Depilação íntima: liberdade para dizer sim ou não

depilação íntima e higiene não andam de mãos dadas

depilacao-intima-calcinha-absorvente-pantys

Apesar de ser uma pauta bastante atual, a história da depilação é antiga. A prática era adotada na Grécia, no Egito, no Oriente Médio e até mesmo nas Américas pelos povos nativos. Entretanto, a depilação íntima passou a ser um hábito praticado pela maioria apenas nos tempos modernos, mais especificamente a partir dos anos 90.

Mergulhando um pouquinho mais na história, é possível relacionar a depilação com a mudança nas vestimentas. Saias mais curtas e roupas de banho deixaram a pele feminina em evidência, e não demorou muito para a depilação passar de exceção à norma.

Hoje em dia, há um grande debate sobre a relação entre depilação, higiene, estética e pressão social. E, antes mesmo de começar nosso bate papo, queremos te dizer: amiga, liberdade não é apenas poder dizer “sim” para tudo, mas conseguir falar “não” sem ser julgada.

Para que a depilação íntima seja realmente uma escolha, é importante que possamos dizer “não” para ela sem recebermos olhares tortos da sociedade. Então, amiga, saiba que você é livre para se depilar ou não.

Por mais que ainda exista tabu neste assunto ou questões impostas pela sociedade, você é dona do seu corpo e das suas escolhas <3 Vamosjuntinhasconversar mais sobre depilação?

depilar a região íntima é mais higiênico?

Não! Há quem defenda com unhas e dentes que a depilação nas partes íntimas é necessária porque aumenta a higiene. Contudo, antes de mais nada, devemos lembrar que a higiene está relacionada com a limpeza da região íntima. Pelos não são sujos, amiga, eles são sinônimos de proteção. <3

Então, a relação entre depilação e higiene é equivocada. Uma pessoa que retira todos os pelos, mas não faz uma boa higiene íntima pode apresentar odores desagradáveis, por exemplo.

Seguindo essa linha de raciocínio, é importante lembrar que, muitas vezes, cheirinhos fortes estão relacionados com uma infecção vaginal e não têm naada a ver com os pelos da região. Já fica a fica: se perceber um odor diferente, vale a pena marcar uma consulta com a ginecologista para investigar a questão. ;)

5 métodos de depilação íntima

Independentemente da sua escolha de depilar ou não os pelos, saiba que existemmétodos sustentáveis de depilação e o grau de dor pode variar bastante entre eles. Além disso, é muito comum experimentar diferentes tipos de depilação feminina, então sinta-se livre para testar coisas diferentes se tiver vontade.

Separamos os cinco métodos mais utilizados pelas mulheres:

 

  • cera (quente ou fria);
  • lâmina de barbear;
  • creme depilatório;
  • laser,
  • luz pulsada.

Cada tipo de depilação íntima tem vantagens e desvantagens. A cera quente, por exemplo, é muito eficiente na retirada dos pelos, mas deixa a pele bastante sensível, além de gerar o risco de queimaduras. A lâmina pode causar alergias e escoriações na pele, aumentando as chances de infecções fúngicas e bacterianas.

Por outro lado, laser e luz pulsada são métodos definitivos, mas que podem ser doloridos e necessitam de um investimento elevado. Então, antes de procurar qual melhor maneira de depilar as partes íntimas, saiba que cada método apresenta pontos positivos e negativos, e cada corpo é um corpo. Portanto, o melhor tipo de depilação para a sua amiga, pode não ser para você.

tirar tudo, cavar ou aparar?

Amiga, essa pergunta é você quem vai responder. Qual é o tipo dedepilação feminina íntima que te faz feliz? Você prefere apenas aparar ou se sente melhor depilando de outra maneira? É suuper importante que você se questione em relação a esse assunto e priorize aquilo que te deixa feliz com o seu corpo.

Algumas mulheres optam por tirar todos os pelos, mas há o grupo que não gosta. Também é possível fazer uma virilha cavada, deixando alguns pelos na vulva.

Então, amiga, saiba que não existe resposta certa para essa pergunta: é uma decisão muuito pessoal. Entre cavada, aparada ou sem nada, escolha a opção que te deixa mais confortável. ;)

todo mundo pode se depilar?

Siim, todo mundo pode! Mas se você não quiser, não precisa. É muito importante criar essaliberdade em relação à depilação íntima. Afinal, muitas vezes, a gente fala que se depila porque quer, mas não é beeem assim. Se analisarmos mais profundamente, existem diversas pressões externas: da sociedade, do parceiro e até mesmo das amigas.

Além disso, é importante lembrar que existem mulheres com peles altamente sensíveis, que sofrem muito durante e após a depilação, principalmente em relação à foliculite. Aí, a gente questiona: para que sofrer assim, amiga? Às vezes, amaneira correta de depilar partes íntimas pode ser simplesmente aparando os pelinhos. ;) 

livres para fazermos nossas escolhas <3

Quem diria que teríamos tanto para falar sobre depilação íntima, né? Então, depois de toda essa conversa, a mensagem que fica é: amiga, sinta-se livre para depilar-se ou não.

É importante que essa escolha seja individual, em vez de coletiva. Assim, vamos mostrando ao mundo que nossas escolhas são realmente nossas e estamos bem com elas. <3



últimos posts

síndrome de impostora: nós realmente temos ou nos fizeram acreditar nisso? | pantys
síndrome de impostora: nós realmente temos ou nos fizeram acreditar nisso?

até mesmo a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, falou abertamente sobre já ter vivido com essa síndrome por anos, duvidando de suas conquistas. ok, mas o que é essa síndrome? vamos descobrir juntas!

ler mais >
relacionamento inter-racial: amor, racismo e história | pantys
relacionamento inter-racial: amor, racismo e história

história do Brasil, racismo, colorismo, relações de poder, amor e inseguranças permeiam esse debate. afinal, precisamos lembrar que gosto é construído social e historicamente. então, amiga, vem com a gente, que o papo de hoje tá supercompleto e recheado de reflexões.
ler mais >
por que deixar de fazer networking pode ser um erro fatal na sua carreira? | pantys
por que deixar de fazer networking pode ser um erro fatal na sua carreira?

a experiência de fazer networking para homens e mulheres é completamente diferente. por quê? vem saber tudinho aqui, vem!

ler mais >

cool. absorbing. obvious.