Tudo o que você precisa saber sobre sexo na gestação e pós-parto


Para muitas pessoas, o sexo na gestão e pós-parto é um assunto meio tabu. Afinal, como administrar tantas mudanças corporais, emocionais e ainda considerar o pequeno bebê. É muita coisa, não é mesmo, amiga?

Mesmo conhecendo todas as orientações médicas, algumas mulheres podem enfrentar desafios para engatar a rotina sexual. Afinal, a sexualidade não é só uma questão física, e tem muita coisa em jogo, principalmente nestes períodos tão delicados.

Se tem dúvidas sobre o tema, acredite, você não está sozinha, amiga! Pensando nisso, preparamos este conteúdo especial e completinho com tudo o que você precisa saber. Vamos nessa jornada juntas?

 

Benefícios e desafios do sexo durante a gestação

Muita gente se preocupa que o sexo na gestação possa machucar o bebê. Quem nunca, né? Por mais que esse seja um tema polêmico, está mais do que comprovado que o sexo não prejudica o mini habitante do seu útero e, inclusive, é seguro e saudável para o casal e o corpo.

Então, não há contraindicação para o sexo durante toda a gestão, até mesmo nas primeiras semanas. O bebê fica bem protegido dentro do colo do útero durante todo o tempo, portanto, não há riscos de machucá-lo durante a penetração.

Outro mito é relacionado às contrações geradas pelos orgasmos, mas elas também não afetam negativamente o bebê.

Pelo contrário, sexo na gravidez pode trazer muitos benefícios, como:

  • Ajudar a reduzir e controlar a pressão arterial;

  • Por conta do aumento dos hormônios e mais sensibilidade nas áreas íntimas, os orgasmos podem ser mais intensos!

  • Colabora para fortalecer o assoalho pélvico;

  • Melhora o humor, a conexão entre o casal e a autoestima! Tudo de bom!

 

O que você precisa ter em mente

Então, lindeza, o sexo em uma gravidez que está evoluindo de forma saudável é mais que bem-vindo.

Contudo, cada gestação é única, e é preciso falar sobre isso abertamente com o ginecologista para garantir que não existe nenhum perigo.

Isso porque em alguns casos de gravidez de risco, descolamento de placenta e outras complicações podem demandar uma interrupção na atividade sexual. Converse sempre com seu médico, combinado?

Outra questão importante é que, na gravidez, o sistema imunológico fica sobrecarregado. Afinal, o corpo está trabalhando super para gerar uma nova vida, então a gestante fica mais suscetível a infecções.

Logo, um alerta comum é o risco de contrair infecções sexualmente transmissíveis, por isso o uso da camisinha é essencial.

Outro ponto é caprichar na lubrificação e ir com calma. Durante a gestação, o colo do útero fica mais sensível e, por isso, mais favorável a lesões e sangramentos.

Então, se está evoluindo tudo normalmente com você e com o bebê e com os cuidados básicos, está tudo certo! Se joga e aproveite!

Como se adaptar para o sexo na gestação?

O sexo na gravidez vai demandar alguns ajustes na medida em que a barriga cresce. Grávidas podem ter relação até mesmo com nove meses, mas algumas posições podem ficar bem difíceis e incômodas. Nada que a criatividade não resolva!

Experimente trocar posições e achar alguma que seja mais confortável para vocês. Vale lembrar também que existem diferentes e variadas formas de ter prazer sem a penetração.

Grávidas podem se masturbar e isso é uma excelente ideia para os meses finais. Sexo oral e outras carícias também são ótimas opções!

Quanto tempo esperar para voltar à rotina sexual?

Depois do parto e da chegada do bebê, começa uma fase chamada puerpério, marcada pelo resguardo sexual. Isso significa que ter relações sexuais realmente não é recomendado nos 40 dias após o parto.

Essa recomendação médica tem uma razão de ser, amiga. Nesse período, o canal vaginal e organismo como um todo estão voltando ao normal depois da gestação.

A pele da vagina está super sensível e o sangramento pós-parto também costuma durar esse período.

Todavia, um aspecto que mais preocupa os médicos é que o colo do útero ainda não está totalmente fechado, o que deixa o útero muito vulnerável a infecções.

O puerpério é uma fase muito delicada, marcada também por muitas flutuações hormonais. Por isso, é muito importante cuidar de você e da sua mente, viu?

O tempo de resguardo é o mesmo independentemente do tipo de parto?

Sim, amore. Seja parto normal ou cesária, é preciso respeitar o resguardo sexual. No caso de cesarianas e lacerações, é mais importante ainda manter o repouso por conta das cicatrizes e da recuperação do corpo.

Cerca de seis semanas após o parto, a puérpera geralmente tem uma consulta de retorno com o ginecologista.

Nessa consulta, o médico examina e avalia como seu organismo está se recuperando. Assim, o profissional pode te dar uma orientação mais personalizada de como retomar a rotina sexual e que métodos contraceptivos tomar a partir de então, caso seja sua escolha. 😉

É possível engravidar no puerpério?

Olha, amiga, é possível sim. Por isso, não deixe de se cuidar caso queira evitar mais bebês. Um tempo após o parto, por conta da amamentação e da desregulação dos hormônios, as chances de engravidar são realmente pequenas, mas isso super pode acontecer.

Por isso, como falamos, converse com seu ginecologista sobre métodos contraceptivos na consulta de retorno.

Além disso, se seu parto foi cesárea, existe um tempo recomendado entre uma gestação e outra. Não deixe de conversar com seu médico, tá bom?

Não ter vontade de ter relações sexuais é normal?

Lindeza, a queda da libido tanto durante a gestação como no pós-parto é muito normal e comum. Não se sinta só!

Como falamos, o sexo e o desejo sexual vão além da preparação física. O mais importante, além de garantir que está tudo certo com seu organismo, é respeitar sua vontade e seu tempo.

A maternidade é uma aventura por si só. Ao descobrir estar grávida, os hormônios já entram em ação e as prioridades também mudam, não é?

Cada pessoa vai encarar essas fases de uma forma totalmente individual. Algumas vão focar mais no bem-estar do bebê, no que é preciso ajustar na vida para recebê-lo, enxoval e tudo mais.

No pós-parto, o cuidado com o bebê e a amamentação também são acontecimentos que podem desviar totalmente o foco. Isso sem contar as mudanças no corpo, que podem afetar nossa autoestima e a percepção que temos de nós mesmas.

Não tenha medo ou vergonha de ser franca com seu(sua) parceiro(a) sobre não ter vontade de transar e também não se culpe. Isso é muito mais comum do que se imagina. Se respeite, observe seu corpo e cuide de você. A libido volta quando a hora for certa. ❤️

Como reativar a sexualidade após o parto?

Sentindo-se pronta para retomar a vida sexual? Boa!

A ideia agora é tentar organizar a nova rotina com o bebê para que o casal tenha mais tempo para ficar juntinhos. Veja algumas dicas sobre isso a seguir.

Existe uma posição mais adequada para ter relação?

Não existe regra, não, amore! O importante é encontrar uma posição em que você se sinta confortável!

Dicas para o sexo pós-parto

O pós-parto, além das questões individuais de como cada um se sente, tem um pouco de perrengue. O cuidado com o bebê, as noites mal dormidas, tudo isso pode atrapalhar a rotina sexual. Mas sem pânico! Veja as dicas que preparamos para ajudar:

  • Use e abuse dos lubrificantes: os hormônios que estimulam a produção de leite podem causar secura vaginal. Por isso, conte com lubrificantes à base d’água para evitar desconfortos;

  • Capriche nas preliminares: nada melhor para reativar a sexualidade do que prolongar as preliminares e experimentar outras técnicas, como massagens;

  • Descanse: a rotina de cuidado com o bebê pode ser pesada, especialmente para quem não tem rede de apoio. Se você estiver exausta, vai ser mais difícil ter vontade e energia para transar. Peça ajuda e divida tarefas;

  • Invista em momentos íntimos: uma ideia é começar a ter mais momentos de reconexão entre o casal, não necessariamente com sexo. Isso pode incluir ver um filme, jantar, etc.

  • Procure apoio: se possível, busque alguém para ajudar durante esses momentos de intimidade. Afinal, é muito difícil alguém conseguir relaxar e se divertir com receio do bebê começar a chorar!

  • Se sentir incômodos persistentes ou dor durante a relação sexual, fale com seu médico.

Aproveite o sexo na gestação e no pós-parto com respeito e segurança

A maternidade é um período muito sensível e único; são muitas mudanças! É praticamente um renascimento. São muitas as alegrias, mas também tem desafios.

Por isso, é normal que exista medo e inseguraças em relação a temas como sexo na gestação e no pós-parto. Não se sinta sozinha ou culpada: está tudo bem ir no ritmo que você desejar. Seguindo as orientações médicas, que são importantíssimas, está tudo certo.

E continue contando com a gente nesse jornada de descobertas, hein? Estamos do seu lado! Para ficar mais segura e confortável, aproveite para conhecer a coleção de maternidade da Pantys com produtos que vão ajudar no cuidado com a amamentação e o sangramento pós-parto. ❤️

fontes:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/10/08/sexo-pos-parto-perdeu-o-tesao-saiba-por-que-e-veja-como-resgatar-a-libido.htm

https://www.uol.com.br/universa/listas/ha-risco-de-engravidar-no-resguardo-saiba-mais-sobre-o-pos-parto.htm


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer - pantys 7898679471725 calcinhaabsorvente calcinhamenstrual
azul e rosa preto azul e preto
calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer
1895 avaliações
R$ 135,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
preto
calcinha absorvente pantys & sempre livre - básica
2351 avaliações
R$ 79,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
rosa preto
calcinha absorvente fluxo leve - tanga
gotas
724 avaliações
R$ 105,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
preto e rosa rosa
calcinha absorvente fluxo moderado - comfy
266 avaliações
R$ 79,00