pequeno manual antirracista: dez lições para entender as origens do ra

pequeno manual antirracista: dez lições para entender as origens do racismo e como combatê-lo

Você já deve ter ouvido falar sobre negritude, branquitude, violência racial. Esses termos estão cada vez mais evidentes nas redes e na mídia — ainda bem — e precisam se tornar, definitivamente, presentes no nosso vocabulário de maneira reflexiva. Sabe por quê? Porque a prática antirracista é urgente e é, também, uma luta de todas.

E pra ajudar no processo, o livro da filósofa e ativista Djamila Ribeiro é leitura obrigatória. Seu Pequeno Manual Antirracista traz dez capítulos curtinhos, mas muito potentes, com caminhos de reflexão para quem quer aprofundar sua percepção sobre discriminação e, claro, assumir a responsabilidade pela transformação desse cenário desigual e desumano, com práticas que começam desde já nas nossas atitudes cotidianas.

“O primeiro impulso de muita gente é recusar enfaticamente [ser racista]. Claro que não, afinal tenho amigos negros. Como, se empreguei um negro?”
Djamila Ribeiro, em Pequeno manual antirracista (Companhia das Letras)

Vale lembrar: no Brasil, 55,8% da população é negra. Mesmo assim, nosso sistema os oprime de infinitas maneiras. Episódios recentes mostram, aliás, que o racismo é estrutural no país. Combatê-lo é fundamental e requer esforços coletivos, individuais e institucionais.

amigas que aprendem juntas, permanecem juntas

O livro é pequenininho, com linguagem didática e de conteúdo transformador. Leitura que a gente recomenda de olhos fechados pra todo mundo, mas principalmente para quem ainda não refletiu ou começou a refletir agora sobre sua própria racialização. Por ser breve, ele também é ideal para leituras conjuntas, então que tal chamar aquela amiga que também está começando a pensar sobre o tema e combinarem um clube do livro? Vocês podem ler (cada uma da sua casa, claro <3) e depois debaterem sobre o tema por videoconferência.

Se você fizer isso, conta pra gente nos comentários seus principais aprendizados? E se você já leu, indica pra uma amiga. Vamos fazer essa obra imprescindível chegar a ainda mais gente :)



últimos posts

Exercícios de Kegel: desvende os mistérios do método com a Pantys! | pantys
exercícios de Kegel: desvende os mistérios do método com a pantys!

os exercícios Kegel não são um método exclusivo para melhoria da performance sexual da mulher, também são uma ótima maneira de conseguir um fortalecimento realmente benéfico da musculatura da pélvis.
ler mais >
volta ao mundo em mitos menstruais | pantys
volta ao mundo em mitos menstruais

hoje faremos uma volta ao mundo explorando os diferentes tipos de mitos relacionados à menstruação presentes em diversas culturas. vem!?
ler mais >
puerpério: o que é, quanto tempo dura e por que falar dele? | pantys
puerpério: o que é, quanto tempo dura e por que falar dele?

o nascimento de um novo serzinho geralmente é visto como um momento de grande felicidade para a família, não é mesmo? Enquanto os olhos de todo mundo se voltam...

ler mais >

cool. absorbing. obvious.