filmes para amar

filmes para amar

Hoje viemos fazer indicações que não só nos deixam orgulhosas, mas mais fortes e conscientes da potência feminina. Vamos indicar três filmes que estão correndo o mundo e que trazem uma perspectiva tão importante de ser mostrada: a do olhar e da história de mulheres.

Celebrar, conhecer e apoiar esses trabalhos é uma forma de fortalecer um movimento que traz ainda mais evolução para o mundo. Vamos honrar essas produções e mergulhar nesses universos juntinhas?

  • Adoráveis Mulheres - Greta Gerwig.  

Baseado no romance feminista de sucesso dos anos 1960, de Louisa May Alcott, o filme se mostra super atual e concorre ao Oscar 2020 em seis categorias. A obra retrata duas irmãs deixando para trás a adolescência e entrando na vida adulta em plena Guerra Civil dos Estados Unidos. Completamente abandonadas, as personagens femininas se aliam como verdadeiras irmãs, construindo uma rede de apoio e força baseada no amor dessa amizade que as fazem sentir capazes de enfrentar tudo. Gostamos de como o filme nos lembra a importância da sororidade, de vermos que somos todas irmãs e que juntas somos mais fortes e vamos mais longe, sempre.

  • A vida invisível -Karim Aïnouz.

Também baseado em um livro, chamado A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, da escritora pernambucana Martha Batalha, a obra cinematográfica foi premiada como melhor filme estrangeiro, no Festival de Cannes e no Festival de Munique. Na nossa opinião, traz como tema principal, o poder e a resistência através do afeto. O diretor cearense Karim Aïnouz retrata um drama familiar que tem como protagonistas duas irmãs em uma trajetória amorosa de frustração e luta. Uma mensagem importante que vemos na obra é sobre as tradições afetando o florescer feminino, que resiste e enfrenta, em meio a dor, em busca de liberdade.

  • Democracia em vertigem - Petra Costa.

Petra Costa leva o Brasil ao tapete vermelho para concorrer por melhor documentário no Oscar 2020. Em resumo, a história do filme conta sobre a ascensão e queda de um partido político e a polarização que se intensifica no Brasil a partir disso. O documentário retrata o impeachment da ex-presidente Dilma, trazendo não apenas um panorama mas também a repercussão sobre as narrativas, nos arrastando para dentro da vida pública e principalmente jogando luz sobre o impacto da divisão dos três poderes no Brasil a partir da perspectiva da diretora. Com cenas de comoção de diversos personagens da vida real, Petra registra e conta a história política recente do Brasil enquanto ela acontece.

Ah, e uma questão que achamos importante ressaltar, não consideramos que apenas filmes premiados merecem nossa atenção não, tá? Mas já que esses ganharam tanto reconhecimento, é necessário exaltar essa conquista, principalmente porque os prêmios ajudam que essas obras cheguem em mais pessoas.

Pega a pipoca e vamos mergulhar nessas obras de arte que têm sabor de evolução e futuro. Você tem indicações de filmes dirigidos ou protagonizados por mulheres para compartilhar? Deixa aqui nos comentários que nós vamos amar.



últimos posts

pintar as unhas: vamos refletir sobre este hábito?

voltamos à pergunta de um milhão de reais: e por que você pinta as unhas? Precisamos bater um papo sobre autorresponsabilidade. Bora ressignificar?

ler mais >
primavera combina com nutrir a alma: listamos os alimentos sazonais da estação mais colorida do ano pra você

a natureza é perfeita. a cada estação, ela oferece alimentos sazonais que brotam do solo para nutrir nossos corpos com vitaminas e sais minerais ideais para determinada temporada climática.

ler mais >
lemos e indicamos: o livro Narrativas Negras, com biografias ilustradas sobre mulheres pretas brasileiras

trazer à população brasileira histórias de mulheres que participaram ativamente da construção política, educacional, social e cultural do país. essa é a missão do livro Narrativas Negras, vem conhecer, amiga!

ler mais >

cool. absorbing. obvious.