velas aromáticas: conforto invisível

velas aromáticas: conforto invisível

Já reparou que estamos sempre percebendo quase tudo por meio da comunicação visual? Nossa visão é o sentido mais ativado, sem dúvidas. Então, naquela nossa caminhada de equilíbrio e de uma vida mais holística (que falamos aqui), que tal ativar o olfato, esse sentido tão potente? E nossa dica de hoje são as velas aromáticas!

Acender essas simples velinhas permite uma iluminação mais sutil, que nos ajuda a descansar a visão, a relaxar, criando um ambiente aconchegante. Além de todo os benefícios dos aromas, que não são poucos; quando inalamos um aroma, nosso corpo manda mensagens para uma parte do sistema nervoso que é responsável pelas nossas emoções, o sistema límbico e conseguimos acessar diversas sensações de bem-estar.

Os aromas têm o poder de proporcionar um conforto invisível aos olhos, mas sentido em todo o corpo. As velas aromáticas podem ser uma ótima companhia, tanto para os momentos de desacelerar, de meditar, quanto em momentos que exigem concentração ou de celebração, como um encontro com amigas na sua casa, por exemplo.

O componente essencial das velas aromáticas são as plantas, por isso não recomendamos usar essências sintéticas, pois assim não estaremos entrando em contato com o poder de cura da natureza. Indicamos macerar e/ou moer as plantas ou usar óleos essenciais (produtos de altíssima concentração, feitos a partir da extração e destilação de plantas, flores, ervas, cascas e raízes).

Conheça alguns aromas e seus efeitos:

Alecrim

Para os dias que você estiver mais borocoxô, ele estimula o bom humor e atrai boas energias, deixando o ambiente da sua casa levinho, levinho.

Lavanda

Sabe quando você comeu demais e está se sentindo muito cheia? Ela pode te ajudar, com efeito digestivo, a lavanda também ajuda no bem-estar e fortalece as defesas do corpo. Tem como não amar?

Canela

É estimulante e pode te ajudar na concentração quando precisar entregar algum trabalho. Além disso, como já sabemos, pode ser super afrodisíaca, perfeita para criar aquele clima gostoso.

Camomila

Sim, como sempre, a vovó estava certa! A camomila acalma e pode ser o melhor aliado para quem tem problemas de insônia.

Eucalipto

Além do efeito descongestionante, o eucalipto ajuda na respiração funcional e no equilíbrio constante. Hmnnn.

Floral

Traz calma e tranquilidade, podendo ajudar na harmonização do ambiente familiar.

Pitanga

Alegria, alegria. Ajuda no entusiasmo e na expressão da alegria, ótima para encontros e celebrações.

As recomendações acima são apenas um guia do “super-poder” de cada planta, a escolha do que te faz bem é muito pessoal, então vale começar a perceber as as sensações despertadas em você com cada cheiro, para fazer suas escolhas cada vez mais sabiamente.

Agora que já apresentamos alguns (das centenas possíveis) de cheiros para preencher sua casa e sua alma, você pode comprar em lojas de produtos especializados ou seguir nossa receitinha, é super simples, veja bem, meu bem:

DIY - Velas aromáticas

Primeiro derreta a quantidade de cera ou parafina que você deseja, já imaginando o tamanho do recipiente da vela, que pode ser uma xícara da sua casa, por exemplo. Enquanto a cera ainda estiver líquida, acrescente gotas de óleo essencial ou ervas frescas moídas ou maceradas de sua preferência (pode ser canela, cravo, alecrim, o que você quiser). Se for óleo essencial, cuidado, sugerimos no máximo 5 gotas para uma vela no tamanho de uma xícara de chá. Aí é só despejar tudo no recipiente, colocar o pavio de vela no centro e aguarde secar de um dia para o outro. Vualá!

As velas aromáticas exigem medidas de segurança, tanto pelo fogo, quanto pelo aroma: não são recomendadas para pessoas alérgicas, não deve ficar acesa por muito tempo em cômodos fechados e além disso, claro, é sempre bom ficar por perto até ela terminar de queimar para evitar acidentes.

 

Bom, é isso! Agora é só respirar, inspirar e sentir toda essa energia da natureza entrando no seu corpo! Boa viagem (:



últimos posts

o que é ser adulta nos dias de hoje?
o que é ser adulta nos dias de hoje?

Abrimos um espaço para refletir e pensar se não estamos, nós mesmas, construindo agora um novo jeito de ser adultas à nossa maneira.

ler mais >
sobre dançar livremente
sobre dançar livremente

A dica de hoje é para despertar o corpo e encontrar novas vibrações. Materiais necessários: seu corpo e uma música!

ler mais >
nanette: hannah gadsby - um “stand up” para levantarmos juntas!
nanette: hannah gadsby - um “stand up” para levantarmos juntas!

Diálogos honestos e francos são coisas que sempre defendemos e Hannah Gadsby é um exemplo forte e vivo disso. Vem refletir com a gente sobre essa história profunda e incrível.

ler mais >

cool. absorbing. obvious.

qual é o meu tamanho?