Veja como usar anticoncepcional pela primeira vez | Pantys

não sabe como usar anticoncepcional pela primeira vez? a sua gineco será fundamental nesse processo

Hoje nossa conversa é sobre um assunto que gera muuitas dúvidas e é de extrema importância: como usar anticoncepcional pela primeira vez. Sabemos que, em determinado momento da nossa adolescência, esse assunto começa a aparecer com maior frequência entre as mulheres e isso é super normal.

Mas, quando falamos sobre anticoncepcional, o assunto é sério e está totalmente relacionado com a saúde do seu corpinho. Por isso, é muuito importante consumir informações confiáveis e conversar com profissionais da área. Vamos aprender mais sobre esse tema juntinhas? <3

tenha uma conversa sincera com a sua gineco ;)

Promete que você vai conversar com a sua gineco sobre os anticoncepcionais? Ela é a profissional mais indicada, porque irá analisar os tipos de anticoncepcional e, juntas, vocês poderão escolher o melhor método para as suas necessidades.

Quando falamos sobre anticoncepcional temos que lembrar que ele é um medicamento potente, muitas vezes com hormônios. Além disso, cada corpo é um corpo, então o que funciona para a sua amiga pode não ser a melhor opção para você, sabe?

Por isso, nós, da pantys, insistimos: abre seu coração pra sua médica, ela sabe o que é melhor pra você e vai te ajudar! <3

com qual idade começar?

Outra dúvida que fica martelando dentro da nossa cabecinha é sobre quando começar a tomar anticoncepcional. Será que tem um momento melhor ou pior? Bom, na verdade, não existe uma idade correta para começar a tomar um anticoncepcional.

No entanto, é fundamental que o medicamento seja tomado apenas por mulheres que já menstruaram. Além disso, é indicado começar o anticoncepcional antes de iniciar a vida sexual. Mas, se você já teve algumas experiências, isso não te impede de usar a medicação. Só não esqueça de conversar sua médica independentemente da situação ;)

qual método escolher?

Essa é mais uma dúvida muito comum: qual anticoncepcional tomar pela primeira vez? Bom, aqui também não tem resposta certa, tudo depende das suas necessidades e de como o seu organismo vai se adaptar ao método escolhido. Entretanto, boa parte das mulheres tem o primeiro contato com contraceptivos por meio da pílula.

Antes de aprender como usar anticoncepcional pela primeira vez, saiba que existem diversos tipos de anticoncepcional. Muitos deles usam hormônios, como a pílula, a injeção, o adesivo, o anel vaginal, entre outros. Por isso, é importante fazer um acompanhamento médico para analisar como o seu corpo está recebendo esses hormônios e se é necessário trocar o método.

E, claro, a gente não poderia deixar de citar os métodos não hormonaisl, cada dia mais mulheres buscam opções menos agressivas e a gente sabe que nem todo mundo se adapta aos anticoncepcionais com hormônios, até porque eles podem causar efeitos colaterais desagradáveis.

afinal, como começar a tomar o ac?

AC é a abreviação de anticoncepcional usada na internet, viu como a gente é moderninha \o/ Bom, você deve estar se perguntando como usar anticoncepcional pela primeira vez e isso irá depender do método escolhido.

pílula

Então, recapitulando, se você quer saber como começar a tomar anticoncepcional, primeiro agende uma visita à sua gineco. Se vocês decidirem usar a pílula, o comprimido deve ser tomado no primeiro dia do ciclo — dia em que a menstruação começa.

Deve-se tomar um comprimido por dia, sempre no mesmo horário. Se a sua gineco orientar a pausa, siga a recomendação quando a cartela acabar. A pausa pode ser de quatro ou sete dias, isso vai depender da pílula escolhida. Após o período, comece uma nova cartela.

injetável

Se a sua dúvida é sobre como tomar anticoncepcional injetável pela primeira vez, nesses casos, é necessário ir à farmácia ou ao posto de saúde para que um profissional aplique a injeção.

A aplicação deve ser feita no primeiro dia de ciclo e precisa ser repetida após 30 dias (no caso de injeções mensais) ou 90 dias (no caso de injeções trimestrais).

DIU e implantes

Os dispositivos intrauterinos (DIU) e implantes são outras opções de métodos contraceptivos disponíveis. Nesses casos, vale ressaltar que eles só podem ser inseridos por um médico.

Independentemente do ac escolhido, sejam os que citamos no texto ou qualquer outro, sempre confirme a maneira correta de ingeri-lo ou aplicá-lo com a sua médica, combinado?

benefícios e riscos dos anticoncepcionais

Além de falarmos como tomar anticoncepcional pela primeira vez, é importante ressaltarmos que o ac apresenta benefícios e riscos à saúde da mulher. Entre os benefícios dos métodos com hormônio, podemos citar a diminuição do fluxo, da cólica e das espinhas — mas vale ressaltar que eles nem sempre ocorrem.

Mas os riscos também devem ser levados a sério. O uso de alguns anticoncepcionais pode causar infertilidade, aumento de peso, dores de cabeça e diversos efeitos colaterais.

autoconhecimento é fundamental ao longo do processo

Agora você já sabe como usar anticoncepcional pela primeira vez! Lembre-se que o seu corpo pode estranhar essas substâncias, por isso, permaneça atenta às mudanças e, se tiver efeitos colaterais, fale com a sua médica. A funcionalidade do ac é te ajudar, não causar sofrimento!

Por isso, não hesite em trocar o método caso não esteja se sentindo bem. Claro, isso deve ser feito com orientação médica, para garantir a saúde do seu organismo <3


conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Nina Siqueira. CRM: 52.82910-2

instagram: @dra.nina.kuperman

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



cool. absorbing. obvious.