Veja como parar de tomar anticoncepcional hormonal | Pantys

como parar de tomar anticoncepcional hormonal?

Muitas mulheres começam a usar métodos contraceptivos ainda na adolescência, mas, com o passar dos anos, uma dúvida pode surgir: como parar de tomar anticoncepcional hormonal?

A pílula, um dos métodos mais utilizados, foi um símbolo da revolução sexual e permitiu que nós tivéssemos um controle maior sobre nossos corpos. Entretanto, o uso massificado dos anticoncepcionais é bastante criticado atualmente e muitas mulheres buscam opções sem hormônios.

Então, o nosso papo hoje é super informativo! Reunimos as principais informações para quem quer saber como parar de tomar anticoncepcional hormonal e quais mudanças podem acontecer ao longo desse processo. Vem com a gente <3

converse com a sua ginecologista

Antes de falarmos como parar de tomar anticoncepcional hormonal, precisamos ressaltar a importância de conversar com a sua ginecologista sobre essa decisão. Assim, ela poderá indicar a melhor maneira de passar por esse processo.

A primeira pergunta que você deve fazer a si mesma é: por que comecei a usar o AC? Em geral, o método é usado como contraceptivo e há uma grande preocupação sobre como parar de tomar anticoncepcional e não engravidar.

É justamente nesse ponto que a sua gineco vai ajudar: definindo o melhor caminho a ser seguido depois de interromper o uso do ac. Para evitar a gravidez, por exemplo, você precisará escolher outro método, ainda que sem hormônios, para continuar segura.

afinal, como parar o ac

Quando falamos sobre como parar o anticoncepcional, é muito comum pensar, em primeiro lugar, na pílula. Entretanto, existem diversos métodos hormonais e vamos explicar como agir em cada um dos casos. Confira:

  • Pílula: quem toma a pílula de uso contínuo pode parar com os comprimidos a qualquer momento. Já quem opta pela pílula com pausa deve esperar a cartela terminar para parar com o ac;
  • Anel vaginal: funciona da mesma forma que a pílula. Os anéis de uso contínuo podem ser retirados a qualquer momento, enquanto os modelos com pausa devem esperar a pausa;
  • Implante: no caso do implante, é necessário realizar o procedimento para retirá-lo com o auxílio de um médico;
  • DIU hormonal: assim como o implante, é necessário agendar o procedimento para que um profissional qualificado retire o DIU com segurança;
  • Injeção: você pode parar as injeções a qualquer momento,
  • Adesivo: basta retirar o adesivo no fim da validade.

efeitos colaterais

Uma pergunta muito comum é como fica o ciclo menstrual após parar de tomar anticoncepcional. Vamos lá: a função do anticoncepcional hormonal é interromper o ciclo menstrual temporariamente: nossos ovários deixam de produzir hormônios e, como consequência, paramos de ter o ciclo (período fértil, ovulação e menstruação).

No entanto, quando paramos de tomar o ac, nossos ovários voltam a produzir hormônios e a amadurecer óvulos E com todas essas mudanças, é de se esperar que o corpo passe a funcionar de maneira diferente. Por isso, alguns efeitos colaterais são comuns. Confira:

menstruação desregulada

Essa é uma das grandes preocupações de quem pretende parar de tomar anticoncepcional, mas não há motivo para pânico: sua menstruação pode ou não ficar desregulada por um período. Na verdade, isso vai depender do corpo de cada mulher, mas não existe uma regra que diz que todas nós teremos ciclos desregulados.

Entretanto, no período pós-ac, isso pode acontecer. Afinal, depois de parar com os hormônios, o primeiro fluxo demora de um a três meses. E, depois do primeiro ciclo, você consegue observar se os demais serão regulados os irregulares por um tempo. Nessa etapa, temos uma dica: calma! Cuide do seu corpo com amor, ele ainda está se ajustando a essa nova etapa <3

oleosidade, acne e pelos

Parei de tomar anticoncepcional e estou com muita acne” é uma frase muito comum. Por isso, queremos ressaltar que é comum notar diferenças nos pelos, na pele e no próprio cheiro por causa do aumento da testosterona. Esse fator influencia a oleosidade da pele, os pelos ficam mais grossos e o nosso cheiro torna-se mais forte.

Além disso, a oleosidade da pele e a quantidade de acnes podem aumentar consideravelmente no período de três a seis meses após a pausa do AC. Isso acontece porque as glândulas responsáveis pela oleosidade estavam adormecidas e, depois de tanto tempo, retomaram suas atividades. Nesse momento, busque manter uma alimentação balanceada ;)

libido

Uma das queixas mais comuns em relação ao uso do anticoncepcional hormonal é a diminuição na libido, ou seja, no desejo sexual. Portanto, ao interromper o uso do ac, o corpo volta a ter um equilíbrio hormonal próprio e a libido é recuperada.

Isso acontece, principalmente, por causa da produção de testosterona — hormônio fundamental para a lubrificação, excitação sexual, humor e saúde como um todo.

cólica e TPM

Em geral, o uso do ac diminui as cólicas e o fluxo. Por isso, muitas mulheres se preocupam com a volta das cólicas e da TPM. Nesse caso, tudo vai depender do corpo de cada uma. É possível, sim, que as dores voltem com tudo e sejam bastante desconfortáveis. No entanto, elas também podem não aparecer ;)

Se as cólicas voltarem, vale a pena buscar soluções para tornar os seus dias mais confortáveis: desde remédios até opções naturais. A sua ginecologista poderá ajudar nesse processo.

o início de uma nova etapa <3

Agora que você já sabe como parar de tomar anticoncepcional, queremos ressaltar que essa é uma grande decisão. Por isso, é importante conversar com a sua médica durante todo o processo e compartilhar dúvidas e angústias. Além disso, se você ainda quer usar um método contraceptivo, pode optar pelo DIU de cobre e pela camisinha, por exemplo.

Essa nova etapa é uma montanha-russa do autoconhecimento e ter paciência com os nossos processos é a melhor forma de lidar com tudo isso. E, se o seu objetivo é ter uma vida mais natural, você pode adotar novos hábitos, como usar calcinhas absorventes que são muito mais sustentáveis ;)

Seguimos juntinhas nessa jornada recheada de descobertas <3

conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Katia Moitta, CRM: 18521 - RS

Instagram: @drakatiamoitta

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?


cool. absorbing. obvious.