Como usar absorvente interno: um guia prático da Pantys

como usar absorvente interno: um guia prático da Pantys

Difícil explicar para alguém que não menstrua a sensação de alívio que sentimos quando encontramos a solução que se encaixa perfeitamente no nosso corpo para nos deixar sequinhas e confortáveis durante a menstruação. Na diversidade de opções de produtos femininos que existe por aí, o absorvente interno é uma das maneiras mais higiênicas de controlar o sangramento!

Além de aproveitar a solução que ele oferece quando desejamos usar roupas mais justas ou peças da moda praia, é importante aprender como usar o absorvente interno para garantir a sua eficiência máxima! Ao colocá-lo da maneira correta, você se sentirá mais segura e evitará o desenvolvimento de infecções perigosas à saúde.

Quer saber tudo sobre o uso dos absorventes internos? Vem com o blog da Pantys que hoje explicaremos tudinho sobre o tema! Continue rolando a página e bora desvendar esse produto que é uma grande ajuda para quem está passando por aqueles dias!

quem pode usar absorvente interno?

Toda pessoa saudável que menstrua pode usar absorvente interno tranquilamente durante os dias em que o sangue desce! Sua contraindicação está para dois casos:

  • Se apresentar algum tipo de infecção vaginal, uma vez que o OB pode prejudicar a recuperação da região íntima feminina;
  • Nos primeiros 60 dias do pós parto, considerando que é importante acompanhar as características do sangramento para ter certeza de que o organismo está funcionando corretamente depois que a mãe deu à luz.

Mas aí, vem a dúvida: e quem é virgem? Pode usar o absorvente interno também? Fiquem tranquilas, meninas, o absorvente interno está liberadíssimo para vocês! E se quiserem entender melhor sobre esse assunto em específico, vale a pena conferir o papo que já tivemos por aqui sobre a relação entre virgindade e absorvente interno. Interessadas, cliquem aqui! ;)

Agora que já sabemos quem pode usar o absorvente interno, é interessante compreender qual tipo escolher na hora da compra, não é mesmo? Para poupar seu tempo em frente às prateleiras da farmácia, procure o modelo adequado para o tipo de fluxo menstrual que você geralmente tem.

Ou seja, se os primeiros dias da menstruação são marcados por um fluxo intenso, o seu absorvente interno precisa ser maior para dar conta do sangramento. Já nos dias em que o fluxo for menor, dê preferência aos tipos mais finos, feitos para uma necessidade baixa de absorção. O revezamento de diferentes tamanhos de absorvente interno é uma forma de autocuidado para evitar ardência, coceira e corrimento esverdeado - sintomas típicos de uma infecção na vagina!

como usar o absorvente interno pela primeira vez?

A introdução do absorvente interno não é algo de outro mundo! Tomando todos os cuidados higiênicos e seguindo o passo a passo que vamos explicar a seguir, você pegará o jeito certo de encaixá-lo no canal vaginal logo logo. Por serem pequenos e capazes de segurar bem o fluxo, os absorventes internos são fáceis de inserir. Afinal, eles não se tornaram sinônimo de praticidade à toa!

Como primeira dica para quem pretende usar OB pela primeira vez - ou se você costuma ter dificuldades para colocá-lo - indicamos a compra dos tamanho mini, slim ou P. Assim, você terá mais facilidade para treinar o movimento de inserção do produto menstrual ao realizar as seguintes etapas:

  • Lave bem as mãos com água e sabão;
  • Abra a embalagem do absorvente interno e estique o cordão do produto;
  • Apoie uma das pernas em um lugar mais alto ou sente no vaso sanitário e mantenha os joelhos bem afastados;
  • Segure a base do absorvente interno com as pontas dos dedos indicador e polegar;
  • Abra espaço entre os lábios da vagina com a mão que está livre;
  • Vá inserindo com delicadeza o absorvente interno pelo canal vaginal em direção às costas.

Quando terminar, você notará que o cordãozinho ficará para fora da vagina. Será por meio dele que você conseguirá retirar o produto menstrual gentilmente e sem risco de se machucar. Ah, para deixar esse passo a passo mais fácil ainda, os produtos que vêm com aplicadores são uma ótima aposta!

Outro fator importante e que não podemos deixar de falar: o uso do absorvente interno deve ser algo confortável para você! É normal sentir dificuldades nas primeiras tentativas e demorar um pouquinho para se acostumar com ele dentro do canal vaginal.

Mas o período de teste não pode ser eterno, hein! Não está funcionando para você? Bora testar a infinidade de produtos menstruais que existem por aí, como as calcinhas absorventes, os coletores menstruais e os absorventes de pano.

preciso tirar o absorvente interno para urinar?

Para resolver esse tipo de dúvida, vamos recorrer à ajuda do espelhinho! Isso mesmo, pegue um espelho que dê para segurar com uma das mãos e investigue por meio do reflexo dele toda a extensão da sua vagina. Achou a dica meio estranha? Isso é porque não somos ensinadas a tocar o nosso próprio corpo e entendê-lo por inteiro!

Durante essa inspeção, ficará mais fácil entender por que você não precisa retirar o absorvente interno para fazer xixi! A vagina apresenta dois orifícios com funções e tamanhos diferentes! A uretra é o canal por onde o xixi sai, sendo o orifício mais próximo do clitóris.

Já a abertura vaginal é o local por onde ocorre a estimulação sexual e a saída do sangramento menstrual. É lá que você colocará o absorvente interno. Portanto, os fluxos da urina e do sangramento ocorrem por lugares diferentes. Consequentemente, não é preciso tirar o OB para urinar!

Mesmo assim, algumas mulheres preferem trocar o absorvente interno após fazer xixi pelo fato de que pode respingar na cordinha do produto. Quem não tiver nenhum tipo de infecção do trato urinário, não há problema algum nisso!

Contudo, a sensação da corda úmida ou o cheiro da urina podem ser fatores de incômodo. Para evitar isto, segure a cordinha do absorvente para o lado enquanto urina ou troque o produto e continue a viver normalmente! <3

quanto tempo posso ficar com o absorvente interno?

Independente do seu fluxo, você deve trocar o seu absorvente interno por um novo a cada 8 horas de uso ininterrupto - ou antes, caso ele já esteja saturado de sangue. Essa recomendação deve ser levada à sério, amiga, para que a retenção de umidade e calor excessivo na região da vagina não se torne uma infecção séria!

Além disso, vale a pena combinar o uso do absorvente interno com um protetor de calcinha até você pegar o jeito de colocá-lo corretamente. Dessa maneira, você evitar que manchas do sangue que conseguiu escapar, seja devido ao fluxo mais intenso do que o absorvente suporta ou pela introdução incorreta do produto na abertura vaginal!

ultrapassou o tempo indicado de uso, e agora?

Retire assim que possível o seu absorvente interno e fique alerta a qualquer sintoma que possa indicar a síndrome do choque tóxico! Se você não sabe quais são esses sintomas, vamos entender juntas! Essa infecção grave tem como causa principal a rápida proliferação de bactérias na região vaginal, estimulada pelo uso incorreto do absorvente interno.

Febre alta, dores de cabeça e pelo corpo, diarreia, vômitos e alterações no aspecto da pele como se fosse uma queimadura de sol. Fique atenta a estes sinais! Eles aparecem quando a síndrome do choque tóxico está se propagando pelo seu organismo. Como solução, procure imediatamente o atendimento médico para que o tratamento seja iniciado o quanto antes.

como devo descartar o absorvente interno?

Chegou o momento de remover o absorvente interno, basta puxar a cordinha devagar e enrolar o produto no papel higiênico antes de jogá-lo no lixo do banheiro. Não descarte no vaso sanitário para não causar prejuízos no encanamento do seu banheiro.

Porém, quando o absorvente interno que você fez uso é feito de algodão orgânico, há maneiras de descartá-lo de modo a diminuir o impacto ambiental! Ao serem produzidos livres do contato com agrotóxicos, os absorventes internos de algodão orgânico se decompõem facilmente em 6 semanas após cuidar da saúde feminina!

Legal, né? Esse tipo de detalhe faz uma grande diferença quando buscamos soluções para entrar em harmonia com a natureza sem deixar de ter nossas necessidades atendidas! Aqui na Pantys, temos vários produtos que cuidam tanto da sua saúde quanto do meio ambiente! Fique à vontade para conhecê-los!

Curtiu o conteúdo, lindeza? Então você vai amar os posts que o nosso blog tem para você! Continue sua leitura e aprenda também sobre as cores da menstruação clicando aqui. Te esperamos por lá! <3


deixe um comentário

os comentários serão aprovados antes de serem exibidos, ok?


últimos posts

mulheres na Literatura: vem conhecer com a Pantys! | pantys
mulheres na Literatura: vem conhecer com a Pantys!

Trouxemos para você ótimos exemplos de autoras maravilhosas que conquistaram o mundo! Vem com a gente conhecer um pouquinho mais da participação feminina na literatura. :) Vamos juntas descobrir esses nomes de peso?

ler mais >
a mudança é coletiva | pantys
a mudança é coletiva

o que vem na sua mente quando você pensa em CLIMA? A crise climática tem um impacto global, mas já pode ser sentida a nível local! Precisamos nos engajar na luta socioambiental e fazer algo para mudar essa realidade.

ler mais >
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino? | pantys
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino?

Hoje vamos embarcar juntas no mundo dos negócios e mostrar que mesmo diante de tantas injustiças as mulheres continuaram na batalha e garantiram muitas conquistas e direitos. Ficou curiosa? Então, vem com Pantys! <3

ler mais >

cool. absorbing. obvious.

estamos adicionando
pantys na sacola...