O que é TDPM? Transtorno Disfórico Pré-Menstrual
Por: Dra. Juliana Sperandio. Ginecologista, feminista, amante de uma boa conversa, apaixonada pela vida e por como o nosso estilo de vida pode influenciar a saúde e permitir a conexão corpo-mente.
Setembro é amarelo, e relembramos a necessidade de darmos a devida importância à saúde mental e à conscientização de doenças psiquiátricas. Vamos juntas entender as principais diferenças entre TPM (Tensão Pré-Menstrual) e a TDPM (Transtorno Disfórico Pré-Menstural).
O que é a TPM?
Quem nunca sentiu vontade de comer mais doce perto da menstruação? Ou que ficou mais irritada nestes dias?
A TPM (tensão pré menstrual) é uma síndrome que que ocorre na segunda fase do ciclo menstrual da mulher, e o surgimento dos seus sintomas está relacionado a aspectos hormonais e sócio-ambientais. Por exemplo, em fases de maior estresse, percebemos a piora dos mesmos.
As principais alterações podem surgir desde a ovulação até a menstruação, sendo elas:
-
Maior Cansaço
-
Irritabilidade, sintomas depressivos e labilidade emocional
-
Alteração de apetite (aquela famosa vontade incontrolável por doces)
-
Inchaço
-
Acne e maior oleosidade na pele
Mas por que algumas mulheres sentem estas alterações e outras não?
Serotonina é a palavra da vez. É uma molécula liberada entre os neurônios cerebrais, e participa de algumas funções como regulação:
- do apetite
- do humor
- da percepção de dor.
Após a ovulação, é liberado um hormônio chamado progesterona, que está relacionado com o surgimento dos sintomas de TPM. A progesterona diminui a disponibilidade de serotonina circulante. É esta falta de serotonina que parece mais impactar no surgimento dos sintomas específicos mais evidentes nesta fase.
O que podemos fazer no dia a dia para re-equilibrar a serotonina do corpo?
-
Yôga: trabalhos mostrando aumento de serotonina após práticas consistentes, redução de dor lombar baixa
-
Exercícios físicos moderados, especialmente aeróbicos que aumentam a serotonina
-
Alimentação: queijo, frango, peru, ovos e salmão; banana, abacate e abacaxi; castanhas, cacau, algas marinhas, vegetais verde escuros
- Suplementação guiada por profissional capacitado: equilibrar vitamina D, ômega 3 e triptofano (precursor da serotonina)
- Reduzir álcool
- Medicamentos: fitoterapia ( vitex agnus) e medicações específicas, como inibidores de recaptação de serotonina ou tratamento hormonal com anticoncepcionais
Quando perceber se a TPM está se tornando uma doença? Quais os sinais que o corpo dá?
É importante aprendermos a identificar estes sintomas e principalmente entendermos quando devemos buscar ajuda especializada.
O transtorno disfórico pré menstrual (TDPM) é uma doença, em que a mulher pode apresentar sintomas de TPM de uma maneira muito intensa, a ponto de impactar de maneira significativa o seu dia a dia, relacionamentos e trabalho.
Setembro é amarelo, e relembramos a necessidade de darmos a devida importância à saúde mental e à conscientização de doenças psiquiátricas que podem levar ao suicídio.
O Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM) possui tratamento?
A TDPM possui tratamento, que envolve uma união entre ginecologista, psicólogos e psiquiatras, e identificar estes sintomas é fundamental para melhorar o bem estar e qualidade de vida das mulheres que possuem a doença.
Falar sobre menstruação e Saúde Mental ainda são temas tabus.
Seguimos juntas construindo espaços seguros de fala, trocas e compartilhamento de experiências. É assim que a gente se acolhe, e que conseguimos pensar de maneira consciente em como cuidar melhor da nossa saúde, das pessoas ao nosso redor, e do ambiente em que vivemos.
deixe um comentário