seios doloridos: é necessário se preocupar? Confira | Pantys

seios doloridos: causas comuns e como amenizar o desconforto

Você já sentiu os seus seios doloridos? Apesar de acontecer com grande frequência durante o ciclo menstrual, a mastalgia, como também é conhecida, pode ser um sintoma de diferentes doenças ou até gravidez.

Pensando nisso, separamos algumas causas comuns para a dor nos seios e o que fazer ao perceber essa condição. Vamos juntinhas nesse caminho de autoconhecimento e saúde? <3

5 causas para dor nos seios

Cá entre nós, essa sensação dolorida não é nada legal, não é mesmo? Por isso, é muito comum pesquisar: seios doloridos: o que pode ser? Para te ajudar nisso, selecionamos cinco causas comuns, confira.

TPM ou menstruação

Ficar com os seios doloridos durante o ciclo menstrual, seja no período pré menstrual ou nos dias de sangramento, é algo muito normal. Inclusive, essa condição chama-se mastalgia cíclica. O incômodo costuma surgir até três dias antes da menstruação e desaparece quando o período menstrual chega ao fim.

mastite

A dor nos seios faz parte dos sintomas da mastite — uma inflamação do tecido mamário, em geral acompanhada por infecção. É comumente associada ao período de amamentação, acometendo 10% dessas mulheres, mas também pode ocorrer na mulher não lactante, estando associada ao tabagismo.

gravidez

Ao procurar o que causa dor nos seios, é possível encontrar como resposta a possibilidade de um sintoma de gravidez. Isso é bastante comum no início e durante toda a gestação, porque as glândulas mamárias tendem a crescer para produzir o leite materno.

fibrocística benigna

As alterações fibrocísticas benignas caracterizam-se por alterações nos seios, como dor, inchaço, espessamento e nódulos que, geralmente, aumentam no período pré-menstrual devido aos hormônios femininos.

relação da dor com o câncer de mama

Se você pesquisar “o que pode ser seios doloridos?”, provavelmente, encontrará o câncer entre as respostas. No entanto, vale ressaltar que a dor nos seios raramente é um sintoma do câncer de mama. Ele está pouco associado à mastalgia (0,8 a 2% dos casos) e geralmente aparece como uma dor acíclica focal e persistente em determinado ponto da mama.

Por isso, os exames ginecológicos são tão importantes! A mamografia, por exemplo, é indicada a partir dos 40 anos, sendo fundamental para o diagnóstico precoce da doença. Além dos exames feitos em laboratório, vale lembrar a relevância do autoexame: um ato de carinho e autocuidado com o seu corpo e a sua saúde.

maneiras de lidar com os seios doloridos

Se você está sentindo os seios inchados e doloridos, o primeiro passo é analisar se há alguma relação com o seu ciclo. Isso acontece com frequência? Você está de TPM ou em dias de sangramento? Essa dor desaparece ou é persistente?

Ao responder essas perguntas, você conseguirá entender melhor a sua dor e relatá-la a um profissional qualificado, como uma ginecologista ou uma mastologista.

Além dessa observação, verifique se há presença de outros sintomas. Listamos alguns exemplos a seguir:

  • nódulo ou caroço;
  • irregularidades na mama;
  • secreção;
  • vermelhidão;
  • febre,
  • inchaço fora do período menstrual.

Se você perceber algum destes sintomas aliados à dor nos seios, marque uma consulta com a sua médica. Ela poderá indicar exames, fazer o diagnóstico correto do seu caso e indicar um tratamento adequado.

dicas práticas para aliviar a dor nos seios

Amiga, vamos ser sinceras? A dor nos seios é realmente algo incômodo e, alguns dias, eles ficam ainda mais sensíveis. Isso pode, sim, afetar a qualidade de vida, por isso é importante saber algumas dicas práticas de como aliviar dor nos seios.

Atividade física, plano alimentar com nutricionista e perda de peso (se acima dele) são ótimas alternativas. Além disso, é possível aplicar compressas mornas sobre as mamas. Outra boa ideia é optar por sutiãs mais confortáveis, evitando modelos muito estruturados e com bojo.

Dependendo do seu nível de dor e do diagnóstico, sua ginecologista pode indicar uma pomada ou um medicamento para amenizar o desconforto Por isso, seja sincera com ela em relação a esse assunto e evite sofrimentos desnecessários. <3

conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Arabela Versiani,CRM-MG: 46656

instagram: @draarabela

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?


deixe um comentário

os comentários serão aprovados antes de serem exibidos, ok?


últimos posts

mulheres na Literatura: vem conhecer com a Pantys! | pantys
mulheres na Literatura: vem conhecer com a Pantys!

Trouxemos para você ótimos exemplos de autoras maravilhosas que conquistaram o mundo! Vem com a gente conhecer um pouquinho mais da participação feminina na literatura. :) Vamos juntas descobrir esses nomes de peso?

ler mais >
a mudança é coletiva | pantys
a mudança é coletiva

o que vem na sua mente quando você pensa em CLIMA? A crise climática tem um impacto global, mas já pode ser sentida a nível local! Precisamos nos engajar na luta socioambiental e fazer algo para mudar essa realidade.

ler mais >
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino? | pantys
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino?

Hoje vamos embarcar juntas no mundo dos negócios e mostrar que mesmo diante de tantas injustiças as mulheres continuaram na batalha e garantiram muitas conquistas e direitos. Ficou curiosa? Então, vem com Pantys! <3

ler mais >

cool. absorbing. obvious.

estamos adicionando
pantys na sacola...