Fluxo menstrual leve, intenso ou moderado? Como saber qual é?

fluxo menstrual leve, intenso ou moderado? normal!

Antes a gente nem refletia sobre a intensidade do nosso fluxo menstrual, afinal a gente nem falava de menstruação, né? Mas isso ficou no passado e nessa caminhada de conhecermos melhor nossa menstruação é essencial sabermos a intensidade e observar nosso corpo para vivermos em paz com ele, do jeitinho que ele é.

Como temos três tipos de calcinhas, sempre refletimos muito sobre isso e hoje vamos tentar desmistificar um pouco dessa questão da intensidade do fluxo. Sempre recebemos muitas dúvidas e uma coisa que identificamos é que tendemos a achar que há algo de “anormal” com nossa menstruação, desde a quantidade até quando aparecem coágulos ou varia a duração do ciclo.

O que nos influencia a pensar assim é que não temos com o que comparar nosso fluxo, falar abertamente sobre menstruação é algo recente e na escola não aprendemos muito (nada!) sobre o assunto. Outro fator que a gente sempre diz aqui é que usar absorventes descartáveis faz parecer que tem muuuito sangue ali, pois a capacidade de absorção deles é muito baixa e o algodão “incha”, ficando pesado e nos levando a pensar que é mais sangue do que realmente é.

Fora isso, uma mudança importante que estamos vivendo é o aumento de mulheres que abandonaram os métodos contraceptivos hormonais, que reduziam ou cessavam a menstruação. E quando o fluxo vem sem hormônios, ele vem em maior quantidade mesmo - geralmente vem mais nos dois primeiros anos após parar com a contracepção hormonal, mas depois a tendência é reduzir um pouco e, se não reduzir, é porque esse é seu ciclo natural é intenso mesmo, e tudo bem.

Então vamos aos fatos: primeiro é importante entender que muito provavelmente está tudo super normal com a gente e com a quantidade de sangue. Em um ciclo completo de menstruação a média eliminada é de 50ml (podendo ser, geralmente, de 10ml a 80ml), o equivalente a uma xícara de café ou 3 colheres de sopa. Mas não se preocupe que ninguém precisa saber quantos mililitros menstrua para definir o fluxo, ok? É só para aprendermos mesmo. A duração também varia muito de mulher pra mulher, geralmente dura entre 3 a 7 dias.

 

Leve, Moderado ou Intenso

Definir o tipo de fluxo é muito complexo e não existem regras que digam exatamente qual tipo é leve, moderado ou intenso, mas nossa intuição e algumas observações podem ajudar muito. Abaixo falamos algumas delas:

 

Fluxo Leve

Geralmente dura entre 3 e 4 dias, não tem coágulos, não exigia que você trocasse de absorvente externo de 4h em 4h. Ou, se você é adepta do coletor, usar por 6h tranquilamente sem nem se preocupar - e quando troca pode sentir que ainda não havia enchido por completo.

 

Pantys indicada: Tanga

Tamanhos: PP - P - M - G -GG

Cores: preta, rosa

 

Fluxo Intenso

A primeira característica de um fluxo intenso pode ser a duração, se o seu ciclo dura 5 dias para mais e você sente que só diminui significativamente no último dia, pode ser que seu ciclo seja intenso, mas é necessário observar mais coisas. Se seu absorvente externo “pesava” em menos de 3h e/ou o coletor enche em 4h, se sempre tem coágulos (pedaços de endométrio) e se você ainda passa por muitas “surpresas” com vazamentos, provavelmente seu ciclo é intenso, e isso não é um problema. É só estar preparada.

 

Pantys indicada: Hot Pant

Tamanhos: PP - P - M - G - XGG - XXGG

Cores: preta, rosa e vermelha

 

Fluxo Moderado

Se você sente que não se encaixa nem no Leve nem no Intenso, por exemplo, se tem coágulo às vezes, se sua menstruação dura entre 4 e 5 dias, se já passou por vazamentos, mas não é comum, provavelmente você se encaixa aqui no Moderado.

 

Pantys indicada: Biquini

Tamanhos: PP - P - M - G -GG

Cores: preta, rosa e vermelha

 

Independentemente de qual tipo de fluxo, leve, moderado ou intenso, todos são normais e perfeitos para o seu corpo, é o que ele precisa para te renovar e te trazer equilíbrio mensalmente (ou gerar uma vida, se for sua escolha). Quanto mais consciência temos do nosso corpo e do nosso ciclo, mais fácil fica estar em paz com ele e mais ficamos tranquilas para encontrar soluções e períodos de tempo para trocar nossa Pantys sem surpresas - tudo é uma questão de observação e adaptação. Se o ciclo for Intenso, você terá que trocar mais vezes suas calcinhas, se Leve, menos, e assim é a vida, uma questão de autoconhecimento e escolhas do que funciona melhor para nós, mulheres do futuro.

Bota as suas calcinhas absorventes da Pantys e deixa sua intensidade fluir, menstrual é normal, sentir e ver seu ciclo é normal - lembre-se que é graças a ela que construímos esse mundo inteirinho de vida ao nosso redor e dentro de nós.

*Recomendamos também sempre consultar seu/sua ginecologista para acompanhar e saber mais sobre o seu ciclo menstrual e ter certeza que está tudo bem mesmo, ok? Vamos cuidar de nós mesmas e umas das outras. <3



últimos posts

síndrome de impostora: nós realmente temos ou nos fizeram acreditar nisso? | pantys
síndrome de impostora: nós realmente temos ou nos fizeram acreditar nisso?

até mesmo a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, falou abertamente sobre já ter vivido com essa síndrome por anos, duvidando de suas conquistas. ok, mas o que é essa síndrome? vamos descobrir juntas!

ler mais >
relacionamento inter-racial: amor, racismo e história | pantys
relacionamento inter-racial: amor, racismo e história

história do Brasil, racismo, colorismo, relações de poder, amor e inseguranças permeiam esse debate. afinal, precisamos lembrar que gosto é construído social e historicamente. então, amiga, vem com a gente, que o papo de hoje tá supercompleto e recheado de reflexões.
ler mais >
por que deixar de fazer networking pode ser um erro fatal na sua carreira? | pantys
por que deixar de fazer networking pode ser um erro fatal na sua carreira?

a experiência de fazer networking para homens e mulheres é completamente diferente. por quê? vem saber tudinho aqui, vem!

ler mais >

cool. absorbing. obvious.