Sintomas da primeira menstruação: veja quais são

você conhece os sintomas da primeira menstruação?

Os sintomas da primeira menstruação apontam apenas uma das diversas mudanças que acontecem no nosso corpo durante a adolescência. Nesse período, é normal que você sinta ansiedade e um medinho. Porém, essa fase é algo natural e, por isso, não precisa causar tanta preocupação, certo?

Para te ajudar a viver esse período, nós da pantys preparamos um conteúdo com os principais sinais do primeiro sangramento e dicas básicas. Assim, é possível identificar quais os sintomas da primeira menstruação e não ser pega de surpresa. E aí, vamos aprender juntas? Afinal, ninguém precisa (e nem deve) passar por isso sozinha. <3

entenda os sintomas da primeira menstruação

A primeira menstruação — também chamada de menarca —, representa a passagem da infância para a adolescência e a vida reprodutiva. Vida reprodutiva? Sim, isso mesmo, é quando a mulher passa a ter condições fisiológicas para ter um bebê.

Por isso, todo mês, ocorre o sangramento. Acontece assim: mensalmente, o corpo da mulher produz o que chamamos de óvulos. Quando um óvulo é fecundado por um espermatozóide, a gravidez passa a se desenvolver. Por isso o termo “vida reprodutiva”, sacou?

Pois bem, a menstruação tem a ver com o endométrio, uma camada que fica na parte interna do útero. Assim, se o óvulo não for fecundado por um espermatozóide durante a relação sexual, ocorre a descamação do endométrio, que é "descartado" pelo nosso corpo já que não será utilizado para abrigar o bebê. É o que chamamos de menstruação. E agora que você já entendeu o processo, vamos aos sintomas?

crescimento das mamas

Um dos principais sinais da primeira menstruaçãoé o crescimento e a maior sensibilidade nas mamas. Além disso, esse fator também significa que você está entrando na puberdade, ou seja, que está virando adolescente!

Nesse caso, é normal que uma mama cresça um pouco mais rápido que a outra. Dessa maneira, durante os primeiros anos da adolescência, pode ser que a direita seja um pouco maior que a esquerda ou vice-versa e tudo bem, tá? Isso acontece com várias meninas!

corrimento

O corrimento também faz parte dos da menarca. Ele pode começar alguns meses antes da primeira menstruação e sua cor é branca ou amarelada. Na verdade, ele não é um "corrimento", mas sim uma secreção normal da vagina que se encontra mais lubrificada. Já nos dias que antecede o sangramento, pode ser que você apresente uma secreção mais notável, sabe?

Além disso, pode surgir também uma dorzinha no pé da barriga, a famosa cólica. Ela é uma das principais dores na primeira menstruação e, no início, é possível confundi-la com dor de barriga. Caso você sinta o incômodo, vale conversar com a sua mãe ou quem cuide de você. E não precisa ter vergonha, ta? Todas as mulheres mais velhas já passaram por isso. ;)

desenvolvimento dos pelos

O crescimento dos pelos também é um dos sintomas antes de virar mocinha. Eles começam a se desenvolver na região íntima e nas axilas e, a princípio, é fino e macio. Porém, com o passar do tempo, eles tendem a ficar mais grossos e a crescerem em maiores quantidades.

veja como lidar com a primeira menstruação

A menarca geralmente ocorre entre os 10 e os 15 anos e, ao ter os sintomas da primeira menstruação, principalmente o corrimento mais notável e a cólica, vale apostar no kit de Primeira Menstruação da Pantys para sentir-se mais segura e preparada.

Dessa maneira, além de iniciar a nova etapa sem descartáveis e zelando pelo meio ambiente, também é possível sentir-se mais segura e confortável logo nos primeiros ciclos. Assim, é possível amenizar os efeitos da menstruação que causam dor e mal-estar e ter mais qualidade de vida.

Entre outros itens, o kit conta com uma bolsa térmica, ideal para aliviar as cólicas menstruais. Além disso, as calcinhas absorventes da linha girls — também voltadas para os primeiros fluxos — são supervariadas e capazes de agradar a diferentes gostos.

Elas são super absorventes, impermeáveis, possuem secagem rápida e ajudam a eliminar as bactérias e os fungos causadores das infecções e do mau cheiro. A numeração vai do 10 ao 16 e dura uma média de 50 lavagens. Ah! O melhor é ter de três a quatro para iniciar a vida menstrual sem problemas e livre dos descartáveis, certo?

Viu? Passar pelos sintomas da primeira menstruação não precisa ser complicado. Converse com a sua mãe ou outras mulheres mais experientes. Durante esse período (recheado de descobertas), é importante procurar por informações e referências. E claro que você também pode contar com a Pantys. Vamos juntas?


conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra Mariana Camargo - CRM140441

instagram:@dra.marianacamargo

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



cool. absorbing. obvious.