Dormir sem calcinha faz bem para a saúde? Entenda | Pantys

conheça os benefícios de dormir sem calcinha

Amiga, você já se perguntou se dormir sem calcinha faz bem para a saúde íntima? Pois é, esse é um hábito simples que faz toda a diferença! Mas, se você não sabia, não tem problema.

Segundo uma pesquisa realizada pela Conecta (empresa do grupo Ibope), a pedido do laboratório Sanofi-Aventis, 42% das mulheres nunca tira a cacinha antes de dormir. Esse dado mostra que ainda temos muito a descobrir juntas, não é mesmo?

Então, hoje nosso papo é sobre calcinhas e saúde feminina o/ Sabemos que durante o dia é importante usar calcinhas tecnológicas, respiráveis e confortáveis. Entretanto, podemos dispensar a peça íntima no momento de dormir ;)

A seguir, explicamos porque dormir sem calcinha é um hábito saudável. Vem com a gente!

dormir sem calcinha é saudável

Estamos tão habituadas a usar calcinha durante todos os momentos do dia que nem consideramos a hipótese de ficar sem elas, né? No entanto, dispensar a peça durante o sono é uma boa ideia: além de fazer bem para a saúde, você vai ficar super confortável.

A região íntima fica muito abafada ao longo do dia porque, além da calcinha, muitas vezes usamos calças e outras peças de roupa que são apertadas. Quando a região fica muito abafada, cria-se um ambiente propício ao acúmulo de secreções e, como consequência, a flora vaginal fica desequilibrada.

É uma questão de saúde: se a região não for arejada, há proliferação de bactérias e de fungos, podendo resultar em candidíase e outras doenças decorrentes do desequilíbrio da flora vaginal.

Além de evitar essa situação, existem outros benefícios de dormir sem calcinha: melhora na circulação, região íntima arejada, diminuição dos corrimentos e do excesso de suor. Ou seja, só vantagens para o nosso corpinho <3

pijamas também são aliados

Como você escolhe o seu pijama? Costuma usar peças justas ou largas? Se você nunca reparou nisso, agora já tem um motivo pois dormir sem calcinha é tão importante quanto saber escolher um pijama adequado.

Afinal, se o objetivo é deixar a região íntima respirar, optar por pijamas que sejam justos e apertados não é a melhor ideia, né? Portanto, vale manter a atenção e escolher peças largas e levinhas, como camisolas, shorts e calças. Assim, você garante o conforto e ainda deixa a área arejada durante a noite.

veja o que fazer se você não gosta de ficar sem calcinha

Nem todo mundo consegue ficar sem calcinha e tá tudo bem! Se para você esse é um hábito difícil, pode começar dando preferência aos pijamas largos, já que eles são extremamente importantes para manter a região arejada.

Além disso, vale redobrar a atenção na hora de escolher a sua calcinha para dormir. Dê preferência aos modelos que não apertam e proporcionam uma boa respirabilidade, como as peças feitas de algodão e poliamida. Evite tecidos que dão alergia ou algum tipo de coceira, como acontece com algumas calcinhas de renda.

Lembre-se que dormir sem calcinha não precisa ser uma regra, se você não está confortável com isso, não há problema algum. Outros hábitos, como os citados acima, também ajudam a promover a saúde íntima feminina ;)

cuidados com a saúde íntima

Um dos principais motivos para que 42% das mulheres usem calcinha na hora de dormir é a falta de informação. Afinal, boa parte dessas mulheres admitiram que dormiriam sem calcinha se soubessem que o hábito faz bem para a saúde.

Por isso, queremos ressaltar que outros cuidados com a região íntima feminina são fundamentais, como uma higienização adequada e consultas regulares com a sua ginecologista.

A seguir, veja mais algumas dicas práticas:

  • Evite usar um biquíni úmido por muitas horas seguidas;
  • Atenção ao uso de protetores diários que abafam a região íntima;
  • Verifique se as roupas íntimas estão limpas antes de utilizá-las;
  • Veja os sinais que o seu corpo dá, como corrimentos com coloração ou odor forte,
  • Evite produtos perfumados - absorventes, papel higiênico, sabonetes e desodorante íntimo.

seguimos juntinhas na jornada do autoconhecimento

Agora não restam dúvidas de que dormir sem calcinha faz bem! Aliás, conhecer o nosso corpo e saber o que faz bem para ele é um dos maiores atos de amor que podemos ter com nós mesmas. Mas sem pressão, estamos aprendendo e descobrindo coisas novas constantemente. E vamos seguir juntinhas por esse caminho <3

conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Katia Moitta, CRM: 18521- RS

Instagram: @drakatiamoitta

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?


cool. absorbing. obvious.