frete grátis acima de R$200 \o/

0

sua sacola está pelada

banho de assento: água, ervas e tempo

banho de assento: água, ervas e tempo | pantys

Parece que quanto mais o tempo passa, mais percebemos que nossas avós estavam certas sobre várias coisas. A nova era nos mostra que as coisas simples que quase esquecemos, tem um valor imenso, como por exemplo o poder das plantas que já foi muito usado por nossas ancestrais e esquecido.

Hoje vamos falar dos banhos de assentos, um ritual muitas vezes ensinado de mãe para filha, há gerações, que não envolve nada além de água, ervas e o mais importante de tudo: um tempo dedicado ao autocuidado. Um momento de relaxamento, em que nos sentamos nuas em uma bacia cheia de água e planta, exatamente como nossas sábias ancestrais. Mais que o poder da natureza, é uma oportunidade de pausarmos e darmos atenção ao nosso corpo, ao nosso útero, buscando compreender o que se manifesta por meio dessa energia tão importante. Muitos consideram que ele é o segundo coração da mulher, pois é onde abrigamos nossas energias criativas, então mantê-lo em equilíbrio nos ajuda a conquistar bem-estar como um todo.

O corpo é como nos comunicamos com o mundo externo e, especialmente por meio da vagina, temos a magia de conectar de forma profunda e fluida o que está dentro e fora de nós, por isso devemos prestar muita atenção e conhecer e amar tudo que se manifesta nesse órgão. Estamos indicando o banho de assento como um ritual complementar e jamais substitutivo da medicina tradicional, não queremos entrar no mérito dos banhos de assento para curar doenças e sim para prevenir e funcionar como um ritual de autoconhecimento.

Se algo de diferente se manifesta em nossa saúde sexual, isso pode ter raiz emocional, é nosso corpo pedindo para darmos atenção àquela parte da gente, por isso o próprio ritual do banho de assento já é muito poderoso, pois olhamos para aquela questão. 

a água - emoções à flor da pele

Devido à sua fluidez, as emoções humanas estão relacionadas com a água.Quando entramos em contato com a água, podemos sentir a purificação e termos a chance, se nos entregarmos, de sentir nossas emoções mais afloradas e calmas - sabe aquele banho que parece que fazem a gente despertar quando estamos nos sentindo mal? Ou aquela sensação de leveza pós banho de mar, ou renovação após banho em água corrente de rio ou cachoeira?

O elemento água representa nossas emoções, nosso inconsciente, em diversas culturas ele aparece como purificador e na origem da vida - o que faz muito sentido quando lembramos que o útero é um ambiente aquoso. Depois vem nosso alimento, o leite, que também é líquido.Elemento primordial, ela é considerada o ponto de partida para o surgimento da vida. Aqui no banho de assento,é como se além de nos relaxar, a água nos abraçasse e nos despertasse para a consciência do nosso corpo, do nosso sistema ginecológico. Muitas vezes ficamos muito no lado racional e acabamos deixando as emoções pra lá, e esse é um chamado para dentro, no ambiente semelhante ao de quando surgimos no mundo.

as ervas - nosso contato com a natureza

Cada planta tem suas propriedades e potencial de agir em nós de alguma forma, assim como os primeiros habitantes desse planeta faziam.A palavra Fitoterapia tem origem grega e resulta da combinação dos termos Phito = plantas e Therapia = tratamento, é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações nos tratamentos de doenças, inclusive adotado recentemente pelo SUS.

Para o banho de assento, recomenda-se escolher uma que tenha em suas propriedades aquilo que você busca. Vamos trazer alguns direcionamentos aqui, mas não existe uma regra: se não funcionar, tente outras até encontrar as que te fazem bem. Os processos de ginecologia natural dependem de muita auto-observação e um pouquinho de persistência também, mas garantimos que vale muito a pena conquistar essa autonomia.

Além disso, é preciso ser delicadas na quantidade de ervas e observar se você não possui alguma alergia. Se sentir qualquer estranhamento durante ou depois do processo, o melhor é interromper e suspender, ok?

Abaixo apresentamos algumas propriedades das ervas, mas cada organismo reage de uma forma diferente, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para a outra. Inclusive, nós recomendamos começar com acamomila, que é a mais sutil delas.

camomila: ajuda a combater os sintomas da TPM, possui ação anti-inflamatória e relaxante.

calêndula: indicada para uso pós-parto ou pós-aborto, auxilia a vinda da menstruação, possui ação cicatrizante, anti-inflamatória e antimicrobiana.

artemísia: ativa a circulação sanguínea e estimula o útero, ajuda a reduzir cólicas menstruais, problemas nos ovários, inchaços, dores uterinas e distúrbios menstruais. Não deve ser utilizada durante a gravidez e período de amamentação.

barbatimão: sua ação anti-inflamatória e cicatrizante ajuda a controlar o corrimento vaginal, atua na cicatrização de feridas, úlceras e hemorragias uterinas.

passo-a-passo

  1. Encontrar uma bacia que caiba você sentada confortavelmente dentro com a água cobrindo o umbigo, preferencialmente nova e para uso exclusivo seu. Materiais como ágata e inox são os mais indicados mas se não for possível, pode ser plástico;
  2. Lavar essa bacia com água quente antes de começar o procedimento;
  3. Fazer um chá de uma erva de sua preferência e coá-lo depois, deixando apenas o líquido, usar 6 colheres de erva seca ou fresca para cada 1litro de água;
  4. Despejar o chá na bacia e conferir com a mão se a temperatura não está muito alta;
  5. Pronto, agora é só entrar e permanecer na água até ela começar a esfriar.

Importante: O banho de assento é contra indicado para grávidas e mulheres no período de menstruação.

Dica:super indicamos para meninas que menstruaram pela primeira vez recentemente, introduzindo-a a esses processos de autocuidado e aproveitando para ter um tempo incrível com ela, transmitindo conhecimento.

Acender uma vela, colocar uma música relaxante que você gosta e separar esse tempo para ficar com você mesma e se dar amor, por mais simples que seja, qualquer ritual de amor-próprio é revolucionário! Vamos experimentar essa sabedoria das mulheres de antes de nós? Siiim <3



últimos posts

a educação inspira a evolução: 4 jovens ativistas que são o puro #grlpwr | pantys
a educação inspira a evolução: 4 jovens ativistas que são o puro #grlpwr

Neste dia dos professores e do consumo consciente, escolhemos falar sobre essas quatro jovens que, impulsionadas pela educação, se tornaram vozes fortes em movimentos por um futuro sustentável para todos.

ler mais >
manual de introdução à ginecologia natural | pantys
manual de introdução à ginecologia natural

Poderíamos dizer que a dica de leitura hoje é um manual da mulher moderna, mas é também da mulher ancestral, e esse é um ponto de partida sobre o livro: o moderno é ser ancestral, buscando alternativas simples e na natureza para nos curar.

ler mais >
outubro rosa: mulheres do futuro se cuidando no agora | pantys
outubro rosa: mulheres do futuro se cuidando no agora

Durante todo o mês de outubro, vamos doar 5% das vendas em calcinhas rosas vão para instituições que apoiam a luta e a prevenção contra o câncer de mama.

ler mais >

cool. absorbing. obvious.