Manchas avermelhadas na pele antes da menstruação? Entenda!

pele avermelhada durante a menstruação? entenda o motivo com a Pantys

Já aconteceu com você de notar manchas vermelhas na pele em meio ao ciclo menstrual? Essa situação é recorrente e, por isso, será o assunto da nossa conversa de hoje. A pele avermelhada durante a menstruação deve ser analisada com cautela, uma vez que pode ser normal devido às oscilações de hormônios ou um pedido de ajuda do seu organismo.

Sabemos que o sangramento menstrual pode provocar diversas alterações hormonais e tudo isso reflete em nossa pele, ocasionando desde o surgimento de espinhas, ressecamento, até algumas manchinhas vermelhas. Quando falamos especificamente da pele avermelhada, especialistas a denominam como Dermatite Autoimune à Progesterona.

Trata-se de uma condição rara onde a mulher desenvolve desordens cutâneas em uma das quatro fases do ciclo menstrual – mais especificamente na fase lútea – em função de reações aos níveis de progesterona endógena nesse período. Já passou por isso ou tem amigas que comentam sobre? Então, continue a leitura com a gente e fique por dentro, lindeza!

pele e ciclo menstrual: qual é a ligação com as manchas vermelhas?

Antes de falar sobre como o ciclo menstrual pode influenciar na condição da pele, vamos entender como tudo acontece dentro de nós durante tantas mudanças ao longo das semanas? Durante o ciclo menstrual os graus de progesterona e estrogênio variam. Na hora da menstruação, eles sobem aos poucos, marcando um pico, e depois voltam a cair.

Após os primeiros 14 dias do ciclo, a progesterona cai e chega ao nível mais baixo desse período, tendo o pico mais alto por volta de 7 dias antes do sangramento. Esse acontecimento é seguido por uma queda drástica e súbita antes da chegada da menstruação. Portanto, o que sentimos são dois picos opostos de cada hormônio acontecendo simultaneamente.

Mensalmente essas alterações se encontram e, em função da presença de receptores hormonais na pele, a nossa maravilhosa pele pode ser afetada em questões que vão desde viço e elasticidade, até umidade da face. Inclusive, a Pantys já publicou um post que propõe um verdadeiro mergulho dentro desse tema e responde dúvidas frequentes sobre o ciclo menstrual. Vale a pena conferir!

Como fica a pele durante a menstruação?

De modo geral, somos condicionadas a acreditar que existe um "padrão" da pele. Mas se pararmos para refletir, ele basicamente não existe – ou não deveria existir. Não é possível contar com uma constância quando estamos envelhecendo e sofrendo interferência de fatores externos o tempo todo.

É normal notar sua pele mais oleosa alguns dias antes e durante a menstruação. Da mesma forma, é comum o surgimento de espinhas nesse período. Assim, nada de ficar encanada com um determinado modelo estético que dizem por ai que devemos nos enquadrar, combinado? Somos únicas e singulares do nosso jeitinho! <3

dermatite autoimune: conheça um pouquinho mais sobre a complicação

No caso da Dermatite Autoimune à Progesterona, as manifestações dessas manchas costumam acontecer entre três e dez dias antes da menstruação, e parar um ou dois dias após o seu fim. Quanto à sua intensidade, elas podem tanto passar despercebidas quanto causar sintomas muito similares às reações alérgicas, em que ocorre o inchaço.

Inflamações na pele, irritações e vergões cutâneos também caracterizam esse quadro. Fique atenta: eles costumam aparecer na segunda parte do ciclo menstrual – após 15 dias desde o seu início – e desaparecer logo após o fim do sangramento. Além disso, o consumo de anticoncepcionais orais ou progesterona exógena podem intensificar esses sinais.

Como é o tratamento da dermatite autoimune?

A causa provável da Dermatite Autoimune ainda não é muito clara, mas ao que tudo indica, diz respeito a uma resposta imune incomum desencadeada graças à progesterona. Quando falamos nas formas de tratamento, as alternativas existentes visam conter a produção de progesterona endógena.

Conforme a intensidade dos sintomas, as formas de tratamento podem envolver terapia com hormônios, aplicação de medicamentos na pele, medicação com alta ação anti-inflamatória e antifibrótica, e em casos mais graves, até a retirada dos ovários.

Mas, vale lembrar que só um médico especialista é capaz de avaliar seus sintomas e te dizer possíveis tratamentos, ok? Nada de tentar coisas em casa e colocar sua saúde em risco <3

Como lidar com o surgimento de acne no período menstrual?

Ai... espinhas... bem comum né, amiga? Em porcentagens, cerca de 50 a 70% das pessoas que menstruam vivenciam o aumento das espinhas entre o 5º ao 7º dias antes da menstruação. Essa mudança também tem relação com os hormônios que causam variação e aumento da produção de sebo no período menstrual.

Quando metabolizada, a progesterona produz andrógenos, que estimulam os receptores nas glândulas sebáceas produzindo sebo e mudando suas características. O que leva a produção de cravos e espinhas.

Todas essas mudanças hormonais em nosso corpo podem causar o aumento de cravos e espinhas. É normal e existem meios fáceis que podem te ajudar a reduzir um pouco estes efeitos naturais. Em nosso blog temos um post só sobre espinhas na menstruação e algumas dicas maravilhosas, vem conferir!

Quantos dias antes da menstruação as espinhas aparecem?

As espinhas causadas pelas alterações hormonais que envolvem a menstruação costumam aparecer a partir de 10 dias antes da menstruação, e podem permanecer até quatro ou oito dias após sua chegada.

Agora que você sabe um pouco mais sobre alguns efeitos do ciclo menstrual em nossa pele, te convidamos para afinar o olhar e ficar observando de pertinho todas as mudanças do seu corpo. Esse exercício traz autoconhecimento e pode trazer uma relação mais afetiva do que crítica às mudanças naturais.

Ah, se observar que os sintomas são fortes, procure um médico, está bem? Nosso intuito é esclarecer suas dúvidas e fazer com que elas possam servir de reflexão para buscar ajuda! <3

Aproveite para ler o nosso post sobre os cuidados com a pele durante a menstruação e fique por dentro dos cuidados especiais que essa fase merece! Por hoje ficamos por aqui, mas continue acompanhando a Pantys de pertinho, porque a gente ama espalhar conhecimento e soluções para sua rotina menstrual <3


deixe um comentário

os comentários serão aprovados antes de serem exibidos, ok?


últimos posts

a mudança é coletiva
a mudança é coletiva

o que vem na sua mente quando você pensa em CLIMA? A crise climática tem um impacto global, mas já pode ser sentida a nível local! Precisamos nos engajar na luta socioambiental e fazer algo para mudar essa realidade.

ler mais >
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino? | pantys
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino?

Hoje vamos embarcar juntas no mundo dos negócios e mostrar que mesmo diante de tantas injustiças as mulheres continuaram na batalha e garantiram muitas conquistas e direitos. Ficou curiosa? Então, vem com Pantys! <3

ler mais >
como conquistar a independência financeira feminina? | pantys
como conquistar a independência financeira feminina?

Você já sonhou ou sonha em conquistar a sua independência financeira? Isso mexe com crenças e valores sobre dinheiro, trabalho, prosperidade, e por isso é muito importante discuti-lo. Vem com a gente! <3
ler mais >

cool. absorbing. obvious.

estamos adicionando
pantys na sacola...