3 dicas de como aliviar a TPM | Pantys

3 dicas de como aliviar a TPM

Irritabilidade, ansiedade, inchaço e dores de cabeça: esses são apenas alguns dos muitos sintomas da tensão pré-menstrual, que mexe com a rotina pessoal e profissional de muitas mulheres todo mês. Pensando em te ajudar a passar por esse período com mais qualidade de vida, nós, aqui da pantys, separamos três dicas de como aliviar a TPM. Vamos conferir juntinhas?

1 - mantenha uma rotina de exercícios físicos

Você já deve saber que espantar o sedentarismo e apostar na prática esportiva regular é algo que garante diversos benefícios para o corpo e para a mente, certo? E, quando o assunto é como aliviar a TPM naturalmente, isso não é diferente.

A atividade física é uma das maneiras de como aliviar a TPM, porque, durante a realização dos exercícios, o nosso corpo libera uma substância incrível, a famosa endorfina!

Essa maravilha se trata de um hormônio ligado ao bem-estar, que beneficia tanto o lado emocional quanto o físico. Ou seja, só coisa boa, né? Então, vale a pena deixar a preguiça de lado e colocar o corpo para funcionar.

Mas calma, isso não quer dizer, necessariamente, que você precisa virar uma mega musa fitness, tá? Longe disso. Separar meia horinha do seu dia para fazer um treininho em casa já pode ser suficiente.

Entre as opções, vale apostar no yoga e no alongamento, por exemplo. A caminhada também é uma opção bacana que pode ser feita nas ruas do bairro ou no parque. Mas, se você deseja pegar firme, é válido buscar uma academia.

2 - fique de olho na alimentação

Evitar alimentos estimulantes também é uma maneira de como aliviar os sintomas da TPM. Sendo assim, é importante reduzir o consumo alimentos que contém cafeína como café, energéticos, refrigerantes e alguns tipos de chás, que podem intensificar a irritabilidade.

Ah, e você já reparou que, durante a TPM, a vontade de comer chocolate aumenta? Claro que isso não é uma regra e não acontece com todas, mas pode ser uma vontade bem comum durante o período pré menstrual.

A ginecologista Mariana Ramalho explica que “isso é muito comum e acredita-se que é devido a uma diminuição dos níveis de magnésio. O chocolate é uma fonte de magnésio e por isso surge esse maior desejo. O chocolate também ajuda a liberar serotonina no nosso sistema nervoso central (que tem um efeito estimulante e antidepressivo), trazendo prazer.”

Mas, nada de exagerar, tá? Em excesso, o chocolate também compõe a lista dos alimentos que merecem ser evitados para amenizar os sintomas da TPM. A curto prazo, ele até pode garantir uma sensação de bem-estar, mas, a longo, pode gerar um efeito reverso e te deixar ainda mais irritada.

Por isso, vale dar preferência aos chocolates com maiores porcentagens de cacau (70%), já que eles possuem mais magnésio.

Em contrapartida, há alimentos para TPM que fornecem nutrientes que ajudam o cérebro a produzir uma quantidade razoável de endorfina e serotonina. Por isso, é mega importante incluí-los no cardápio, sobretudo nos dias em que a tensão pré-menstrual surge com mais intensidade. Alguns deles são:

  • Banana, castanhas em geral e gergelim: garantem vitamina B6;
  • Peixes em geral, principalmente salmão, linhaça, pistache, folhas verde-escuras (espinafre, brócolis e couve-manteiga), amêndoas, feijões e soja: fornecem ômega 3,
  • Frutas e legumes com cores vermelhas e alaranjadas: cenoura, abóbora, tomate, morango, melancia, laranja, tangerina: fornecem magnésio.

3 - aposte em alguns tipos de chás e alimentos diuréticos

Outra maneira de como amenizar a TPM é apostar no consumo de alguns tipos de chá. O de valeriana e o de maracujá podem ser boas opções, já que têm propriedades relaxantes.

Para desinchar, recomenda-se consumir frutas com ação diurética, como o melão e a melancia, por exemplo. Entretanto, é importante ter em mente que não adianta comer frutas diuréticas e exagerar no consumo de sal, que contribui com a retenção de líquidos. Ou seja, o melhor é evitá-lo sempre que possível, combinado?

vamos entender mais sobre a TPM e seus sintomas?

Além de saber como aliviar a TPM, também é importante procurar entender direitinho o que é tensão pré-menstrual, como ela se desenvolve, a duração e a intensidade dos sintomas dessa síndrome. Vamos juntinhas saber mais sobre tudo isso?

o que é TPM?

A TPM é um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais que têm como característica ser cíclico, ou seja todo mês eles surgem entre sete e dez dias antes da menstruação começar e só melhoram após o fim do sangramento.

Ela acontece porque, nesse período, o nosso corpo sofre uma meeeega alteração hormonal, que mexe diretamente com o sistema central do organismo.

A duração da TPM pode variar de mulher para mulher e de mês para mês. Em algumas pessoas, ela costuma desaparecer quando o sangramento começa, porém, outras meninas continuam sentindo os incômodos da tensão pré-menstrual mesmo depois que a menstruação começa.

Além disso, a intensidade da TPM também pode mudar. É possível que, neste mês, por exemplo, os sintomas tenham sido superintesos, mas talvez, no mês seguinte, eles venham um pouco mais suaves.

sintomas físicos da TPM

  • Sonolência ou insônia;
  • Inchaço em regiões específicas ou no corpo todo;
  • Dores de cabeça;
  • Dores nas costas;
  • Dores nas pernas;
  • Cólicas menstruais;
  • Sensação de fadiga e cansaço;
  • Fome excessiva ou falta de apetite,
  • Surgimento de acne.

sintomas emocionais da TPM

  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Sensação de tristeza constante;
  • Tensão;
  • Baixa autoestima,
  • Dificuldade para manter a concentração.

E aí, anotou as dicas de como aliviar a TPM e está por dentro do assunto? Caso os sintomas continuem surgindo de maneira intensa todo mês, é válido buscar a ajuda de um ginecologista para ter um diagnóstico profissional, tá? Se cuida, amiga! E conte conosco para trilhar essa jornada do autoconhecimento <3


conteúdo revisado pela ginecologista:


Dra. Mariana Ramalho, CRM: 169714

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



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