Corrimento Rosado: Entenda as Possíveis Causas com a Pantys

corrimento rosado: o que é e quais são os sintomas? Entenda juntinho com a Pantys!

quadril feminino refletido no espelho

Muitas mulheres apresentam sinais de corrimento rosado ao longo da vida e, de maneira geral, não há motivos para preocupações. Entretanto, é necessário ficar atenta quando a alteração na cor da menstruação vem seguida de alguns sintomas incomuns, como dores abdominais, náuseas e odores desagradáveis.

Manter consultas periódicas com sua ginecologista é uma forma de evitar que tais dúvidas rondam a sua cabecinha, ainda mais se é a primeira vez que seu corpo apresenta a famosa "menstruação rosa". Mas para que você fique mais tranquila diante disso, a Pantys preparou um conteúdo completíssimo para te manter informada sobre as possíveis causas desse acontecimento.

Afinal, conhecimento nunca é demais e estamos aqui para te tranquilizar diante desse assunto. Pronta para continuar a leitura conosco e ficar por dentro das características que envolvem o corrimento rosa? Então, vamos lá, lindeza! <3

o que é o corrimento rosa?

Antes de qualquer coisa, precisamos entender que as células vaginais produzem uma espécie de muco, relacionado ao sistema hormonal feminino. Quando existe qualquer alteração nas taxas desses hormônios, a cor, textura e odor da mucosidade podem mudar.

Além do mais, a secreção vaginal – incolor – é uma maneira de proteger o útero da mulher contra bactérias e agentes virais. A principal função é expulsar partículas que podem fazer mal ao organismo e também proporcionar lubrificação para que o ato sexual com penetração não seja seguido de dor.

O corrimento rosa, portanto, não deve ser motivo de preocupação aparente, especialmente quando ocorre por um curto período. Na maioria das vezes, ele acontece devido às fases do ciclo menstrual, pequenas alterações hormonais no corpo da mulher e também pelo uso de anticoncepcional.

Pesquisas demonstram que o corrimento vaginal pode estar associado a uma série de motivos, que vão desde sintomas emocionais até os de estrutura física. As emoções atuam diretamente em nosso comportamento e, claro, mexem com o funcionamento de vários órgãos.

O estresse pode ser um causador da oscilação de humor que pode levar ao aparecimento do corrimento rosado, por exemplo. Inclusive, muitas mulheres que passaram por eventos traumáticos já testemunharam irregularidades na menstruação.

quando o corrimento rosado pode ser motivo de preocupação?

O corrimento rosa deve ser motivo de maior atenção quando estiver acompanhado de outros sintomas, que não são comuns antes, durante e após o ciclo menstrual. Então, amiga, se notar alguns dos sintomas citados logo abaixo, procure um especialista:

  • corrimento rosado e cólica;
  • náuseas;
  • fortes dores abdominais;
  • corrimento líquido como água;
  • forte odor vaginal;
  • coceira;
  • febre.

Precisamos cuidar da nossa saúde íntima com muito carinho, até porque é uma das regiões do corpo feminino mais sensíveis. Qualquer falta de gentileza com nossa própria essência corporal pode levar ao surgimento de infecções, pequenas hemorragias e diversas complicações.

Fique atenta, chuchu! Cuide de você, das suas belíssimas curvas e de todas as nuances que completam sua identidade física. Não deixe para procurar somente depois um profissional da área médica se o corrimento rosado aparecer associado com pelo menos um dos sintomas, viu?

Descobrir a raiz do problema antes de possíveis complicações é sinônimo de tratamentos eficazes. Ah, e qualquer dúvida que surgir, pode contar conosco, tá bem? Nossas redes sociais estão de portas abertas para receber qualquer comentário, dúvida e pedido de ajuda!

Uma por todas, todas por uma! ;)

quais são as possíveis causas do corrimento rosado antes da menstruação?

Como abordado ao longo do post, existem inúmeras causas para o surgimento de uma menstruação rosada e em pouca quantidade. Esse fato é entendido como corrimento, e pode ser tanto natural quanto um sinal do corpo para dizer que algo errado está acontecendo.

Estudos clínicos revelam que o corrimento vaginal pode acontecer por conta:

do início ou fim do ciclo menstrual

Resultado da mistura entre secreções vaginais e sangue, o corrimento rosado no começo ou no final da menstruação não traz risco algum à saúde da mulher. Não é necessário levantar suspeitas referentes a doenças, nem mesmo realizar tratamentos.

A nossa #dicaPantys é para você observar a duração do corrimento vaginal. Em geral, ele acontece durante poucos dias e não vem acompanhado de nenhum tipo de cheiro. Tradicionalmente é chamado de "escape" e pode ter coloração rosa ou marrom.

do uso de anticoncepcional

O anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais utilizados ao redor do mundo todo, tendo uma alta eficácia na prevenção de uma possível gestação. Contudo, ele apresenta inúmeros efeitos colaterais para a saúde feminina.

Pesquisas relacionadas ao uso de anticoncepcional feminino têm sido cada vez mais constantes, uma vez que os riscos começaram a se tornar preocupantes e evidentes. É por esse fato que mulheres que ingerem o medicamento tendem a ficarem mais atentas quanto ao aparecimento de sintomas e corrimentos incomuns.

Mas, no caso do surgimento do corrimento rosado tomando anticoncepcional, não há motivos para estresse. É normal que isso aconteça, especialmente quando a ingestão da pílula está bem no comecinho, pois os hormônios ainda estão se adaptando à "nova suplementação".

Lembre-se de manter sua ginecologista a par dessa situação, ok? É ela quem dará as instruções corretas de uso e manterá um diálogo aberto e esclarecedor com você, lindeza.

de um indício de gravidez

Um dos indícios mais autênticos de uma gestação, o corrimento rosado acontece por conta do óvulo que foi fecundado pelo espermatozoide no útero. Esse processo é conhecido como nidação e não tem nada a ver com complicações gestacionais – ao menos que o fluxo seja alto.

Não é incomum que a secreção na cor rosa apareça logo após a realização de atividades físicas ou relações sexuais. "Mas por que isso ocorre?". Simples! No início da gravidez, mais precisamente no 1º trimestre, a região uterina se encontra bastante sensível por conta do aumento do fluxo sanguíneo.

Desse modo, qualquer estímulo um pouco mais brusco pode ocasionar pequeninos colapsos, como o rompimento de vasinhos que irrigam sangue para o corpo.

de doença inflamatória pélvica

Como ressaltamos anteriormente, alguns casos de corrimento rosado podem levantar suspeitas de possíveis doenças, como quando existe a chamada doença inflamatória pélvica (DIP). Essa complicação começa na vagina e depois se espalha pelo útero, trompas e ovários.

Porém, a secreção pode ocorrer por meio de diferentes cores: rosa, amarelo e verde. A dor pélvica também marca presença neste caso e pode ser confundida com uma desagradável sensação dolorida na região do abdome. Então fique atenta aos sinais!

O tratamento é feito a partir da realização de exames para que o médico saiba qual é o microrganismo causador da inflamação. É por meio desse check-upque o especialista saberá, com certeza, qual antibiótico indicar para tratar corretamente a complicação.

de um indicativo de menopausa

O motivo de haver corrimento rosado na menopausa é bastante simples e comum. Ele é um dos sintomas aparentes das alterações hormonais que acontecem no corpo da mulher quando o ciclo menstrual está sendo interrompido devido ao avanço da idade, de maneira natural.

Outras queixas tradicionais nesse período são as ondas intensas de calor, secura vaginal, oscilações de humor e insônia. O acompanhamento médico também é necessário nessa fase, uma vez que diz respeito a uma mudança na estrutura feminina.

de cisto nos ovários

Formados ao redor ou no interior dos ovários, o cisto é uma preocupação recorrente quando o assunto é saúde íntima feminina. Ele se apresenta como uma bolsa repleta de líquido que pode causar dores intensas, alterações no ciclo menstrual e obstáculos na hora de engravidar.

O corrimento rosa, neste caso, ocorre pela sensibilidade dos ovários, que se tornam suscetíveis a rupturas. Dessa maneira, o muco se mistura com sangue e compreende as secreções na coloração rosada.

O tratamento do cisto nos ovários varia de mulher para mulher. Algumas tomam medicamentos específicos e conseguem uma boa resposta imunológica, já outras precisam se submeter a cirurgias para que ocorra a retirada desses cistos.

quando buscar auxílio médico diante do aparecimento do corrimento rosado?

O acompanhamento médico deve ser feito de maneira periódica – vamos repetir, sim, pois é extremamente importante, mocinha! Mas, se o corrimento junto com os demais sintomas acontecer no meio tempo entre uma consulta e outra, indicamos a busca por ajuda o mais rápido possível.

Estabeleça alguns padrões em sua mente para que a ansiedade te atinja sem razão física aparente. Ou seja, se o corrimento acontecer durante 3 a 7 dias, sem nenhum odor, dor e febre, respire! Fique calma e tranquila, pois é uma ação natural do seu belíssimo corpitcho!

E qualquer dúvida, conte conosco, hein? São vários os canais de comunicação disponíveis para que você fique ainda mais pertinho de nós! E claro que pensamos em uma forma de te deixar atualizada sobre o assunto de hoje de forma mais aprofundada.

Nós escrevemos um post bem completinho sobre x alternativas para acabar com o corrimento. Afinal, sabemos que, mesmo não sendo nada, acabamos por ficar preocupadas!

E aí, o que achou do conteúdo de hoje? Esperamos que tenha sido esclarecedor e bastante informativo. Agora ficamos por aqui, mas nos vemos daqui a pouquinho, lindeza!



últimos posts

mão segurando uma concha em forma de vulva
nidação: o que é e quais são os sintomas? fique por dentro do assunto com a pantys!

Você já se deparou com um corrimento marrom? Mas o que é isso? Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, hoje é o seu dia de sorte, viu? 
ler mais >
tipos de corrimento: saiba diferenciá-los durante o seu ciclo menstrual! | pantys
tipos de corrimento: saiba diferenciá-los durante o seu ciclo menstrual!

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é corrimento vaginal, e não é para menos! Mas nós, da Pantys, estamos aqui para desconstruir tabus e abordar temáticas importantes, não é mesmo?
ler mais >
resolução de ano novo: comece o ano com metas alcançáveis! | pantys
resolução de ano novo: comece o ano com metas alcançáveis!

Você já deve ter reparado como a contagem regressiva para a chegada do próximo ano muda completamente os nossos dias de dezembro, não é mesmo? Para algumas de nós, a sensação de que o tempo está voando vem acompanhada de alívio pelo encerramento de um ciclo.
ler mais >

cool. absorbing. obvious.

estamos adicionando pantys na sacola...