como fazer um orçamento mensal organizado?

como fazer um orçamento mensal organizado?

agora que você já fez uma faxina nos gastos e categorizou cada coisinha que você compra, chegou o momento deaprender a fazer um orçamento. o que isso significa?

significa que você vai organizar seus gastos de acordo com o que ganha. assim, você vai precisar saber o quanto de dinheiro você recebe e o valor certinho de cada coisa que você compra ou paga.

como fazer um orçamento mensal organizado?

com @finançasfemininas

desafio: planejamento financeiro

anotar todos os gastos, por uma semana para ganhar intimidade com as finanças. depois, é só categorizar no método que a Carol explicou no tópico acima:

o que seus gastos estão falando pra você? tem algo surpreendente? isso deveria refletir suas prioridades - e o mais consciente estamos o melhor para seguir com autoconhecimento e autenticidade nas nossas crenças!

dentro da cada categoria, você sente livre para criar metas menores por área. você adora moda? sem problema! pode ser que você gaste menos nos restaurantes e bares para fechar a conta mensal. ;)

para aprender a cuidar das suas finanças e fazer o controle dos gastos você precisa montar um orçamento financeiro, que é a estimativa mensal da entrada e saída do seu dinheiro. é o momento de colocar o valor do aluguel, da luz, água, gás, telefone e internet na ponta do lápis.

ter um orçamento detalhado pode te ajudar a enxergar onde você gasta seu dinheiro e como utilizá-lo da melhor forma. para saber o seu custo de vida, você vai passar uma semana anotando todos os seus gastos, seja o delivery, aluguel, supermercado e todo valor que sair da sua conta.


a segunda etapa é separar todas essas despesas no modelo deorçamento 50/30/20. esse método divide sua renda líquida – o dinheiro que cai na sua conta – em três categorias: 50% para gastos fixos (aluguel, contas de água, luz e internet, alimentação, plano de saúde e outros), 30% para gastos essenciais (atividades de lazer, restaurante, compras e manicure) e 20% para poupar e investir.

se você mora com outras pessoas, a divisão do orçamento vai depender do combinado entre vocês. o ideal é que as contas básicas sejam divididas igualmente. no entanto, gastos com alimentação, por exemplo, cada uma pode pagar o que consumiu.

para quem divide o apartamento com o namorado ou namorada, a divisão pode ser proporcional. Por exemplo, se você ganha mais, pode pagar um maior percentual das contas.

no Finanças Femininas, a carol montou a planilha amiga de orçamento para anotar todos os seus gastos de acordo com o método 50/30/20. dessa forma, você saberá exatamente quanto gasta com alimentação, compras, diversão e cuidados pessoais, além de outros itens importantes. é só correr lá no www.financasfemininas.com.br e baixar de graça.


cool. absorbing. obvious.