, distúrbios do sistema nervoso e consumo excessivo de cafeína, álcool e bebidas gaseificadas.
A bexiga hiperativa também anda de mãos dadas com sintomas como urgência para urinar, necessidade de ter que ir fazer xixi várias vezes ao dia e algumas vezes à noite, fazendo com que a pessoa acorde, e a incontinência urinária.
3. Gravidez
Essa causa para a vontade de fazer xixi aumentada é bem famosa. Em geral, as pessoas associam, de maneira correta, a vontade de urinar frequente e que nem sempre passa após usar o banheiro com o fato de ter um bebê crescendo na barriga e, consequentemente, comprimindo a bexiga e outras partes do corpo da mãe.
Mas, precisamos te contar que mesmo no início da gestação, por volta de umas seis semanas, é possível que a gestante sinta uma vontade de urinar permanente e, não, a causa não é a compressão. O motivo disso acontecer são as alterações hormonais pelas quais o organismo está passando que resultam na sensação de que a bexiga tá cheia mesmo que, na verdade, esteja praticamente vazia.
Aqui, vale ressaltar que as idas ao banheiro não acompanham dor nem ardência, que podem indicar outras complicações, como a ITU, e devem te levar a procurar um médico caso estejam afetando você. Assim, você cuida tanto da sua saúde quanto da de seu bebê.
4. Uso de diuréticos
Os diuréticos são aqueles remédios que fazem os rins produzirem mais xixi numa tentativa de mandar embora o excesso de líquidos do corpo, o que pode acabar gerando a situação de você acabar de urinar e continuar com vontade, caso esteja tomando esse tipo de medicação. Eles costumam ser prescritos para tratar problemas como cirrose hepática, insuficiência renal e cardíaca e hipertensão.
Caso você esteja tomando remédios que possam ser a causa de sua vontade persistente de fazer xixi, vale a pena conversar com o profissional que os prescreveu pra que ele faça alterações no tratamento.
5. Estresse ou ansiedade
Outro fator que pode estar causando a vontade constante de urinar é o estresse e a ansiedade excessiva. Isso porque eles mexem com nosso sistema nervoso, alteram a liberação hormonal, afetam a forma como a gente sente as coisas e também podem gerar um aumento da quantidade de xixi produzida.
Se sua necessidade constante de urinar for causada por estresse e/ou ansiedade, você provavelmente apresentará também outros sintomas dessas condições, como insônia, musculatura rígida, dores de cabeça e batimentos acelerados.
Como aliviar a vontade constante de urinar?
Para saber como aliviar a sensação de necessidade de urinar após ter usado o banheiro, você vai ter que descobrir qual é a causa do problema primeiro e, para isso, você provavelmente vai ter que consultar um médico. Algumas coisas que podem ajudar e não precisam de receita médica são: evitar alimentos picantes ou ácidos e bebidas com álcool ou cafeína e praticar atividades que ajudem a aliviar o estresse e a ansiedade.
Vale lembrar que problemas como infecções urinárias costumam precisar de medicamentos antibióticos que só são vendidos no Brasil com receita. Então, se esse for o motivo de suas idas frequentes ao vaso, você vai ter que conversar com um especialista.
Quando procurar um médico por causa da vontade persistente de urinar?
É importante que você marque uma consulta com um especialista caso a vontade constante de urinar esteja atrapalhando sua rotina, seja na hora de fazer as atividades do dia a dia, seja fazendo com que você acorde durante a noite para ir fazer xixi.
Você também precisa procurar um médico se, além da vontade de urinar que não passa, seu corpo estiver apresentando outros sintomas, como dores, ardências, tonturas e urina de cor incomum ou com sangue.
Acabar de urinar e continuar com vontade pode ser uma consequência de infecção, bexiga hiperativa, gravidez, uso de diuréticos e estresse ou ansiedade. Para ter certeza e tratar corretamente, você deverá procurar um médico.
Gostou de aprender mais sobre esse tema? Então, fique por aqui e leia nosso post sobre corrimento líquido semelhante à água para continuar aprendendo conosco!
Referências
HILL, F. Marguerite. Urinary tract infections: diagnosis and treatment. Canadian Family Physician, v. 21, n. 12, p. 1042-1046, 1975. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC2274441/. Acesso em: 19 mar. 2025.
SCARNECIU, Ioan et al. Overactive bladder: a review and update. Experimental and Therapeutic Medicine, v. 22, n. 5, p. 1444, 2021. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC8549091/. Acesso em: 19 mar. 2025.
deixe um comentário