Libido baixa: conheça as principais causas e o que fazer | Pantys

libido baixa: precisamos nos preocupar?

calcinha-absorvente-pantys-libido-baixa

Somos cíclicas. Isso significa que, ao longo do mês, nossos níveis hormonais passam por diversas variações durante o ciclo menstrual e isso tem consequências no dia a dia. Durante a ovulação, nossos sentidos ficam aguçados e estamos mais propensas às relações sexuais. Em outros dias, a libido baixa nos faz ver a cama como mero local para uma boa noite de sono.

Em 2019, o termo “o que é libido” foi o mais pesquisado no Google. Para não restar dúvidas, vamos esclarecer já no começo do texto: libido é o desejo sexual. Na linguagem comum, podemos entendê-la como a “vontade” de fazer sexo.

Quando falamos sobre libido feminina, diversos fatores influenciam para que ela esteja alta ou baixa. Se você quer entender mais sobre o assunto, confira o conteúdo que nós preparamos <3

libido normal existe?

Antes de falarmos sobre os fatores que influenciam a libido, precisamos esclarecer uma coisa: não existe um nível normal de libido. Normal é um termo relativo: cada pessoa é única e tem suas preferências. Algumas têm relações sexuais com mais frequência, outras, com menos, e tá tudo bem. Isso não é algo que conseguimos comparar com as amigas.

Por isso, a única pessoa que pode saber se sua libido está baixa ou não é você, considerando seu padrão de desejo sexual. Assim, você consegue identificar se está acontecendo algo diferente que merece atenção ;)

E, amiga, vamos ser sinceras aqui? A gente nem sempre está com vontade de fazer sexo, e isso não significa que há algo de errado com a gente.

6 fatores que influenciam a libido

O que causa a falta de libido? Bom, diversos fatores podem influenciar no aumento ou na diminuição dela. Às vezes, é algo super normal e fácil de identificar. Mas, em alguns casos, a libido baixa pode ser sintoma de algo mais sério. Confira alguns fatores:

ovulação

Amiga, você já reparou que nossa libido aumenta durante a ovulação? Essa é uma forma do nosso corpo nos incentivar a ter relações durante o período fértil — todo inteligente, né? Entretanto, se nesse período estamos mais animadinhas, em outras etapas do ciclo, a vontade pode, simplesmente, não existir. Por isso, é importante se conhecer ;)

hormônios desregulados

Os hormônios são os grandes responsáveis pela libido. Então, quando eles estão desregulados, o desejo sexual é impactado. Existem diversos fatores que podem ocasionar esse quadro, como tireoide desregulada, menopausa e medicamentos.

medicamentos

Alguns medicamentos, como os antidepressivos, afetam os hormônios. Além de diminuir o desejo sexual, alguns remédios podem alterar a capacidade de atingir o orgasmo.

anticoncepcionais

Os anticoncepcionais hormonais, como as pílulas, os anéis e os adesivos, são amplamente utilizados. O principal objetivo desses métodos é evitar a ovulação e, como consequência, o corpo não experimenta os picos hormonais que são responsáveis pela libido alta. Portanto, esse tipo de anticoncepcional pode, sim, gerar baixa libido.

questões pessoais

Nosso corpinho sabe quando não estamos bem. Por isso, quando grandes mudanças e eventos acontecem, o nível de desejo sexual pode ser alterado. Veja alguns exemplos: perder o emprego, apresentar um quadro depressivo ou ter um amigo ou familiar doente.

distúrbio de desejo sexual hipoativo

Outra razão para a libido baixa é o distúrbio de desejo sexual hipoativo, que se caracteriza pelo desejo praticamente inexistente. Nesses casos, a pessoa costumava ter desejo sexual e, de uma hora para a outra, passou a não ter mais. Por isso, muitos se comparam a um interruptor de luz, que funciona nos dois extremos.

o que fazer quando a libido está baixa?

Se a situação está te incomodando há algum tempo, vale a pena marcar uma consulta com sua ginecologista para investigar a questão. Assim, será possível encontrar a causa da sua libido baixa.

Como explicamos anteriormente, muitos fatores podem influenciar nisso. Em alguns casos, é possível trocar o método anticoncepcional ou os medicamentos, por exemplo. Às vezes, a solução de como aumentar a libido é mais simples do que imaginamos ;)

dicas práticas para aumentar a libido

A gente ama quando é possível melhorar a qualidade de vida de forma natural. Por isso, separamos algumas dicas práticas de como aumentar a libido feminina. Dá uma olhada:

  • mantenha uma alimentação saudável;
  • faça exercícios regularmente;
  • acrescente alimentos afrodisíacos em sua rotina: figo, banana, cacau em pó, açaí e chocolate;
  • use as ervas ao seu favor: Tribulus terrestris, maca peruana, ginseng siberiano e ginkgo biloba;
  • experimente novidades na relação íntima,
  • separe um tempo para relaxar e desestressar.

autoconhecimento e prazer tem tudo a ver

Cada corpo é um corpo. E só conseguimos notar que algo está diferente por causa do autoconhecimento. Por isso é tão importante estarmos atentas aos sinais do nosso corpinho. Seguimos juntinhas nesse caminho, cada dia descobrindo mais sobre nós mesmas e sobre a beleza de sermos cíclicas <3



últimos posts

síndrome de impostora: nós realmente temos ou nos fizeram acreditar nisso? | pantys
síndrome de impostora: nós realmente temos ou nos fizeram acreditar nisso?

até mesmo a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, falou abertamente sobre já ter vivido com essa síndrome por anos, duvidando de suas conquistas. ok, mas o que é essa síndrome? vamos descobrir juntas!

ler mais >
relacionamento inter-racial: amor, racismo e história | pantys
relacionamento inter-racial: amor, racismo e história

história do Brasil, racismo, colorismo, relações de poder, amor e inseguranças permeiam esse debate. afinal, precisamos lembrar que gosto é construído social e historicamente. então, amiga, vem com a gente, que o papo de hoje tá supercompleto e recheado de reflexões.
ler mais >
por que deixar de fazer networking pode ser um erro fatal na sua carreira? | pantys
por que deixar de fazer networking pode ser um erro fatal na sua carreira?

a experiência de fazer networking para homens e mulheres é completamente diferente. por quê? vem saber tudinho aqui, vem!

ler mais >

cool. absorbing. obvious.