pequeno manual antirracista: dez lições para entender as origens do ra

pequeno manual antirracista: dez lições para entender as origens do racismo e como combatê-lo

Você já deve ter ouvido falar sobre negritude, branquitude, violência racial. Esses termos estão cada vez mais evidentes nas redes e na mídia — ainda bem — e precisam se tornar, definitivamente, presentes no nosso vocabulário de maneira reflexiva. Sabe por quê? Porque a prática antirracista é urgente e é, também, uma luta de todas.

E pra ajudar no processo, o livro da filósofa e ativista Djamila Ribeiro é leitura obrigatória. Seu Pequeno Manual Antirracista traz dez capítulos curtinhos, mas muito potentes, com caminhos de reflexão para quem quer aprofundar sua percepção sobre discriminação e, claro, assumir a responsabilidade pela transformação desse cenário desigual e desumano, com práticas que começam desde já nas nossas atitudes cotidianas.

“O primeiro impulso de muita gente é recusar enfaticamente [ser racista]. Claro que não, afinal tenho amigos negros. Como, se empreguei um negro?”
Djamila Ribeiro, em Pequeno manual antirracista (Companhia das Letras)

Vale lembrar: no Brasil, 55,8% da população é negra. Mesmo assim, nosso sistema os oprime de infinitas maneiras. Episódios recentes mostram, aliás, que o racismo é estrutural no país. Combatê-lo é fundamental e requer esforços coletivos, individuais e institucionais.

amigas que aprendem juntas, permanecem juntas

O livro é pequenininho, com linguagem didática e de conteúdo transformador. Leitura que a gente recomenda de olhos fechados pra todo mundo, mas principalmente para quem ainda não refletiu ou começou a refletir agora sobre sua própria racialização. Por ser breve, ele também é ideal para leituras conjuntas, então que tal chamar aquela amiga que também está começando a pensar sobre o tema e combinarem um clube do livro? Vocês podem ler (cada uma da sua casa, claro <3) e depois debaterem sobre o tema por videoconferência.

Se você fizer isso, conta pra gente nos comentários seus principais aprendizados? E se você já leu, indica pra uma amiga. Vamos fazer essa obra imprescindível chegar a ainda mais gente :)



últimos posts

6 produções audiovisuais com protagonismo feminino

nada como assistir aos filmes com mulheres fortes, não é mesmo? então confira aqui 6 produções audiovisuais pra assistir! <3

ler mais >
amiga, precisamos falar sobre body checking

sabe aquela coisa de passar na frente do espelho e dar uma olhadinha? ele não é tão inofensivo assim. vem saber mais!

ler mais >
comunicação não violenta: um manifesto por uma vida mais gentil

uma técnica baseada em competências de linguagem e comunicação que auxiliam na reformulação da forma como cada um de nós se expressa e ouve quem está ao redor.

ler mais >

cool. absorbing. obvious.