Pode entrar na piscina menstruada? Confira com a Pantys!

dá pra entrar na piscina menstruada? a Pantys explica!

Levanta a mão quem nunca pegou o calendário para ver se a menstruação cairia bem naquela viagem! Com os dias quentes, sempre vem a vontade de dar um mergulho na piscina ou no mar para se refrescar, não é mesmo? Nesse contexto, tudo isso pode vir junto com o período menstrual, gerando muitas dúvidas e inseguranças sobre nadar mesmo com a menstruação descendo. Mas estamos aqui para trazer boas notícias!

Saiba que sim, você pode entrar na água menstruada! Não existem contraindicações ou riscos de infecções como muitas pessoas pensam. Pelo contrário, existem benefícios na prática. Afinal, a realização de exercícios de baixa intensidade como este podem colaborar para a diminuição das cólicas e, graças a liberação de endorfina, amenizar os efeitos da tpm!

A menstruação não desaparece ou cessa na água, o que acontece é que ela não sai. É tudo uma questão de física. A pressão da água, que é maior, se opõe à força da gravidade que ajuda o sangue sair do corpo. Mantendo ele dentro do corpo em função dessa força oposta.

O que acontece se eu estiver menstruada e entrar na piscina?

Quando estudamos física no ensino médio, normalmente passamos pelo conceito de flutuabilidade. Esse conceito diz respeito à força que líquidos exercem contra o peso de um objeto. No caso da menstruação, a água tem muito mais força que o ar, o que torna possível amenizar e neutralizar o sangue que sai da vagina.

Não é que a água faz a menstruação parar, ou desaparecer. O ciclo continua, porém, dentro da água o sangue tem sua saída bloqueada.

Pantys, mas e os rastros vermelhos?

Não tem porque se preocupar com rastros vermelhos na piscina, o processo da menstruação é algo natural. Mas para ter certeza, basta reforçar as questões físicas, que impedem a saída do sangue.

Os únicos momentos em que a pressão da água pode ter uma ligeira queda, são aqueles onde você tosse, espirra ou se mova muito. Mas mesmo assim, caso essas ações interfiram, a quantidade de sangue que pode ser liberada é mínima em comparação à quantidade de água, então caso saia, ele provavelmente será diluído e você nem vai perceber!

Posso entrar na água com absorvente normal?

Dentro da piscina ou do mar, os absorventes comuns vão absorver a água, e perder sua utilidade. Por isso, para este fim, seu uso não é recomendado. Mas isso não deve te impedir de se refrescar em um dia de sol! Afinal, existem outros meios que podem te dar mais segurança, e conter o sangue no momento em que você for sair da água.

Dentre as alternativas, encontram-se os absorventes internos, os coletores menstruais, os biquínis e calcinhas absorventes. A Pantys, inclusive, possui uma linha de biquínis e maios absorventes, uma opção super confortável e ideal para quem tem fluxo leve, ou pretende usá-los no início ou no final da menstruação.

Diferente dos absorventes descartáveis comuns, essas peças foram pensadas e desenvolvidas justamente para funcionar nesse tipo de ambiente, absorvendo a menstruação mesmo embaixo d'água e não deixando escapar nadinha!

O que fazer para entrar na piscina durante a menstruação?

Para nadar e curtir um dia de praia mesmo durante o seu ciclo, além dos biquínis absorventes, você também pode optar pelos coletores menstruais, ou pelos absorventes internos.

O coletor menstrual é uma alternativa muito prática e segura, que funciona bem para diferentes fluxos menstruais, e ainda pode permanecer no corpo por longos períodos – até 10 horas seguidas –. Ou seja, você curte o dia todo com ele e dificilmente vai precisar se preocupar em tirá-lo enquanto curte.

Falando nos absorventes internos, não tem segredo! É uma opção eficiente e discreta para que você passe o dia com mais liberdade e segurança. Aqui no blog existe um post que explica como nadar menstruada e discorre sobre cada uma das alternativas. Você pode acessá-lo para se aprofundar ainda mais no assunto.

Como relaxar e aproveitar a piscina mesmo durante o período menstrual?

A menstruação é um processo que faz parte de um ciclo natural do nosso corpo. Portanto, se manchas ou vazamentos na água te preocuparem muito, procure escolher biquínis pretos ou escuros, e tenha por perto roupas ou saídas de praia para vestir caso se sinta melhor assim <3

Além disso, você pode contar com os amigos para te alertar sobre algum sinal de vazamento, e reparar quando for ao banheiro.

Como vimos, nadar no período menstrual não oferece risco algum, e pode até ser positivo para maior relaxamento e alívio das cólicas menstruais. Além disso, discutimos sobre as diversas formas para realizar essa prática com mais tranquilidade, para que você tenha base na hora de escolher qual o melhor item a ser utilizado durante a menstruação.

Agora que você está pronta para relaxar e aproveitar a água, confira também as nossas dicas para aproveitar o verão de formas saudáveis. E curta esse momento sem incômodos e com tranquilidade, como deve ser!


deixe um comentário

os comentários serão aprovados antes de serem exibidos, ok?


últimos posts

mulheres na Literatura: vem conhecer com a Pantys! | pantys
mulheres na Literatura: vem conhecer com a Pantys!

Trouxemos para você ótimos exemplos de autoras maravilhosas que conquistaram o mundo! Vem com a gente conhecer um pouquinho mais da participação feminina na literatura. :) Vamos juntas descobrir esses nomes de peso?

ler mais >
a mudança é coletiva | pantys
a mudança é coletiva

o que vem na sua mente quando você pensa em CLIMA? A crise climática tem um impacto global, mas já pode ser sentida a nível local! Precisamos nos engajar na luta socioambiental e fazer algo para mudar essa realidade.

ler mais >
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino? | pantys
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino?

Hoje vamos embarcar juntas no mundo dos negócios e mostrar que mesmo diante de tantas injustiças as mulheres continuaram na batalha e garantiram muitas conquistas e direitos. Ficou curiosa? Então, vem com Pantys! <3

ler mais >

cool. absorbing. obvious.

estamos adicionando
pantys na sacola...