Belly Palma: bora falar sobre saúde, menstruação e inclusão?

Belly Palma: saúde, menstruação, deficiência e inclusão

Oi meus amores tudo bem?

Hoje vim conversar com vocês de um assunto muito importante e intimo mas, como estamos em confiança, senta que lá vem a história!

A minha menstruação chegou aos 9 anos, naquele dia me lembro que minha mãe não estava em casa, o que é claro sobrou para o meu pai me acudir nesse momento, e que momento!

Sempre tivemos um diálogo super aberto deixo meu convite para a reflexão sobre a importância dos pais e diálogo aberto. Claro que naquele momento tudo era muito novo para nós, principalmente com minha pouca idade, não entendia muito bem o que estava acontecendo com o meu corpo.

Em alguns casos pessoas com deficiência menstruam mais cedo, por conta das mudanças hormonais que sofrem alterações, bom, os meus sofreram e muito, vou contar para vocês que, não sinto cólica mas a minha TPM - salve se quem puder - Saúde menstrual ainda é um tabu para muitas mulheres e comunidades, imaginem para a comunidade de mulheres com deficiência?

O maior desafio que conduz os demais é o capacitismo, que é a ideia errada, de que a pessoa com deficiência não faz algo apenas pelo fato de ter uma deficiência, e ele faz com que a mulher com deficiência não tenha voz e direito de escolha muitas vezes escolhas sobre o próprio corpo.

Muitos ginecologistas não prestam o suporte necessário por muitas vezes não conhecer as patologias, como devem ser examinadas e todas as suas peculiaridades. Fica aqui meu segundo convite para que seja incluído na grade curricular de medicina, a saúde da pessoa com deficiência, não adianta querer incluir, sem saber como cuidar.

O tabu gerado sob a mulher com deficiência em relação à saúde menstrual, sexual e afetiva vem desse capacitismo estrutural, mas vou te contar duas coisas incríveis:


1. Esses tabus muitas vezes não passam de falsas suposições, claro que cada pessoa terá experiências e vivências diferentes tendo ela uma deficiência ou não. Cada mulher tem o seu jeitinho de fazer e viver.

2. A solução dessas problemáticas começam com o pensamento inclusivo com a rede de apoio de amigas, amigos e amigues e claro, o apoio familiar.

Por um mundo onde não tenhamos medo de conhecer nossos medos, nossas dúvidas e o nosso corpo, pois ele é a nossa morada e nosso abrigo, vamos nos acolher e dançar com nós mesmas?


Te espero na pixxxta ;)



últimos posts

tipos de corrimento: saiba diferenciá-los durante o seu ciclo menstrual! | pantys
tipos de corrimento: saiba diferenciá-los durante o seu ciclo menstrual!

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é corrimento vaginal, e não é para menos! Mas nós, da Pantys, estamos aqui para desconstruir tabus e abordar temáticas importantes, não é mesmo?
ler mais >
resolução de ano novo: comece o ano com metas alcançáveis! | pantys
resolução de ano novo: comece o ano com metas alcançáveis!

Você já deve ter reparado como a contagem regressiva para a chegada do próximo ano muda completamente os nossos dias de dezembro, não é mesmo? Para algumas de nós, a sensação de que o tempo está voando vem acompanhada de alívio pelo encerramento de um ciclo.
ler mais >
corrimento rosado: o que é e quais são os sintomas? Entenda juntinho com a Pantys! | pantys
corrimento rosado: o que é e quais são os sintomas? Entenda juntinho com a Pantys!

Muitas mulheres apresentam sinais de corrimento rosado ao longo da vida e, de maneira geral, não há motivos para preocupações. Mas para que você fique mais tranquila diante disso, a Pantys preparou um conteúdo completíssimo para te manter informada sobre as possíveis causas desse acontecimento.
ler mais >

cool. absorbing. obvious.

estamos adicionando pantys na sacola...