Ameaça Invisível: Como as Toxinas Afetam a Fertilidade Feminina


Dra. Bárbara Boffo, especialista em Nutrigenômica e Terapias Integrativas na Saúde da Mulher, Fertilidade e Gestação.
Apaixonada pelas técnicas, Nutrição Funcional, Homeopatia, Limpeza do Terreno Biológico, Fitoterapia e Ortomolecular, busca promover o bem-estar e a saúde integral das mulheres.

Você já parou para pensar nas toxinas invisíveis que estão por aí, mexendo silenciosamente com a capacidade das mulheres de terem filhos? Esses vilões, conhecidos como disruptores endócrinos, podem limitar ou bloquear a ação fisiológica dos hormônios desencadeando uma cascata de efeitos adversos, desde desequilíbrio ovariano até alterações no desenvolvimento embrionário.

Ao longo da vida, o contato frequente com essas toxinas aumenta a chances de infertilidade, malformações fetais e partos prematuros. O acúmulo de metais tóxicos nos ovários, por exemplo interfere na produção de hormônios como estradiol e progesterona, afetando diretamente o ciclo menstrual e a gestação.

Mas calma, não precisa entrar em pânico! A alimentação pode ser nossa aliada nessa batalha contra essas toxinas. O primeiro passo é ficar de olho e conhecer os lugares onde esses “intrusos” estão escondidas:

• Hormônios sintéticos,

• corticóides,

• anti-inflamatórios,

• antibióticos,

• isotretinoína  

• adoçantes,

• anestesia,

• antidepressivos

• glifosato e

• procedimentos estéticos.

Adotar uma dieta repleta de frutas e vegetais incríveis, não só ajuda a dar um "chega pra lá" nas toxinas, mas também fortalece a capacidade do nosso corpo de eliminá-las! Os antioxidantes, presentes em grande quantidade em frutas, vegetais e alimentos ricos em vitaminas C e E, desempenham um papel essencial na redução do estresse oxidativo provocado pelos disruptores endócrinos. Ah, e não podemos esquecer das fibras, que vêm dos grãos integrais e vegetais, dando uma força especial para o intestino ficar saudável e se livrar dessas substâncias chatas.

E tem mais, a gente precisa ficar de olho no uso de agrotóxicos, escolher, sempre que possível, alimentos orgânicos. Além disso, cultivar o hábito de higienizar as frutas e vegetais de maneira cuidadosa é um truque simples, mas que faz um verdadeiro milagre.

Além de cuidar do prato, é preciso dar uma atenção especial aos produtos que usamos na hora de cuidar da nossa intimidade. Muitos produtos de higiene íntima por aí são feitos com ingredientes nada amigáveis, cheios de substâncias tóxicas que a gente nem imagina.

Uma atenção especial também é na escolha dos produtos que você usa durante sua menstruação. A exposição do corpo a produtos não amigos pode te trazer impactos negativos, e um grande exemplo disso são os coletores menstruais que ficam dentro de nós coletando o sangue. Muita intimidade mas uma excelente opção para sua higiene menstrual! Escolher um coletor menstrual de uma marca confiável é imprescindível, e o coletor da pantys é o nosso querido por aqui! o cupy não é só um salva vidas durante os dias de menstruação, mas também um escudo extra contra essas toxinas que falamos acima. Ele foi pensado para ser mega confortável e seguro, feito com um material vegano e hipoalergênico que é uma maravilha para sua liberdade durante os dias de menstruação.

Resumindo, nós temos o poder de dar ao nosso corpo o que ele precisa para se renovar e enfrentar os desafios! E olha só, em meio a essa batalha, é essencial estar atenta às marcas de produtos íntimos que você escolhe consumir, lembrando sempre que podemos escolher cuidar de nós mesmas de uma maneira consciente. Assim, não só nos defendemos, mas também contribuímos para um futuro mais saudável e cheio de vitalidade.

Então, que tal tomar as rédeas da sua saúde e fazer escolhas que realmente importam?


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.