"King Richard: Criando Campeãs" - o filme que você precisa assistir

"King Richard: Criando Campeãs" - o filme que você precisa assistir

mulher lendo livro com cabelos enrolados em uma toalha

Inspirado em uma história real, "King Richard" é um filme que conta ao público como Richard Williams, pai das famosas tenistas Venus Williams e Serena Williams, criou e educou essas campeãs no decorrer da infância. Richard foi um dos grandes responsáveis por treinar e incentivar as irmãs à carreira de atletismo. Antes mesmo das meninas nascerem, ele chegou a traçar um plano junto com a sua esposa, Oracene Williams, onde por meio de 78 páginas eles delinearam os sonhos e etapas a serem seguidos pela dupla em cada fase da vida, para assim atingirem trajetórias profissionais de muito sucesso. O trabalho duro e determinado de Richard com as filhas fica muito claro e presente no decorrer de todo o filme. 

Venus Williams 

A atleta de 41 anos começou sua trajetória no esporte em 1984, aos 4 anos de idade, treinando em quadras de tênis de parques públicos na cidade de Compton, junto de seu pai. Aos 10 anos de idade, Venus entrou na sua primeira academia de tênis, e a partir daí, não demorou muito tempo para que o grande público, ou até mesmo para que outros treinadores descobrissem o seu talento. 

Ela foi a primeira mulher afro-americana da era dos abertos a ser ranqueada como a nº 1 do mundo. Além de ganhar cinco vezes durante a sua carreira um dos prêmios mais importantes para o universo do tênis, o prêmio Wimbledon. Venus chegou a romper inúmeras barreiras no esporte e trouxe muitos pioneirismos cruciais para uma tenista negra, abrindo portas e tornando muitas oportunidades possíveis para toda uma geração de mulheres que viriam a seguir. 

Serena Williams

Enquanto que a irmã, Venus, se profissionalizou no esporte mais cedo, aos 14 anos, Serena não demorou muito mais para dar o pontapé inicial na profissão também. Apenas dois anos depois do primeiro grande contrato profissional de Venus, Serena já entrou oficialmente para o circuito. Atualmente, aos 40 anos, a tenista já soma em sua carreira mais de 23 vitórias como campeã no Grand Slam. Além disso, é considerada por muitos especialistas da área como uma das maiores jogadoras da história do esporte. 

"Ser número 1 é ótimo, mas lutar pela próxima geração é melhor ainda"

A premissa básica de qualquer esporte é a ideia de ganho e perda. Sendo assim, é muito fácil e perigoso cair nesse lugar de superação, deixando de levar em conta todo o contexto e as dificuldades que permeiam a vida dessa pessoa. Mas nesse filme, apesar de alguns clichês esportivos, existe um convite de reflexão diferente. Em primeiro lugar, ensina que paciência, família e educação vem antes do sucesso. A história também mostra uma das primeiras partidas de Venus com uma das maiores tenistas daquela época, e apesar de Venus não sair vitoriosa da partida em si, o filme retrata esse episódio com alguns aprendizados, sendo que o principal deles é que aquela partida tinha sido sim uma vitória para ela. A partir daquele momento ela começa a perceber algo muito importante (e que claro, é um aprendizado para a vida toda): as vitórias são importantes, mas muito mais importante do que isso é a dedicação, paciência, aprendizado, e resiliência no decorrer do jogo (tanto dentro da quadra, como na vida.) Esse é o filme certo para já ficar inspirada no começo do ano. Então assista, compartilhe com sua rede, discuta com amigas, converse sobre com colegas. Vamos juntas? :)


deixe um comentário

os comentários serão aprovados antes de serem exibidos, ok?


últimos posts

a mudança é coletiva
a mudança é coletiva

o que vem na sua mente quando você pensa em CLIMA? A crise climática tem um impacto global, mas já pode ser sentida a nível local! Precisamos nos engajar na luta socioambiental e fazer algo para mudar essa realidade.

ler mais >
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino? | pantys
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino?

Hoje vamos embarcar juntas no mundo dos negócios e mostrar que mesmo diante de tantas injustiças as mulheres continuaram na batalha e garantiram muitas conquistas e direitos. Ficou curiosa? Então, vem com Pantys! <3

ler mais >
como conquistar a independência financeira feminina? | pantys
como conquistar a independência financeira feminina?

Você já sonhou ou sonha em conquistar a sua independência financeira? Isso mexe com crenças e valores sobre dinheiro, trabalho, prosperidade, e por isso é muito importante discuti-lo. Vem com a gente! <3
ler mais >

cool. absorbing. obvious.

estamos adicionando
pantys na sacola...