maquiagem natural: vamos pensar sobre nossos hábitos?

maquiagem natural: vamos pensar sobre isso?

Oi, tudo bem? Aqui é a Nina Marcucci, colunista convidada do blog da pantys e coordenadora de conteúdo do Movimento Menos 1 Lixo e hoje estou aqui pra um papo bem sério sobre a maquiagem natural.

A maquiagem é um ritual muito presente na nossa cultura. Desde o Egito Antigo que pintar o rosto é uma tradição entre homens e mulheres. O primeiro registro de make foi em kohl, uma mistura de mineral malaquita, carvão e cinzas. Pintar os olhos de kohl era sinônimo de proteção pros egípcios, que acreditavam que os olhos eram o espelho da alma. Com a Primeira Guerra Mundial, a maquiagem passou a ser “coisa de mulher” e o público feminino dominou o mercado, em uma pegada de embelezar, cobrindo as imperfeições.

O papel da maquiagem na rotina feminina

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. E você já parou pra pensar no papel da maquiagem na vida das mulheres? Ela é vista como uma ferramenta de beleza, que esconde rugas, traços e manchas. Não faltam blogueiras e celebridades que oferecem seu tempo para tutoriais de makes e nós estamos imersas em uma sociedade que prioriza mulheres pintadas.

Mas e aí? Qual o problema? Bom, se a maquiagem faz parte da sua rotina porque você quer e gosta… nenhum. Mas você sabe quais são os impactos da maquiagem pro meio ambiente e pra nossa saúde?

As makes são tóxicas?

Na época dos egípcios, a maquiagem era feita à base de produtos naturais como azeite de oliva, beterraba e amora. Mas hoje? Hoje a make é composta por muitos ingredientes sintéticos. Afinal, para garantir uma produção em larga escala, eles são mais acessíveis para indústria. Como, por exemplo, o BHT e BHA que são antioxidantes. O problema é que a maioria desses componentes têm consequências a médio e longo prazo bastante perigosas. O BHT e BHA são cancerígenos e disruptores hormonais.

Quando falamos nos batons, o problema é ainda mais sério. Segundo uma pesquisa doEnvironmental Health Perspective, uma pessoa aplica um batom 20 vezes ao dia, o que significa que ela ingere uma média de 24 miligramas do produto. Por ano, são dois batons inteirinhos. E se alguns batons têm substâncias tóxicas… bom, estamos ingerindo veneno, né? Um componente comumente presente nos batons é o chumbo, um metal pesado que tá associado à depressão, hiperatividade, desregulação do ciclo menstrual, parkinson, redução das capacidades cognitivas e por aí vai.

AFe Cortez fez um vídeo mais completo sobre as substâncias das maquiagens que são tóxicas pra nossa saúde,dá um play aqui. Fato é que nós precisamos nos informar sobre o que estamos colocando na pele, um órgão super importante e que protege todo o nosso corpo. E hoje não faltam marcas maravilhosas que cuidam da nossa beleza de forma natural. Por que você vai colocar na boca um batom que te intoxica? E, claro, toda essa maquiagem vai ser descartada. Se ela faz mal pra nossa saúde, que dirá pra natureza, certo? Então… vamos ficar bonitas às custas do que? Faz sentido isso pra você?

Ah! E lembra de aplicar esse cuidado natural também na hora de retirar a maquiagem, viu? Um disco de crochê e um pouco de óleo de coco resolvem um rosto limpo, sem make e de forma natural e saudável.

Bora repensar o que é beleza pra gente? A dica é investir nas marcas naturais - e brasileiras! - que cuidam disso pra gente e, claro, ressignificar e repensar a maquiagem como ferramenta de embelezamento. Você é linda! Acredita :)

Menos 1 Lixoé um movimento focado em empoderar o indivíduo capaz de transformar o mundo através dos pequenos gestos



últimos posts

por que deixar de fazer networking pode ser um erro fatal na sua carreira? | pantys
por que deixar de fazer networking pode ser um erro fatal na sua carreira?

a experiência de fazer networking para homens e mulheres é completamente diferente. por quê? vem saber tudinho aqui, vem!

ler mais >
amiga, você sabe a importância da visibilidade trans? | pantys
amiga, você sabe a importância da visibilidade trans?

o Dia da Visibilidade Trans foi criado para aumentar o nível de conscientização sobre travestis, transgêneros e transexuais, que representam a letra T na sigla LGBTQIA+. A data é extremamente necessária, já que o preconceito, a crueldade e a violência seguem crescendo contra esses grupos.
ler mais >
os mitos que te contaram sobre mudar de carreira | pantys
os mitos que te contaram sobre mudar de carreira

no Mulheres no Comando, observo a mesma tendência: além de muitas mulheres desempregadas, vejo cada vez mais mulheres tentando fazer transições de carreira. vem descobrir os 4 maiores mitos que precisam ser derrubados sobre o assunto.
ler mais >

cool. absorbing. obvious.