alimentos que equilibram nosso ciclo

alimentos que equilibram nosso ciclo

Oi amigas, como estão as coisas por aí? Esperamos que bem! Buscando trazer conteúdos que contribuam para o contexto atual, hoje vamos falar de alimentação. Estamos repensando muitas coisas nesse momento e descobrindo novas formas para tudo, especialmente para cuidarmos melhor da gente mesma, e a alimentação é um ponto mais que importante para nos fortalecermos. O que colocamos para dentro da gente é transformador para nós e para o mundo, os alimentos movem nosso organismo e toda uma indústria.  

Nossa intenção é trazer sugestões de como colocar em prática coisas que nos fazem bem. Então vem com a gente, vamos recomendar os melhores alimentos para cada uma das quatro fases do ciclo menstrual. Eles ajudam a amenizar os incômodos e a potencializar o melhor de cada um desses momentos.

Ah, os conteúdos aqui embaixo foram adaptados do mais que maravilhoso, Manual de Introdução à Ginecologia Natural, da Pábla Perez San Martín, que passou quase uma década pesquisando práticas naturais de cura da saúde sexual feminina por toda a América do Sul e catalogou esses aprendizados neste livro.

Prepara o print!

fase 1: menstruação

Essa fase começa no seu primeiro dia de sangramento, no mínimo sinal de sangue que aparecer ali na calcinha, já começa a contar. Ela dura até o último dia de sangramento - a duração desse processo varia muito de mulher pra mulher, uma média de 3 a 8 dias.

principal efeito hormonal:

Aumento do LSH, que provoca o desprendimento do endométrio e leva ao sangramento.

recomendado:

Devido ao sangramento, os níveis de hemoglobina ficam baixos e, por isso, é importante consumir alimentos que contenham ferro, como verduras de folhas verdes e ovos. Para auxiliar a absorção do ferro, é bom consumi-los junto com outros alimentos com alto teor de vitamina C. Alimentos com potássio podem diminuir as contrações que geram cólicas, como laranja, alcachofra e salsinha, e outros com ômega 3, por seu efeito anti-inflamatório, como nozes e amêndoas.

melhor evitar:
Não se recomenda o consumo de banana, apesar de seu alto teor de potássio, já que é um alimento adstringente, que pode causar prisão de ventre.

Além disso, evitar os laticínios porque, em geral, produzem inchaço. O queijo também é um alimento adstringente.

fase 2 : folicular (pré-ovulatória)

Essa fase começa assim que acaba a fase menstrual, ou seja, assim que termina o último sinal de sangramento e dura até quando começamos a ovular. Aqui os ânimos começam a subir e os hormônios também.

principal efeito hormonal:
FSH e estrogênios estradiol começam a crescer para fortalecer o folículo, que é o “saquinho” que guarda o ovócito que vai virar óvulo.

recomendamos:
Alimentos que contenham estrogênios naturais, como azeite de oliva, azeitona, brócolis e ameixa. Macarrão, cereais, arroz e legumes também são recomendados, pois ajudam a controlar a serotonina (e é ela quem regula o estrogênio).

fase 3: ovulatória

E agora, na Ovulação, os hormônios continuam aumentando até chegar a um pico. O auge do LH folículo, aquele que abriga o óvulo, se romper e liberar um óvulo maduro do ovário. Esse rompimento acontece, em média, um dia depois desse pico de LH. E é exatamente isso que é a ovulação: a liberação do óvulo maduro do ovário para as trompas! Simples e poderoso.

principal efeito hormonal:
Progesterona começa a aumentar e diminui o estrogênio.

recomendamos:
Alimentos que ajudem a regular e aumentar naturalmente o progesterona, como os legumes, que contém zinco e também nozes, cereais e batatas que são ricos em B6. Além disso, abacate, óleo de milho e frutas secas também ajudam a regular o colesterol e o ciclo nessa fase.

fase 4: lútea(pré-menstrual)

Essa fase tem início com a formação do corpo lúteo, após a ovulação, e termina com a gravidez ou, como estamos considerando aqui na nossa série, com a próxima menstruação. Afinal, nosso ciclo não é só para gerar vidas, mas para nos equilibrar e liberar nossa criatividade.

principal efeito hormonal:

Aqui acontece o pico do progesterona, que pode causar retenção de água e sódio nos rins e refletir em um pequeno aumento no peso.

recomendamos:

Alimentos com ômega 3, as nozes e amêndoas são uma delícia e riquíssimas nesse nutriente. E, para evitar a prisão de ventre, recomenda-se aqueles ricos em fibras, como verduras com folhas verdes, beterraba, milho e cereais integrais.

melhor evitar:

Entre 40% e 90% das mulheres apresentam inchaços de diversos níveis durante esta fase, então é melhor evitar coisas salgadas, porque ajudam a reter líquido. É recomendado também evitar embutidos, manteiga, queijos e frituras. Ah, e dica de amiga, evitar cafeína para não aumentar o nervosismo e ansiedade, substitua por um chazinho gostoso e calmante, como camomila.

Reparou que quase todos alimentos indicados são naturais? O que faz bem pra gente é sempre muito simples e com menos interferências industriais possíveis mesmo. Sigamos, cuidando do nosso corpinho e do nosso planetinha. E, se quiser saber mais detalhadamente sobre cada fase do ciclo, o que rola com nossas emoções, a ligação com as fases da lua e as estações do ano, é só ler esse texto super incrível que fizemos aqui e mergulhar com tudo. Nele, também falamos mais desses hormônios que variam e guiam fisiologicamente nossa natureza cíclica todo mês, deixando tudo equilibradinho. Ah, e se quiser ter um mapa do seu ciclo para se conhecer melhor, aqui ensinamos a fazer uma mandala lunar, que é a coisa mais simples e incrível de fazer e pode ser ótima para esse período de autocuidado. <3



últimos posts

amiga, você conhece o afrofuturismo?

esse movimento estético, social e cultural tem o objetivo de retratar os dilemas negros e colocar em xeque eventos históricos relacionados ao racismo global.

ler mais >
aromaterapia e óleos essenciais: a cura vem da natureza

a aromaterapia utiliza óleos essenciais para tratar diversas questões relacionadas à saúde

ler mais >
a quantas anda nossa gratidão?

você sabia que a gratidão pode ser exercitada? sim! e hoje compartilhamos ideias super especiais de como fazer isso

ler mais >

cool. absorbing. obvious.