Síndrome do choque tóxico: tudo o que você precisa saber

Amore, você já usou absorvente interno para a menstruação? Mesmo sendo seguro e uma das opções mais populares para absorver o fluxo, esse método fica em contato com uma parte bem sensível do corpo e, por isso, precisa de cuidados especiais para evitar problemas - como a síndrome do choque tóxico! 😯

Não é que os absorventes internos em si causem doenças, chuchu. A questão é que usar esses acessórios sem a devida atenção pode aumentar as chances de infecções e complicações perigosas. Por isso, se quiser uma rotina menstrual segura, é importante entender como isso acontece e saber os passos para evitar. Vem entender!

O que é a síndrome do choque tóxico?

A síndrome do choque tóxico, ou SCT, é uma doença rara e grave que chega de repente e pode afetar o corpo inteiro. Ela é causada pela infecção por uma bactéria e desencadeia uma verdadeira cascata de sintomas que podem ser até fatais!

Um dos motivos mais conhecidos para essa síndrome é o mau uso dos absorventes internos. Manter esses acessórios no corpo por várias horas seguidas sem trocar e deixar o sangue acumulando é a receita certa para aumentar o risco. ⚠️

A composição dos absorventes internos tradicionais, cheia de corantes, fragrâncias, fibras sintéticas e outros materiais que mexem com o equilíbrio da região íntima também pode colaborar para uma SCT. É uma combinação perigosa, amiga!

O que causa a síndrome do choque tóxico?

Mesmo em um corpo saudável, todo o organismo é cheio de bactérias e outros microrganismos que participam de funções importantes para a sobrevivência. Não é diferente com a pele, as mucosas e a vulva, sabe?

Geralmente, a quantidade desses seres pequenininhos é muito bem controlada. Mas quando algo afeta as condições do sistema, como manter um absorvente sujo parado por muito tempo na vagina, eles começam a multiplicar rápido demais!

Daí, junto do número de microrganismos, cresce também a quantidade de toxinas que eles soltam. E quando isso acontece com um grupo específico de bactérias e chega até a corrente sanguínea, o organismo pode desenvolver a SCT!

A síndrome do choque tóxico pode surgir em vários contextos. Além do uso dos absorventes internos, esses microrganismos podem se espalhar depois de cirurgias, em machucados, no pós-parto ou até depois de operações no nariz com feridas mal cuidadas, hein?

Basta um desequilíbrio no controle das bactérias naturais para correr o risco dessa doença se manifestar e trazer um monte de sintomas para o corpo inteiro. 😷

Síndrome do choque tóxico: sintomas e sinais de alerta

Depois que a SCT se instalou na corrente sanguínea, os sinais costumam aparecer e piorar bem rapidinho. Os sintomas variam bastante em cada organismo e dependem do tipo de bactéria que causou a infecção, mas alguns são mais comuns.

  • Febre alta e contínua (39 a 40,5 graus);

  • Erupções cutâneas (caroços, feridas ou manchas vermelhas);

  • Pressão arterial baixa;

  • Diarreia;

  • Inchaço;

  • Descamação da pele, principalmente nas palmas das mãos e solas dos pés (depois de 3 a 7 dias da infecção).

Com o tempo, os sintomas podem aumentar e atingir os órgãos internos, como os rins, o fígado, o coração e o pulmão. Daí, é normal que a pessoa doente sinta dificuldade para respirar, o coração acelerado e muitas dores musculares.

Se o tratamento não chegar a tempo, a síndrome do choque tóxico pode prejudicar o funcionamento dos órgãos, causar delírios, evitar que sangramentos sejam controlados e até ser fatal.

Por isso, caso note qualquer um desses sintomas após cirurgias ou de usar absorventes internos, é importante consultar um médico, viu, bonita? É ele quem vai recomendar o melhor tratamento, como a limpeza da infecção ou antibióticos.

Como prevenir a SCT durante o período menstrual?

A boa notícia é que dá para absorver a menstruação de um jeito seguro, prático e confortável ao mesmo tempo que você previne a SCT. É só tomar alguns cuidados na rotina de uso e higiene, sempre com atenção às respostas do corpo:

  • Lave bem as mãos antes de tirar ou colocar os absorventes;

  • Evite usar absorventes íntimos internos superabsorventes;

  • Saiba quanto tempo pode ficar com OB e os outros modelos de absorvente interno e respeite o limite para as trocas (o ideal é não ultrapassar 8 horas);

  • Conheça seu fluxo e evite deixar o sangue acumulado por muito tempo;

  • Conheça os sintomas da SCT e fique de olho em qualquer sinal;

  • Alterne o uso de absorventes internos com métodos absorventes externos;

  • Se você já teve a síndrome, evite usar qualquer tipo de absorvente interno por, pelo menos, 4 meses;

  • Escolha métodos que respeitem a saúde íntima.

Como escolher produtos menstruais seguros?

Chuchu, uma dica para acertar na hora de escolher os absorventes e outros itens menstruais é conhecer direitinho o que você está levando para casa. Dê preferência para produtinhos:

👆 Clinicamente aprovados;

❎ Sem fragrâncias artificiais;

🌬️ Que deixam a região íntima respirar e evitam umidade;

🌷 Que respeitam a acidez natural da vulva e vagina;

🌱 Feitos de materiais naturais, como o algodão;

🌎 Sustentáveis e ecológicos (essa é para o bem do planeta e da natureza!).

Calcinhas absorventes: aliadas na prevenção da SCT

Uma opção legal para você conseguir todas essas vantagens — e muito mais ao mesmo tempo — é escolher uma calcinha absorvente menstrual. Ela parece uma roupa íntima comum, mas tem um montão de benefícios para o seu ciclo!

Como esse é um método externo e livre de substâncias químicas nocivas, não aumenta as chances de desenvolver uma síndrome do choque tóxico e traz todo o conforto que você precisa durante o período. É só vestir e aproveitar!

Os modelos Pantys são feitos de tecidos clinicamente testados e hipoalergênicos, ou seja, que evitam coceiras e alergias. São 3 ou 4 camadas com acabamento fofinho que absorvem todo o líquido sem agredir o equilíbrio da região íntima. ☀️

Eles estão disponíveis em vários tamanhos e modelos para você escolher o que mais se ajusta no seu corpo, como as hot pants e cuecas de cintura alta, as tanguinhas, os fio dentais e as versões com renda para dar um toque sexy.

Essas calcinhas absorventes menstruais também são muito fresquinhas e respiráveis, o que evita que a pele fique muito quente ou úmida. É uma força a mais para evitar infecções e desconfortos, sabe?

Sem falar que você pode lavar a Pantys e reutilizar até 100 vezes. Não precisa comprar outra e nem jogar fora depois que encher. Bom para você e bom para a natureza!

 

Quando procurar orientação médica?

Os sintomas da síndrome do choque tóxico aparecem e evoluem muito rápido. Para você ter uma ideia, depois de, no máximo, 7 dias de infecção, a pele do corpo já pode começar a se desprender e descamar!

Por isso, amore, é super importante conversar com um médico assim que perceber sintomas que podem estar relacionados com a SCT. Por exemplo, caso tenha febre alta e machucados na pele após usar absorvente interno, corre pedir ajuda!

Se você tem doenças crônicas, como diabetes, problemas no coração ou usa medicamentos de imunossupressão, é ainda mais importante ficar de olho nos sinais e consultar um especialista para investigar qualquer suspeita.

Os sintomas da SCT também podem aparecer depois de cirurgias e no pós-parto, independente do uso de absorventes internos. Esses momentos são delicados e devem ser acompanhados de perto para diminuir as chances da doença.

Ah, manter os cuidados e a preocupação são importantes mesmo para quem já teve essa síndrome. Até porque a chance de acontecer de novo é bem alta!

Dúvidas e respostas sobre a síndrome do choque tóxico

Muitas informações importantes, né? E agora que você já sabe o que é síndrome do choque tóxico, pode aproveitar para esclarecer mais algumas dúvidas essenciais para manter a saúde dentro e fora do período menstrual!

Como saber se tem um absorvente interno dentro de mim?

Quando bater a dúvida se você tirou ou não o absorvente interno, o primeiro passo é checar se dá para sentir o acessório na vagina. Com as mãos limpas e em uma posição confortável, é só colocar o dedo lá dentro para procurar o absorvente.

Se quiser, outra dica é usar um espelho para facilitar a visualização.

Caso não sinta nada, vale a pena prestar atenção nos sinais que a região passa nas próximas horas. Notou algum odor ou corrimento diferente? Então, pode ser que tenha deixado o absorvente dentro de você!

Cólicas e pressões no abdômen também podem acontecer nesse caso.

Daí, se não conseguir tirar, pode procurar um médico, explicar a situação e pedir ajuda para remover do jeito certo.

Quais são os fatores de risco para desenvolver SCT?

Alguns dos fatores de risco para a síndrome do choque tóxico são:

  • Infecções pré-existentes na pele, área íntima ou corrente sanguínea;

  • Uso de absorventes internos durante a menstruação;

  • Uso de superabsorventes (modelos com alta capacidade de sucção);

  • Presença de ferimentos na pele;

  • Histórico de SCT;

  • Diabetes;

  • Alcoolismo;

  • Imunossupressão.

Absorvente interno e síndrome do choque tóxico: qual é a relação?

O mau uso dos absorventes internos e os materiais que formam esses acessórios podem causar um desequilíbrio na área íntima, estimular o crescimento das bactérias causadoras dessa doença e aumentar as chances de desenvolver SCT.

A SCT é uma condição fatal?

A STC pode ser fatal. O risco de mortalidade varia entre 3% e 60%, dependendo do agente causador e do tratamento.

Qual é o melhor absorvente para evitar a STC?

Lindeza, a STC é uma doença séria que pode afetar bastante o organismo, né? O melhor jeito de evitar as consequências é prevenir a infecção escolhendo hábitos de higiene saudáveis e métodos absorventes seguros, como a calcinha menstrual!

Esse acessório é a melhor opção para manter a área íntima fresquinha, seca, protegida e equilibrada durante o período, sem perrengue durante os dias de fluxo.

Vale a pena apostar na segurança da calcinha absorvente Pantys para prevenir a SCT e ter uma rotina mais confortável durante a menstruação! 🌻

 


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer - pantys 7898679471725 calcinhaabsorvente calcinhamenstrual
azul e rosa preto azul e preto
calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer
1895 avaliações
R$ 135,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
preto
calcinha absorvente pantys & sempre livre - básica
2351 avaliações
R$ 79,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
rosa preto
calcinha absorvente fluxo leve - tanga
gotas
724 avaliações
R$ 105,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
preto e rosa rosa
calcinha absorvente fluxo moderado - comfy
266 avaliações
R$ 79,00