frete grátis acima de R$200 \o/

0

sua sacola está pelada

tempo de evolução: pantys com matéria-prima biodegradável!

tempo de evolução: pantys com matéria-prima biodegradável! | pantys

É com muito orgulho que nós damos mais um passo rumo a evolução da marca e anunciamos que a partir de agora as pantys são feitas com matéria prima biodegradável! Estamos muito felizes em compartilhar essa conquista tão importante, de respeito e responsabilidade ao meio ambiente.

Como vocês sabem, a gente adora quando a tecnologia vem para abrir espaço para relações mais positivas. Esse espírito de inovação está no DNA da marca, estamos sempre pesquisando e buscando soluções que nos ajudem a ser cada vez melhores para nós mesmas, para vocês e para o planeta. O problema de acúmulo de lixo é um dos maiores que enfrentamos hoje e Pantys nasceu pensando na raiz desse problema, em reduzir o lixo dos absorventes descartáveis (em média uma mulher gera 180kg durante a vida - já usou nossa calculadora?) e agora nos preocupamos também com o “depois”, afinal, não existe jogar nada fora, tudo se transforma em alguma coisa. E assim como incentivamos que a menstruação se torne cada vez mais um processo natural, nossos produtos agora também participam disso desse ciclo!

Por isso foi amor à primeira vista quando descobrimos e adotamos a tecnologia Amni Soul Ec, o único fio de poliamida biodegradável do mundo e para completar: de uma empresa totalmente brasileira. O uso dessa matéria-prima mantém a mesma qualidade, conforto e durabilidade das Pantys, mas com um detalhe que muda tudo: essa tecnologia permite que a peça, quando descartada corretamente, passe por uma biodegradação completa, feita por microrganismos do solo, desta maneira, o fio é totalmente eliminado do planeta. Não é incrível?

Adotamos esse fio ecológico para as calcinhas, sutiãs, biquinis e maiôs. A única parte dos nossos produtos que não é biodegradável (por enquanto) é o forro absorvente, pois ainda não encontramos uma tecnologia que alie a nossa alta absorção à biodegradabilidade. Por conta disso, nosso Shorts Dreamer é o único produto que não entra na lista de Pantys com matéria-prima biodegradável, pois grande parte dele é composta pelo tecido de absorção - mas estamos trabalhando nisso e queremos chegar lá!

uma questão de tempo

O conceito de biodegradável relaciona-se com uma decomposição mais rápida na natureza. São produtos compostos por itens orgânicos para que os agentes biológicos naturais facilitem sua degradação, evitando a contaminação do solo, dos rios, do ar, enfim, da Terra.

Para ser classificado como biodegradável e receber um certificado para isso, o critério principal é o tempo que tal material demora para ser decomposto sob certas condições. Os tecidos levam em média 50 anos para se decompor, mas podem levar até mesmo séculos. Já com a nova tecnologia de Pantys o processo é acelerado e acontece em um período total de no máximo 3 anos o material já está totalmente decomposto.

Para entender o que biodegradável significa podemos observar em 3 pontos principais: matéria-prima, tempo e descarte.

Os produtos biodegradáveis são de origem natural (geralmente plantas e animais) e sua decomposição não agrava ao meio ambiente, podendo, até mesmo, ser benéfica por ser uma forma de energia para microrganismos. Não levam décadas, apenas poucos anos para sumirem de vez do meio ambiente, desde que descartados corretamente, contribuindo para um menor acúmulo de lixo na natureza.

não biodegradáveis (sintéticos, etc)

Os não biodegradáveis são, em geral, compostos por matéria-prima artificial, sintéticos de origem do petróleo (e em alguns casos até metais pesados). Desde o seu processo de produção, liberam produtos tóxicos ao meio ambiente, poluindo o ar, as águas e o solo, e assim também acontece em sua lenta decomposição.

biodegradáveis x não degradáveis (o que é e o que não é?)

Abaixo fizemos duas listas resumo para ajudar você a entender e memorizar de vez o que é e o que não é:

características dos biodegradáveis

  • matéria-prima orgânica, natural, renovável;
  • não possuem produtos químicos que prejudicam a água, a terra e o ar;
  • se decompõem em curto espaço de tempo;
  • não geram resíduos poluentes na decomposição;
  • são consumidos por microorganismos - bactérias, fungos e algas;
  • podem se decompor por completo.

características dos não degradáveis

  • tem formulação artificial e sintética;
  • Exigem muito tempo para se decompor (décadas, séculos), mesmo se descartados corretamente;
  • não são consumidos por microorganismos no solo;
  • poluem a água, a terra e o ar, e prejudicam a vida animal na produção e na decomposição;
  • geram resíduos poluentes, muitas vezes tóxicos;
  • responsáveis pelos acúmulos nos aterros;
  • emitem gases poluentes nos aterros.

descarte

Para que suas Pantys cumpram seu papel como biodegradáveis, elas precisam ser descartadas corretamente: levadas para aterros sanitários ao final do ciclo (em média dois anos). Isso porque o processo de degradação só irá acontecer quando ela perder o contato com o oxigênio do ar e, encontrar os microorganismos embaixo do solo, eliminando o tecido do planeta. Procure os pontos de coleta que façam o descarte em aterro sanitário, ou, faça o descarte em lixo comum ou orgânico se a prefeitura ou empresas de coleta na sua cidade destinam o lixo em aterros e participe do futuro com a gente. <3

Ah, muito importante: o processo de degradação só acontece a partir do momento que ela chega ao aterro sanitário. Uma Pantys dura em média dois anos, 50 lavagens, mas isso se refere apenas às tecnologias do forro, então podemos estender ainda mais seu ciclo de vida, usando ela como calcinha normal depois disso, afinal, elas são lindas o suficiente para isso, né?

como podemos incluir ainda mais os biodegradáveis na nossa vida?

moda

A indústria têxtil é uma das que mais poluem no mundo, tanto na produção quanto no descarte, por isso é fundamental procurarmos por empresas e iniciativas que se preocupam em reduzir o impacto: seja na composição do tecido, em reciclagem, e até mesmo na reutilização dos tecidos que já existem para produção de novas pessoas. Mas a maior mudança está em nós, em um consumo mais consciente e que sigam nossa própria essência e não modas passageiras.

detergentes biodegradáveis

Os detergentes não biodegradáveis dão origem à espuma branca muito densa que se acumula em lagoas, rios e mares. O maior problema desse tipo de espuma é o impedimento à entrada de oxigênio na água, o que provoca a morte de peixes, aves e outras espécies, que dependem desse habitat. Mas, hoje em dia, diversas são as marcas que oferecem produtos de limpeza biodegradáveis e eles possuem a mesma efetividade dos outros, é uma mudança de hábito que pouco interfere na nossa vida mas muito contribui para o meio ambiente.

atenção no plástico

O plástico é derivado do petróleo e pode levar até 500 anos para se dissolver, sendo um dos maiores problemas de acúmulo de lixo no planeta. Mesmo durante a decomposição, ele se transforma em micro partículas que se acumulam na água e em animais marinhos. Então, optar por alimentos à granel, embalagens com refil e outras opções com composição orgânica ajuda e muito nessa caminhada. O canudo foi o começo da caminhada, agora continuemos expandindo essa consciência em outros hábitos.

Ações geram hábitos, que geram mudanças, que geram um novo mundo!

Uma vida mais simples, natural e orgânica é cada dia mais possível, somos donas das nossas próprias escolhas e quanto mais consciente estivermos delas, mais perto de uma vida mais simples e conectadas com nossa natureza humana estaremos. Contem sempre com a gente!



últimos posts

novembro consciente: é tempo de praticar nossos conhecimentos | pantys
novembro consciente: é tempo de praticar nossos conhecimentos

Hoje listamos 5 passos para atravessarmos esse mês cheio de promoções com a plenitude de uma mulher do futuro, que escolhe as empresas com as quais se envolve com consciência.

ler mais >
período fértil: a fase mais alto astral do nosso ciclo | pantys
período fértil: a fase mais alto astral do nosso ciclo

Nosso corpo nos envia vááários sinais de que está ovulando e, quando aprendemos a ler essas mensagens, temos o poder de viver da melhor forma possível essa fase que é pura vida e alto astral.

 

 

ler mais >
obrigada, corpo meu! | pantys
obrigada, corpo meu!

E se a gente experimentasse recuperar um pouco a visão de criança de que o corpo é um instrumento que nos ajuda a viver o que queremos? Hoje fazemos uma verdadeira viagem de volta para o futuro.

ler mais >

cool. absorbing. obvious.