incontinência urinária: o que é e quais são suas causas? | Pantys

incontinência urinária: o que é e quais são suas causas?

Mais comum em mulheres, a incontinência urinária é um problema que coloca em jogo a qualidade de vida de qualquer pessoa. Há quem diga que ela é quase inevitável, ainda que em menor grau, na terceira idade. Mas não é bem por aí… Para entender melhor, nós da pantys preparamos um conteúdo completo sobre o assunto!

incontinência urinária: o que é?

Em primeiro lugar, o que é incontinência urinária? É uma complicação de saúde caracterizada pela perda involuntária de xixi. Sabe quando você está mega apertada, mas mesmo assim consegue segurar? Então, quem sofre com incontinência urinária não consegue controlar para correr até o banheiro, a vontade é repentina e o xixi flui sem o menor esforço.

E embora essa questão de saúde possa afetar os homens, a incontinência urinária feminina costuma ser mais comum. Além disso, as mulheres que têm idade avançada podem ser mais acometidas, mas isso não é uma regra, tá? Meninas jovens também manifestam o problema.

tipos e sintomas de incontinência urinária

  • Incontinência de esforço: o principal sintomas é a perda de xixi involuntária ao fazer atividades físicas ou apenas tossir e rir, por exemplo;
  • Incontinência de urgência: ela é um pouco mais grave que o tipo acima, fazendo com que a pessoa libere xixi em meio às atividades mais básicas do dia a dia,
  • Incontinência mista: o tipo que mistura os sintomas da incontinência urinária de esforço e de urgência.

como o quadro de incontinência urinária se desenvolve?

Agora que você já entendeu o que é, de fato, a liberação de xixi de forma involuntária, é importante saber o que causa a incontinência urinária. Para as mulheres, há uma série de fatores que podem desencadear o quadro.

  • Gravidez;
  • Obesidade;
  • Doenças que possam afetar a bexiga, como a cistite, que é uma infecção urinária;
  • Presença de tumores, sejam eles benignos ou malignos;
  • Problemas pulmonares que geram pressão abdominal;
  • Tosse crônica (mais comum em fumantes),
  • Bexigas hiperativas.

diagnóstico: muita vontade de fazer xixi é necessariamente incontinência urinária?

Caso você esteja tendo vontades repentinas e intensas de fazer xixi, é super importante procurar um médico, amiga! Isso não quer dizer necessariamente que você tenha urina solta, como é chamada popularmente a incontinência urinária.

No entanto, o seu corpo pode estar te dando alguns sinais de algo não vai bem por aí. Em muitos casos, os problemas ligados à bexiga e à uretra podem ter relação com algum tipo de infecção vaginal. Sendo assim, já sabe, né? Marque uma consulta com o seu ginecologista ;)

Por outro lado, não descarte, por conta própria, a possibilidade de um quadro de incontinência urinária. Nesse caso, o diagnóstico pode ser feito com o exame urodinâmico. E pode ficar tranquilinha, ele é pouco invasivo e registra as contrações vesicais e a perda de urina por esforço.

e tem como evitar incontinência urinária?

Tem sim, amiga! Como dito no início do texto, as mulheres que possuem idade mais avançada apresentam maiores chances de terem incontinência urinária. É claro que isso não é uma regra e você pode não ter nadinha no futuro. Mas vale apostar em alguns cuidados para evitar esse problema.

  • Evitar a obesidade;
  • Evitar o sedentarismo;
  • Controlar o ganho de peso durante a gravidez;
  • Fazer exercícios que fortaleçam a região pélvica,
  • Evitar hábitos que prejudicam os pulmões, como o ato de fumar,
  • Realizar consultas e exames de rotina com o seu ginecologista.

você mais amiga do seu corpo e da sua saúde

Por fim, tenha sempre em mente que o nosso corpo é nosso amigo e, geralmente, manda sinais quando tem algo de errado lá dentro. No entanto, mesmo quando tudo parece bem, é super importante continuar indo ao médico, tá?

Isso te ajuda a evitar que um problema de saúde se torne irreversível, ou mesmo a evitá-lo por completo. Então se cuida e continue contando conosco para trilhar o caminho do autoconhecimento e do autocuidado. Vamos juntinhas sempre? Então até a próxima <3


conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Grace Paula, CRM: 5995

instagram: @dragracemonteiro

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



cool. absorbing. obvious.