O que são os diferentes cheiros ao longo da menstruação?

entenda com a Pantys o motivo da menstruação com odor forte

Você já sentiu um cheiro forte na sua menstruação? Achou que ela estava com mau cheiro? Em casos específicos pode ser que isso signifique sim um sinal de alerta. Porém, mantenha o coração calmo, pois na maioria das vezes não há motivo para preocupação. Assim como em diversos assuntos, o odor menstrual também segue um padrão social que diz que uma menstruação saudável não tem cheiro forte.

Quando ouvir algo do tipo, lembre-se: vaginas não tem e não devem ter cheiro de rosas do campo, isso não existe. O odor vaginal é normal, e faz parte de um ciclo saudável. Mas e na menstruação? Bom, existe uma diferença entre os odores naturais do organismo, e um mau cheiro durante a menstruação. É super importante conhecer o próprio corpo para notar possíveis diferenças <3

Cada pessoa possui um padrão menstrual próprio. E assim, podem haver variações no tempo de intervalo entre os sangramentos, na duração do período menstrual, na intensidade do fluxo e até mesmo na cor do sangue. Mas nenhum desses pontos indica necessariamente um problema, especialmente se acontece em apenas um ciclo, sem se repetir.

Essas alterações podem ocorrer em função de alguma mudança hormonal, funcional, ou orgânica. Portanto, se você já notou uma inconstância entre as mencionadas em sua menstruação, continue a leitura e acompanhe as possíveis causas e formas de tratamento que vão te auxiliar no próximo passo.

Qual o cheiro normal da menstruação?

O sangue menstrual possui um cheiro específico – e muito característico, inclusive –, parecido com o odor de ferro. Lembrando que esse cheiro se deve ao processo de descamação do endométrio e todo o preparo e nutrientes que ele recebe para conseguir gerar uma vida nova durante a gravidez. Ou seja, existe sim um cheiro, com um histórico, mas ele não é desagradável e nem forte para nos causar desconfortos.

O que pode causar a menstruação com odor forte?

Ao entrar nesse assunto é importante salientar que os odores da vulva não devem ser temidos. A sociedade como um todo já impõe isso com seus padrões utópicos, e é muito importante para nós, pessoas que menstruam, olhar para isso com outros olhos. Sem a interferência desses preconceitos.

O temor e a rejeição de odores naturais só dificulta a construção de uma relação que deveria ser de carinho e cuidado com nosso corpo e seus ciclos. Inclusive, a Pantys possui um post que foi desenvolvido para que você entenda mais sobre o sangue menstrual e seus sinais. Você pode acessá-lo para se aprofundar no assunto.

Como vimos, o comum é que a menstruação exale um odor semelhante ao de ferro no sangue. Quando alguma coisa muda, e foge ao usual do ciclo, isso pode estar relacionado a infecções, ou hábitos que prejudicam a saúde da mulher, como higiene íntima realizada de forma inadequada, ou ainda, a demora para trocar de absorvente.

Essa é uma das causas simples e recorrentes para o odor desagradável na menstruação. O que ocorre em função de reações entre os químicos dos absorventes e o sangue menstrual, que ocasionam o aumento de microorganismos que causam o mau cheiro.

Por isso, se você ainda usa absorventes descartáveis, é super importante se atentar no intervalo de trocas. A saúde da sua rotina menstrual merece uma atenção especial, é por isso que a pantys desenvolve produtos tecnológicos voltados para o bem estar e saúde de quem menstrua.

De modo geral, é indicado, que após a constatação e permanência da menstruação com cheiro forte de ferro, procure um especialista ginecologista. Especialmente se os odores vierem acompanhados de outros sintomas, o que pode indicar uma infecção.

Como tratar o odor diferente durante a menstruação?

Falando sobre as possíveis formas de tratamento, isso vai variar conforme as causas e sintomas. Se você não possui outros sintomas acompanhando a menstruação com mau cheiro, vale tentar mudar os hábitos de higiene íntima, e observar o que muda. Isso inclui desde testar protetores menstruais reutilizáveis –que também precisam ser trocados com frequência–, e calcinhas menstruais, até mudanças de hábitos na higiene.

Produtos reutilizáveis respeitam mais o corpo feminino e também o meio ambiente. Além de colaborarem com a quebra de tabus com a menstruação, são mais saudáveis e responsáveis.

Durante o banho, o mais indicado na hora de limpar a vulva é optar por sabonetes neutros e sem fragrância, caso você prefira usá-los. Se não, com o auxílio dos dedos para higienização somente água é o suficiente para a limpeza interna da vagina. Afinal, essa é uma região autolimpante que pode ter seu pH natural afetado com o uso de sabão. Às vezes a gente complica o básico, né amiga?

Além disso, um hábito que é sempre recomendado e vale a pena relembrar é a liberdade da ppk. Sempre que possível deixe ela respirar! Durma com ela livre de roupas, e opte no seu dia a dia por roupas mais leves, soltas e de tecidos menos sintéticos.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog para ficar por dentro de conteúdos sobre feminismo, empoderamento, aceitação e menstruação. Aproveite e confira também o nosso post que fala sobre as cores da menstruação e os sinais do seu corpo!


deixe um comentário

os comentários serão aprovados antes de serem exibidos, ok?


últimos posts

a mudança é coletiva
a mudança é coletiva

o que vem na sua mente quando você pensa em CLIMA? A crise climática tem um impacto global, mas já pode ser sentida a nível local! Precisamos nos engajar na luta socioambiental e fazer algo para mudar essa realidade.

ler mais >
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino? | pantys
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino?

Hoje vamos embarcar juntas no mundo dos negócios e mostrar que mesmo diante de tantas injustiças as mulheres continuaram na batalha e garantiram muitas conquistas e direitos. Ficou curiosa? Então, vem com Pantys! <3

ler mais >
como conquistar a independência financeira feminina? | pantys
como conquistar a independência financeira feminina?

Você já sonhou ou sonha em conquistar a sua independência financeira? Isso mexe com crenças e valores sobre dinheiro, trabalho, prosperidade, e por isso é muito importante discuti-lo. Vem com a gente! <3
ler mais >

cool. absorbing. obvious.

estamos adicionando
pantys na sacola...