filmes para amar
Hoje viemos fazer indicações que não só nos deixam orgulhosas, mas mais fortes e conscientes da potência feminina. Vamos indicar três filmes que estão correndo o mundo e que trazem uma perspectiva tão importante de ser mostrada: a do olhar e da história de mulheres.
Celebrar, conhecer e apoiar esses trabalhos é uma forma de fortalecer um movimento que traz ainda mais evolução para o mundo. Vamos honrar essas produções e mergulhar nesses universos juntinhas?
- Adoráveis Mulheres - Greta Gerwig.
Baseado no romance feminista de sucesso dos anos 1960, de Louisa May Alcott, o filme se mostra super atual e concorre ao Oscar 2020 em seis categorias. A obra retrata duas irmãs deixando para trás a adolescência e entrando na vida adulta em plena Guerra Civil dos Estados Unidos. Completamente abandonadas, as personagens femininas se aliam como verdadeiras irmãs, construindo uma rede de apoio e força baseada no amor dessa amizade que as fazem sentir capazes de enfrentar tudo. Gostamos de como o filme nos lembra a importância da sororidade, de vermos que somos todas irmãs e que juntas somos mais fortes e vamos mais longe, sempre.
- A vida invisível - Karim Aïnouz.
Também baseado em um livro, chamado A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, da escritora pernambucana Martha Batalha, a obra cinematográfica foi premiada como melhor filme estrangeiro, no Festival de Cannes e no Festival de Munique. Na nossa opinião, traz como tema principal, o poder e a resistência através do afeto. O diretor cearense Karim Aïnouz retrata um drama familiar que tem como protagonistas duas irmãs em uma trajetória amorosa de frustração e luta. Uma mensagem importante que vemos na obra é sobre as tradições afetando o florescer feminino, que resiste e enfrenta, em meio a dor, em busca de liberdade.
- Democracia em vertigem - Petra Costa.
Petra Costa leva o Brasil ao tapete vermelho para concorrer por melhor documentário no Oscar 2020. Em resumo, a história do filme conta sobre a ascensão e queda de um partido político e a polarização que se intensifica no Brasil a partir disso. O documentário retrata o impeachment da ex-presidente Dilma, trazendo não apenas um panorama mas também a repercussão sobre as narrativas, nos arrastando para dentro da vida pública e principalmente jogando luz sobre o impacto da divisão dos três poderes no Brasil a partir da perspectiva da diretora. Com cenas de comoção de diversos personagens da vida real, Petra registra e conta a história política recente do Brasil enquanto ela acontece.
Ah, e uma questão que achamos importante ressaltar, não consideramos que apenas filmes premiados merecem nossa atenção não, tá? Mas já que esses ganharam tanto reconhecimento, é necessário exaltar essa conquista, principalmente porque os prêmios ajudam que essas obras cheguem em mais pessoas.
Pega a pipoca e vamos mergulhar nessas obras de arte que têm sabor de evolução e futuro. Você tem indicações de filmes dirigidos ou protagonizados por mulheres para compartilhar? Deixa aqui nos comentários que nós vamos amar.
deixe um comentário