Aromaterapia e a cura natural. entenda mais aqui! | Pantys

aromaterapia e óleos essenciais: a cura vem da natureza

calcinha-absorvente-pantys

Você sabe que a gente adora falar sobre autoconhecimento e autocuidado, né? Afinal, acreditamos que esse é o melhor caminho para nos conhecermos profundamente, sendo capazes de analisar nossas necessidades e, assim, cuidarmos de nós mesmas. Então, hoje vamos falar sobre um assunto que tem tudo a ver com isso: aromaterapia.

A aromaterapia utiliza óleos essenciais para tratar diversas questões relacionadas à saúde. Talvez você já tenha visto alguém falando sobre isso no seu feed, mas se você não sabe muito sobre o assunto, não tem problema. Nós, da Pantys, criamos este conteúdo suuper especial para você conhecer os benefícios da aromaterapia. Vamos juntinhas nessa jornada de autocuidado? <3

afinal, o que é a aromaterapia?

E se a gente te contar que os óleos essenciais já eram usados em antigas civilizações, como no Egito e na China, você acredita? Pois pode acreditar, amiga! E são esses oleozinhos que são usados na aromaterapia.

Como o próprio nome diz, a aromaterapia consiste na inalação de aromas e partículas presentes nos óleos essenciais. Assim, as diferentes partes do cérebro são estimuladas, ajudando a promover o bem-estar e a aliviar os sintomas de algumas doenças, como asma, ansiedade e depressão.

Agora que você já sabe o que é aromaterapia, vale ressaltar que ela é utilizada como terapia alternativa e não está aqui para substituir remédios tradicionais, mas para oferecer uma opção mais natural para o seu organismo. E, em alguns casos, os remédios e os óleos são usados de forma conjunta no tratamento de um paciente ;)

você sabe o que são os óleos essenciais?

Antes de desenvolver mais o assunto e falar sobre aromaterapia e como funciona esse tipo de medicina alternativa, vamos explicar um pouquinho sobre os óleos essenciais, já que eles são a base dessa aromaterapia.

Os óleos são substâncias extremamente poderosas e são extraídos diretamente das folhas, flores e talos das plantas. Ou seja, selo de 100% natural aqui, hein! Mais uma vez a natureza nos oferecendo tudo o que precisamos para nos mantermos bem <3

A gente fica até emocionada quando fala sobre a relação da natureza e a nossa saúde! Mas, voltando ao assunto, os óleos possuem propriedades terapêuticas e podem atuar diretamente em questões físicas. Além disso, eles apresentam potencial regenerador e cicatrizante. Incrível, né?

como a aromaterapia funciona?

A aromaterapia é uma medicina natural que atua de maneira preventiva e curativa. Nesse processo de autocuidado, os óleos essenciais podem ser usados de diversas formas, como na mistura com cremes e óleos vegetais usados em massagens ou por meio da inalação. Em alguns casos, as pessoas ingerem os óleos, mas ainda há uma graande polêmica sobre esse tópico.

Um dos métodos mais comuns é o da inalação, e isso pode ser feito com o auxílio de um difusor elétrico, pingando as gotas em um algodão ou usando em um colar difusor. Independentemente do método escolhido, a inalação é um processo bastante potente.

Ao inalar o aroma do óleo essencial, as propriedades caminham em direção ao sistema nervoso central em questão de segundos. Depois de chegar lá, essas informações são processadas e sinais são enviados para todo o corpo para que as ações sejam executadas. Nosso organismo é realmente muito inteligente, né? <3

Quando o óleo essencial é misturado com um creme ou outro óleo vegetal e aplicado no corpo, ele demora um pouco mais para ser absorvido, mas logo entra em contato com a corrente sanguínea e está preparado para cumprir suas funções.

confira os benefícios da aromaterapia

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre esse universo de óleos essenciais e sua aplicação, deve estar se perguntando quais são os benefícios da aromaterapia.

Bom, os benefícios são muitos e eles podem ser usados no tratamento de ansiedade, dores de cabeça, depressão, problemas respiratórios, tensão muscular, má digestão e muito mais.

Como existem dezenas de óleos essenciais — cada um com uma propriedade diferente —, a gente indica fazer uma consulta com uma aromaterapeuta ou uma naturopata. Isso porque o profissional será capaz de avaliar suas necessidades e indicar o melhor óleo ou, até mesmo, misturar diferentes óleos.

vem conhecer cinco óleos essenciais

Como a gente falou ali em cima, cada óleo tem as suas particularidades e é usado para tratar diferentes casos. Por isso, separamos cinco deles para ficar mais claro o que é essa medicina dos óleos essenciais e os benefícios.

  • lavanda: essa maravilha pode ser usada quando você estiver sentindo excesso de estresse, resfriados, dores de cabeça, problemas respiratórios e insônia;
  • alecrim: essa belezinha é indicada para quando estamos sentindo aquele cansaço mental, sabe? também pode ser usado para falta de memória, enxaqueca, dores musculares e dificuldade de concentração;
  • bergamota: está procurando o óleo essencial para ansiedade? então pode usar esse aqui! Além disso, ele é indicado para quadros de depressão, infecção de pele e má digestão;
  • jasmim: a libido tá baixa? o óleo essencial de jasmim pode ajudar com isso. Ele também é usado para problemas respiratórios, excesso de estresse, tensão muscular e depressão,
  • canela: se a cólica está tornando o seu dia mais difícil, o óleo essencial de canela pode ajudar a aliviar as dores. Ele também é usado para tonturas, irritabilidade e cansaço físico ou mental.
  • soluções naturais aquecem nosso coração <3

Ai ai, nada como os tratamentos vindos direto da natureza, né? Como você pôde ver, a aromaterapia é usada em diversas situações e ajuda a tratar muitos casos diferentes.

Ela é uma forma de autocuidado e é muito fácil acrescentar esse hábito no seu dia: basta ligar o difusor e inalar enquanto medita, trabalha ou lê um livro. Então, se você quer experimentar novas soluções, uma boa conversa com um aromaterapeuta pode ajudar ;)



últimos posts

pintar as unhas: vamos refletir sobre este hábito?

voltamos à pergunta de um milhão de reais: e por que você pinta as unhas? Precisamos bater um papo sobre autorresponsabilidade. Bora ressignificar?

ler mais >
primavera combina com nutrir a alma: listamos os alimentos sazonais da estação mais colorida do ano pra você

a natureza é perfeita. a cada estação, ela oferece alimentos sazonais que brotam do solo para nutrir nossos corpos com vitaminas e sais minerais ideais para determinada temporada climática.

ler mais >
lemos e indicamos: o livro Narrativas Negras, com biografias ilustradas sobre mulheres pretas brasileiras

trazer à população brasileira histórias de mulheres que participaram ativamente da construção política, educacional, social e cultural do país. essa é a missão do livro Narrativas Negras, vem conhecer, amiga!

ler mais >

cool. absorbing. obvious.