frete grátis acima de R$200 \o/

0

sua sacola está pelada

amenorreia: vamos entender o que significa e como se cuidar?

Sabe aquele momento do mês em que a menstruação atrasa e simplesmente não desce? Então, isso tem nome quando acontece de forma repetitiva: amenorreia. Mas, calma! Por aqui, vamos desmistificar o que está rolando com o seu corpo e explicar tudinhooo o que você precisa saber sobre ela.

Afinal, sabemos que a ausência de menstruação pode acontecer por diversos motivos, desde quadro clínicos até o estresse dessa rotina maluca que levamos às vezes. Vamos juntinhas nos conhecer melhor? <3

O que é amenorréia?

Ok, vamos começar pelo primeiro passo: o que é amenorréia? Essa condição representa a ausência de menstruação por um período de pelo menos três ciclos menstruais consecutivos. Outro cenário possível é quando meninas em idade menstrual, até pelos 15 anos, não menstruaram pela primeira vez.

A amenorreia é mais comum nos primeiros anos depois do início da menstruação, na adolescência. Muitas vezes, nós podemos ficar desreguladas por até dois anos após iniciarmos esta etapa de nossas vidas. Dizemos que o ciclo hormonal está amadurecendo e aprendendo a coordenar todos os hormônios.

Mas também vale o alerta: se você possui vida sexual ativa, o atraso de menstruação é o principal indicativo da gravidez.

Por isso, é super recomendável realizar um teste de gravidez que mede a presença do hormônio Beta HCG para descartar logo essa hipótese e evitar neuras, ok? Afinal, nosso corpo é uma ferramenta super complexa e pode ter váaarios outros motivos para esse atraso. Vamos conhecê-los?

Como saber se eu estou com amenorreia?

Uma primeira dica é compreender melhor como funciona o ciclo menstrual. Você sabe que seu corpo funciona de forma diferente que o da sua amiga, certo? Somos todas cíclicas mas, também, todas únicas!

Assim, tem ciclos menstruais que duram 25 dias e outros que podem durar até 35 dias. Passaremos décadas de nossas vidas menstruando e é natural que variações aconteçam, com ciclos mais longos e mais curtos. Faz parte de nossa natureza variar e ter alguns atrasos ou antecipações do sangramento.

Mesmo sabendo disso, tenha um contato próximo com a sua ginecologista para acioná-la quando as dúvidas surgirem, combinado? :D

amenorreia: sintomas para ficar de olho

A própria amenorreia é considerada o indicativo de algum quadro clínico. Mas, junto dela, você pode identificar mais alguns pontos que consideramos amenorreia sintomas:

Mais espinhas na pele, mesmo com o skincare em dia; Saída de algum tipo de secreção pelo mamilo; Queda de cabelo (vale conferir se é algo acima da média, ok?); Dor de cabeça constante; Visão turva; Excesso de pelos no rosto, Dor pélvica.

conheça os tipos de amenorreia e as causas

Pois é, miga, a amenorreia pode se manifestar em duas fases diferentes das nossas vidas. A amenorreia primária pode acontecer quando ainda somos adolescentes. Se for seu caso, é aquele momento em que você já chegou aos 15 ou 16 anos e ainda não menstruou.

Já a amenorreia secundária pode acontecer em qualquer etapa da nossa vida. Por exemplo, se você está passando por algumas destas fases: gravidez, amamentação e menopausa, a interrupção da menstruação é bastante comum. Agora, que tal entender as outras causas?

medicamentos

Você começou ou terminou algum tratamento com medicamento recentemente? Isso pode ser um dos motivos. Neste caso, até mesmo a pílula anticoncepcional conta, assim como os contraceptivos que são injetáveis ou implantados.

Abaixo, confira a listinha de outros remédios que podem influenciar o funcionamento do seu ciclo menstrual:

Antipsicóticos; Antidepressivos Anti-histamínicos; Medicamentos para pressão arterial, Quimioterapia.

estilo de vida

Nós sempre falamos por aqui como é importante manter mente e corpo sãos. Assim, entre os motivos da amenorreia, alguns são o estresse, a ansiedade e quadro de depressão. Muitas vezes, o nosso corpo demonstra que precisamos dar atenção à nossa mente.

Outra causa envolve excesso de atividade física ou dietas muito restritivas. Sempre que mudar drasticamente a sua rotina, faça com o acompanhamento de um profissional da área para aproveitar apenas as vantagens dos exercícios físicos e das comidinhas novas no prato, ok?

desequilíbrio hormonal

O desequilíbrio hormonal pode ser provocado por algumas doenças, como a síndrome dos ovários policísticos, deficiências da tireóide, tumor na hipófise ou menopausa prematura. Aqui, além de uma ginecologista, vale consultar um endocrinologista para conferir como anda a taxa de determinados hormônios.

órgãos sexuais

Se você passou por alguma operação recente na região reprodutora, a ausência da menstruação pode ser uma adaptação do corpo à este período de cicatrização. Em outros casos, é possível alguma anormalidade estrutural dos órgãos sexuais.

respira! você não está sozinha :)

Às vezes parece muita informação, né? Mas, respira, amiga! Agora você já sabe mais sobre amenorreia o que é, as principais causas e se é o momento de dar aquele pulinho na sua médica.

Nós estamos aqui para te empoderar e tirar as principais dúvidas sobre todo este universo que é nosso corpo, nossa saúde e nossos ciclos. E, claro, te oferecer os melhores produtinhos para que você se reconecte com seu ciclo menstrual e, de quebra, ainda auxilie o planeta produzindo menos lixo <3 Até a próxima!


conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Olívia Oléa, CRM: 156513

Instagram: @draoliviaolea

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



cool. absorbing. obvious.