Entenda corrimento amarelo-esverdeado e o que ele pode indicar
Você tem notado um corrimento vaginal de tom amarelo-esverdeado marcando suas roupas? As causas disso podem ser bem variadas, mas estamos aqui para te ajudar a entender melhor. Por isso, preparamos este conteúdo com as características, as possíveis causas e as formas de tratamento e prevenção do corrimento vaginal amarelo-esverdeado. Vem ver!
Características do corrimento amarelo-esverdeado
Esse tipo de corrimento tem um tom amarelo-esverdeado, mas você sabia que ele pode ter outras características também? Em geral, ele pode vir acompanhado por um odor forte e desagradável, além de apresentar diferentes aspectos de textura — como líquido, espesso, espumoso ou viscoso — a depender do motivo que o causou.
Causas mais comuns do corrimento amarelo-esverdeado
O corrimento amarelo-esverdeado é algo que pode ser bem desagradável e pode ser causado por diferentes fatores, sendo que alguns dos principais são:
1. Vaginose bacteriana
A vaginose bacteriana (VB) é uma complicação que causa um desequilíbrio na flora vaginal, o que promove o crescimento da quantidade de bactérias que causam doenças e desconfortos na região genital.
Isso acontece porque os microrganismos bons da nossa região íntima acabam ficando em menor número que os ruins e "perdem a briga" para manter o local livre de incômodos. Algumas das causas da vaginose bacteriana são:
-
Um novo parceiro sexual ou ter muitos parceiros diferentes: esse é um fator de risco, mas é só um dos casos que podem causar a doença, então, mesmo se você for virgem, é possível sofrer com a VB;
-
Uso frequente de duchas vaginais: sabemos que tem gente que gosta de se sentir ainda mais limpa, mas o excesso de lavagens pode acabar removendo os microrganismos bons e permitindo que os ruins se desenvolvam mais facilmente;
-
Diabete descontrolada: se você tem diabetes e ela está descontrolada, pode ser isso que tá causando o corrimento, devido a uma alta de glicose na secreção vaginal, deixando as bactérias prejudiciais mais propensas a se desenvolver.
2. Gonorreia
Outra possível causa para explicar o corrimento amarelo-esverdeado é a gonorreia, uma das principais infecções sexualmente transmissíveis (IST).
Ela, geralmente, também traz outros sintomas, como dores abdominais, aumento na vontade de urinar, ardência na hora de fazer xixi, dores de garganta e até menstruação com pus — esse é mais difícil de confundir com outras doenças, mas ele nem sempre aparece em casos de gonorreia.
Lembrando que, se a causa do seu corrimento for a gonorreia e você não tratar, ela pode acabar evoluindo para a doença pélvica inflamatória — explicaremos mais sobre ela no próximo tópico.
3. Doença pélvica inflamatória
A doença pélvica inflamatória (DPI) é um pouco mais séria e costuma aparecer quando a pessoa tem sinais de infecções, por exemplo, gonorreia e clamídia, e não procura ajuda médica.
Com isso, a infecção pode se espalhar, atingindo outros órgãos além da vagina e do colo do útero. Os possíveis sintomas que acompanham o corrimento amarelo-esverdeado em casos de DPI são dor abdominal, abscesso pélvico, febre e dores durante as relações sexuais ou na hora de fazer xixi.
4. Clamídia
A clamídia é outra infecção transmitida pelas relações sexuais. Ela é causada por uma bactéria e, além do corrimento amarelo-esverdeado, pode fazer com que a pessoa tenha sintomas como sangramentos que ocorrem entre os períodos menstruais ou após a relação sexual, dor ao fazer xixi e aumento da vontade de urinar.
5. Tricomoníase
Diferentemente das outras ISTs que podem causar o chato corrimento, a tricomoníase é causada por um parasita — na prática, o que vai mudar é mais a forma de tratamento. Os sintomas dela incluem aspecto espumoso no corrimento, coceira, vermelhidão ou irritação na região vaginal, dor ou ardência acompanhando a urina e a relação sexual, além de dor na região pélvica.
Quando procurar um médico por causa do corrimento amarelo-esverdeado?
Tratamentos para o corrimento amarelo-esverdeado: o que esperar?
No geral, os tratamentos para acabar com o corrimento amarelo-esverdeado envolvem o uso de medicação que só pode ser prescrita por médicos. Mas, mantenha a calma, porque tem solução para isso!
Como prevenir o corrimento amarelo-esverdeado?
O corrimento amarelo-esverdeado é desagradável e pode sinalizar alguma infecção ou doença, por isso, para evitá-lo, você precisa prevenir as doenças que o causam. Algumas formas de fazer isso são:
-
Usar camisinha na hora do sexo;
-
Evitar as duchas vaginais;
-
Adotar um estilo de vida saudável;
-
Fazer consultas ginecológicas periódicas;
-
Limpar a região genital regularmente usando água morna e um sabonete suave adequado para essa parte do corpo.
O corrimento amarelo-esverdeado geralmente é causado por alguma outra complicação. Por isso, se você estiver com esse problema, procure seu/sua ginecologista.
Gostou de aprender mais sobre esse tema? Fique mais um pouco com a gente e confira nosso post sobre as causas do corrimento branco!
Referências
O'CONNEL, Catherine M.; FERRONE, Morgan E. Chlamydia trachomatis Genital Infections. Microbial Cell, v. 3, n. 9, p. 390-403, 2016. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC5354567/. Acesso em: 03 abr. 2025.
VAN GERWEN, Olivia T.; OPSTEEN, Skye A.; GRAVES, Keonte J.; MUZNY, Christina A. Trichomoniasis. Infect Dis Clin North Am, [S.l.], v. 37, n. 4, p. 645-668, 2023. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC10713349/. Acesso em: 03 abr. 2025.
deixe um comentário