Perimenopausa: conheça os sintomas e como aliviá-los | Pantys

você conhece a perimenopausa? entenda essa fase que faz parte do ciclo feminino

Sabemos que nós, mulheres, somos seres cíclicos. Entre tantas fases da vida, a perimenopausa é realmente uma época marcante. Apesar das sensações e sentimentos do período serem amplamente conhecidos, o termo ainda não é muito popular.

Por isso, decidimos abordar este assunto aqui, na pantys. Afinal, todas iremos passar por esse momento que marca uma transição na vida das mulheres. Vamos juntinhas entender melhor essa fase? <3

o que é a perimenopausa?

Entender o que é perimenopausa é uma maneira de se preparar e conseguir identificar quando essa fase da vida chegar para você. O prefixo “peri”, em grego, significa “em torno de” ou “ao redor de”, e nesse caso anuncia o momento que antecede a menopausa.

Então, vamos entender o que significa cada termo. Menopausa é quando a mulher deixa de menstruar — ela pode ser definida depois de 12 meses sem ciclos menstruais ou por algumas alterações hormonais. Já a perimenopausa, é o período que antecede essa pausa — uma transição entre o período fértil e a vida não reprodutiva da mulher.

Momentos de transição costumam ser turbulentos e, nesse caso, isso acontece por causa da oscilação hormonal presente no organismo. Mas tudo isso faz parte das adaptações do nosso corpo ao longo do tempo, é apenas mais uma fase normal da vida das mulheres e entender isso é a melhor forma para lidar com a situação <3

quando é o início dessa fase?

Não há uma idade exata em que a perimenopausa ocorre, isso depende muito do organismo de cada mulher. Entretanto, quando a menstruação começar a apresentar variações e irregularidades pode ser um sinal da perimenopausa.

Para ajudar nessa dúvida de perimenopausa e idade, podemos definir uma média de 45 anos, mas ela pode chegar antes ou depois disso. A duração também varia: em geral, a fase permanece por três ou quatro anos, mas em alguns casos pode prolongar-se por até oito anos.

conheça os sintomas

Você deve estar se perguntando sobre perimenopausa e sintomas. Afinal, é importante ficar atenta aos sinais do corpo. Então, saiba que o desequilíbrio dos níveis hormonais de estrogênio e FSH em circulação no organismo é responsável pelo aparecimento dos sintomas.

Eles podem começar de maneira leve, até dez anos antes da última menstruação, e costumam se intensificar com o passar do tempo. Os sintomas são semelhantes àqueles relacionados à menopausa e vão muito além da menstruação desregulada, até porque, 10% das mulheres provavelmente não apresentarão ciclo desregulado. Então, confira outros sinais do corpo:

  • Ressecamento vaginal;
  • Ondas de calor;
  • Alterações de humor como irritabilidade, ansiedade e depressão;
  • Distúrbios do sono;
  • Ressecamento e perda de elasticidade da pele,
  • Queda de cabelo.
  • maneiras de aliviar os sintomas

Saber os sintomas da perimenopausa pode ser um pouco desanimador, uma vez que eles realmente impactam no dia a dia da mulher. Mas vamos com calma, há opções para aliviar essas sensações e conviver com essa etapa de maneira mais tranquila :)

As mudanças normalmente estão relacionadas ao estilo de vida e incluem uma alimentação saudável e a prática de exercícios. Além disso, diminuir a ingestão de cafeína e bebidas alcoólicas pode ajudar com as ondas de calor.

Em alguns casos, a reposição hormonal é uma opção. Entretanto, ela deve ser recomendada pela ginecologista, uma vez que existem efeitos colaterais e riscos que devem ser considerados.

Lembre-se que a melhor maneira de superar essa transição é conversando abertamente sobre o assunto e buscando soluções com um profissional qualificado. Essa parceria é essencial para encontrar opções que ajudam a atenuar os sintomas e desconfortos.

perimenopausa precoce existe?

Mulheres com idade entre 35 e 40 anos que apresentam irregularidades menstruais não devem presumir que estão com perimenopausa precoce. Sim, ela existe, mas é necessário cuidado com o autodiagnóstico, porque há diversos motivos que podem ocasionar esse quadro, certo?

Quem está nessa faixa de idade deve fazer um teste de gravidez e consultar uma ginecologista para investigar as possíveis causas da menstruação desregulada. Pode ser um caso de irregularidade hormonal e anormalidade da tireoide, por exemplo. Por isso, conte com um profissional para fazer o diagnóstico correto.

diferença entre perimenopausa e pré-menopausa

Ao analisar as informações, muitas pessoas acabam utilizando o termo pré-menopausa para falar da perimenopausa, como se fossem sinônimos. Então, aqui vale um adendo: os dois termos representam coisas diferentes.

A pré-menopausa é um período que antecede a menopausa e não está diretamente ligada à sintomas específicos. Ou seja, podemos considerar que as mulheres que menstruam estão na pré-menopausa.


conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Fernanda Gonçalves. CRM: 35279 PR

instagram: @nandaagoncalves

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



cool. absorbing. obvious.