frete grátis nas compras acima de R$200 ♡ siiim, por nossa conta!

0

sua sacola está pelada

meninas informadas crescem mulheres confiantes

meninas informadas crescem mulheres confiantes

dúvidas e desafios da primeira menstruação

Como lidar com tanta novidade que vem junto com a primeira menstruação? Reunimos aqui algumas das principais dúvidas que surgem e, para sermos bem sinceras, muitas de nós também não sabemos porque não fomos de fato iniciadas - a menstruação apenas aconteceu e seguimos aprendendo na prática, por isso, vamos juntas, todas nós.

Entender o que acontece dentro de nós é importante para entendermos a raiz de tudo e aceitarmos com mais paz esse processo tão lindo que é a menstruação.

Reunimos os principais medos e desafios para passar por essa fase tão intensa de forma mais tranquila e confiante nesse corpinho que é pura magia. Vamos lá?

por que menstruamos?

É um processo natural de amadurecimento do corpo, os hormônios começam a circular e estimulam o sangramento mensalmente; além do fisiológico, é um sinal tangível da nova fase que está por vir, de amadurecimento como um todo. O corpo começa a ter novos aspectos e um universo novo se abre, deixando para trás muitas coisas da infância, e assim é por toda a vida e a menstruação é um marco físico e decisivo. O sangue da menstruação é composto por pedaços da camada interna do útero (endométrio) que começa a descamar para dar lugar a uma camada novinha em folha. Ao começar a menstruar, a mulher pode não apenas gerar uma vida, mas gerar novas ideias e formas de ver a vida a cada mês.

é pra sempre ou acaba?

Acaba sim, mas o segredo é não não ter pressa, a natureza é perfeita e sabe o momento de introduzir cada fase. Tudo tem seu tempo. O fim da menstruação acontece geralmente entre 40 e 60 anos e é chamado menopausa, até lá tem muita vida pra viver, então acolha esse processo natural como uma dádiva, uma chance de se renovar todos os meses.

dura quantos dias?

Geralmente entre 3 a 8 dias, no começo podem ser ainda mais do que isso, pois tudo ainda está se ajustando no corpo, mas logo seu padrão se estabelecerá. O sangramento é apenas uma parte do ciclo, que tem quatro fases que regem nossas emoções e criatividade (falamos mais sobre isso aqui) e cada mulher tem um intervalo único entre uma menstruação e outra, esse intervalo é o que chamamos de ciclo. Fica tranquila que ainda vamos falar muito sobre isso aqui no Blog <3

como saber o dia da menstruação?

No começo é difícil saber exatamente o dia, pois o corpo ainda está se adequando aos hormônios da maturidade, mas com o tempo cada mulher estabelece um ciclo padrão, ou seja, um espaço de dias que se repete todo mês entre uma menstruação e outra. A melhor maneira de saber é anotar o primeiro e o último dia do sangramento, e depois no próximo mês comparar qual foi o intervalo. Uma boa dica aqui para fazer isso é a mandala lunar, ou aplicativos de celular, em que você escreve não apenas os dias da menstruação mas como se sentiu em cada ciclo, um grande exercício para você se conhecer melhor. Conheça aqui alguns App’s que recomendamos, mas já adiantamos que o Clue é o preferido! De toda forma, é bom sempre ter uma Pantys quando estiver perto do dia de menstruar, assim você fica mais segura se acontecer.

vazamentos: constrangimento?

Não deve existir uma mulher nesse mundão que nunca teve que lidar com vazamentos, isso porque no começo a gente ainda não sabe a hora certa de trocar, só testando e experimentando que a gente descobre como funcionam os métodos de absorção. Nossa dica ao usar suas pantys é: o ideal é você se sentir sempre sequinha, caso sinta que está começando a ficar molhada, é porque o tecido não está mais absorvendo, então está na hora de trocar. E, se você não estiver em casa, é só usar a bolsinha que criamos para guardar pantys usada! Maaaaas, caso ocorra e as chances são grandes (até mesmo para mulheres adultas, acredite), leva numa boa, é um processo natural do corpo e quanto mais naturalizarmos isso, mais tranquilo vai ser. Lembre-se sempre que não tem nada de errado e leve numa boa, rindo de você mesma e claro, pedindo aquela ajudinha para uma amiga.

tem que parar de praticar esportes?

Jamais! Aliás, não tem que parar de fazer nada, o máximo que pode acontecer é um período de adaptação no começo. Ainda mais se você estiver usando suas pantys, que são puro conforto e te dão flexibilidade e segurança, diferente dos absorventes externos tradicionais (que acabam saindo do lugar e tem mais chance de vazar). O que pode acontecer é de você sentir cólicas ou menos disposição nesse período, mas se tiver pique, segue firme, porque o exercício físico traz muuuuitos benefícios pra fase menstrual pois libera hormônios do bem-estar, aumentando não só a disposição, mas também a alegria, podendo até diminuir as cólicas. Então a dica é: siga em frente.

as famosas cólicas

As cólicas menstruais acontecem porque o útero está contraindo para expulsar a menstruação e por isso sentimos essa dorzinha incômoda. E por conta desse movimento, pode acontecer também de soltar o intestino. É incômodo quando essa dorzinha vem? Sim, é, mas podemos enxergar como uma renovação completa em que você está eliminando tudo que não precisa. A menstruação é um chamado para o mundo interior, então se tiver a possibilidade de fazer pausas e dar atenção para seu corpo, ele agradece. Chazinho quente e compressa na região do abdômen também aliviam a dor - mas se estiver muito intensa, não deixe de procurar sua ginecologista!

o crescimento para depois da primeira menstruação?

Até quando meu corpo vai continuar mudando? Bom, para ser mais exata: para sempre, pois isso depende muito da alimentação, da prática de exercícios e das nossas emoções. Falando mais especificamente sobre altura, crescimento dos seios, pêlos e outros desenvolvimentos externos da puberdade feminina, não existe uma idade ou tempo exato de desenvolvimento, mas relaxa, o importante é viver cada fase, cada partezinha do corpo mudando e dar as boas vindas, mantendo sempre em mente que todos os corpos e alturas são perfeitos e fazem você única - xô padrões!

chocolate cura TPM?

Ai essa vontade que dá de devorar um chocolate, parece que é só chegar perto da menstruação que ela aumenta! Mas isso tem uma explicação, acontece que quando estamos menstruadas existe uma pequena queda dos níveis de magnésio e de um hormônio chamado serotonina, responsável pelo nosso bem-estar e alegria. Tá, mas e daí? Bom, a questão é que para produzir mais serotonina, o corpo precisa de uma substância chamada triptofano que é encontrada adivinha onde? No cacau. Nosso corpo é muito sábio e quando sente a falta de algum nutriente, a tendência é sentirmos desejo pelos alimentos que possam substituí-lo ou estimular sua produção. Mágico, né? Além disso, o chocolate é rico em ferro, que também pode baixar durante a menstruação (causando até anemia em algumas mulheres), ou seja, ele parece perfeito, né? Mas não é bem assim não. A maioria dos chocolates não tem muito cacau, são compostos por açúcar e gordura, então a primeira dica é tentar consumir chocolates com maior nível de cacau e de forma bem moderada. Podemos também ajudar o nosso organismo, comendo outras coisas que tenham essas substâncias como: uva, banana e castanhas de caju e do pará.

acne, as espinhas e cravos: como lidar?

Essas lesões são causadas pelo entupimento dos poros da nossa pele, ou seja, os pequenos buraquinhos por onde saem o suor e os pêlos. E o que causa esse entupimento é o sebo, produzido pelas glândulas sebáceas. Ele age como um lubrificante natural da pele (semelhante à cera das plantas), mas quando este sebo fica preso na base do poro, pode causar cravos e espinhas, podendo ser um lugar perfeito para que bactérias se multipliquem. A maior dica é manter a pele limpa, mas sem exagerar, lavando duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir, e não espremer - a gente sabe que é difícil, mas é muito importante para evitar cicatrizes. Mas se não resistir mesmo, primeiro higienize a pele e use dois cotonetes em vez dos dedos e unhas - já que nossas mãos estão cheias de bactérias. Para evitar o aparecimento de cravos e espinhas, evite o consumo de doces e alimentos ricos em gordura, e invista em uma alimentação rica em verduras e frutas, pois esses alimentos contêm vitaminas e sais minerais que atuam equilibrando nossa pele. Além disso, é só uma fase e vai passar, a não é isso que te faz mais ou menos bonita, é apenas uma expressão das mudanças pelas quais você está passando.

Conhece alguma menina que está nessa fase? Manda esse texto pra ela!

Ele pode parecer simples pra gente que já sabe, mas pode ajudar uma garota e transformar o medo em confiança, criando uma geração mais bem informada sobre o que acontece dentro de nós. Uma menina que se conhece cresce uma mulher confiante de todo seu poder e sua beleza. Vamos juntas?

coragem.amor.pantys



últimos posts

para você, o que realmente significa namorar?
para você, o que realmente significa namorar?

Relacionamento é comunicação e só assim podemos evoluir nessa vida. Namoro é uma das formas de relacionamento, mas será que ainda namoramos como antigamente, quando o termo foi criado? <3

ler mais >
o lado vermelho dos contos de fada
o lado vermelho dos contos de fada

Os contos de fada apresentam diversos símbolos do feminino que levam as protagonistas a uma nova fase da vida, mais madura, deixando o universo infantil para trás. Exatamente como o quê? A menstruação.

ler mais >
dia internacional da menstruação
dia internacional da menstruação

Hoje, no Dia Internacional da Menstruação, anunciamos uma parceria que aconteceu num clima de pura sororidade: Pantys + Sempre Livre, onde passado e futuro se encontram para aprender um com o outro e construir um presente mais que brilhante para todas nós!

ler mais >

cool. absorbing. obvious.

qual é o meu tamanho?