frete grátis acima de R$200 \o/

0

sua sacola está pelada

quantos dias dura a menstruação: é igual para todas?

Aqui entre nós: já passou da hora de entendermos mais sobre nosso ciclo menstrual e acabar com tantos tabus. O papo de hoje é sobre quantos dias dura a menstruação e como você pode curtir esse momento da melhor forma!

Nós, da pantys, acreditamos que o poder da mulher do futuro começa no autoconhecimento. Afinal, conhecer e entender a duração do ciclo menstrual é uma ótima forma de estar alinhada aos seus desejos e mudanças de humor, tornando a relação consigo mesma muito mais leve e confiante :)

Estamos com você nesta jornada para entender e descobrir quantos dias dura uma menstruação, quais etapas compõem nosso ciclo e como você pode estar sempre preparada com a sua calcinha absorvente! Vamos juntas? :)

duração do ciclo: como funciona?

#Somoscíclicas! E isso é forte de diferentes formas. Estamos alinhadas às quatro fases da lua e às quatro estações do ano, por exemplo. Quer conexão melhor que essa?

Geralmente, um ciclo menstrual dura por volta de 28 dias (4 semanas), mas esse número varia até na mesma mulher. Para entender sua potência, vem com a gente acompanhar quantos dias dura um ciclo menstrual tin tin por tin tin.

menstruação

Vamos começar pelo principal motivo que te fez conhecer a pantys? A menstruação conta desde aquela primeira manchinha de sangue, que indica que é hora de trocar as suas calcinhas comuns pela calcinha menstrual, e vai até o momento que o sangramento cessa.

Nessa etapa, nossos níveis de estrogênio e progesterona estão muito baixos. A menstruação ocorre porque não há a fecundação do óvulo e, assim, é necessário equilibrar nossa taxa hormonal. Então, o sangramento acontece quando os níveis desses hormônios caem, provocando o desprendimento do endométrio — a parede que reveste o útero — que estava preparado para receber o embrião.

Nesse período, é suuuuper normal sentir suas energias mais baixas porque nosso corpo está focado nesse processo. Mas, ah! Vale dizer que o cansaço não significa muito sangue, ein?

Nós eliminamos muito menos sangue do que acreditamos. Em média, perdemos cerca de 35 ml por ciclo, com variação entre 10 e 80 ml, de acordo com cada uma!

fase folicular

Após cessar o sangramento, entramos na etapa de maturação, conhecida como fase folicular. Nesta fase, quem está no comando é o FSH, o Hormônio Folículo Estimulante. Mas, primeiro, você sabe o que é um folículo?

Ele é a “casinha” do óvulo. O folículo tem formato de casca e abriga o óvulo até sua maturação, além de protegê-lo. Aqui, nossos hormônios começam a subir em busca de deixar esses óvulos prontinhos para a fecundação, na esperança de acontecer uam relação sexual e formar um embrião.

Junto do FSH, também temos o estrogênio. Por esse motivo, nossa energia, disposição e força vão aumentando junto ao processo.

ovulação

A ovulação divide a fase folicular da fase lútea e é nosso período mais enérgico! Nos sentimentos mais bonitas, confiantes, criativas, produtivas e com a libido em alta. Nosso corpo é muito mágico, né? <3

A ideia é tornar o ambiente ideal para que esse óvulo maduro esteja pronto para a fecundação, inclusive, em como nos sentimos. Então, já sabe: aproveite esse momento da melhor maneira possível!

A ovulação ocorre por volta do 14º dia do ciclo. O folículo se rompe, liberando os óvulos nas trompas uterinas. Se a intenção for uma gravidez, seu corpo estará preparado! Se não, curta o bem-estar, mas reforçe os métodos contraceptivos :)

lútea

Está na hora de saber como esse ciclo termina, não é mesmo? A quarta fase tem esse nome porque o protagonista dela é o corpo lúteo. Para chegar até aqui, lembra que nosso corpo passou pelo estágio do folículo e do óvulo maduro? Esse folículo vazio — afinal, os óvulos foram liberados — evolui para um corpo lúteo e ele segue sendo muito importante, produzindo progesterona.

Aqui, a progesterona tem como função fortalecer as paredes do útero para receber o óvulo fecundado e criar um ambiente ideal para o bebê. Assim, quando não ocorre esse processo, temos a menstruação. E sabe aqueles pedacinhos de “carne” presentes no sangue? É parte desta parede que se descolou. Assim, fechamos mais um ciclo, renovadas e fortes! Não é incrível?

diferenças entre fluxos

Se somos todas tão diferentes em altura, peso, cor da pele e tom de cabelo, é fácil deduzir que nossos ciclos também não são iguais, certo? Vem cá entender do que a gente está falando.

fluxo leve

Antes de começar a entender em qual clubinho você se encaixa, saiba que todos os ciclos são naturais. O tipo leve é aquela menstruação que segura bem quatro ou cinco horas sem trocas e quase nunca vaza. Em geral, a menstruação de fluxo leve dura até quatro dias.

fluxo moderado

O time das mulheres com fluxo moderado é composto por aquelas que costumam trocar o absorvente descartável a cada três ou quatro horas. O período da menstruação também é maior, podendo durar até seis dias. Outra diferença é que, às vezes, o sangue vem acompanhado de alguns coágulos.

fluxo intenso

Já se você sente necessidade de trocar mais frequentemente o absorvente, mesmo apostando em modelos noturnos, fica receosa de vazamentos e a sua menstruação dura looongos dias, seu tipo é o fluxo intenso.

acompanhe as mudanças do seu corpo

Tão importante quanto saber quantos dias dura o ciclo menstrual é se sentir parte da força da natureza que faz tudo ser cíclico. Também é bom que você consiga fazer as pazes com a sua menstruação, que possui uma função reprodutiva e vai além disso: equilibra nosso corpo e nos dá, todo mês, a chance de estarmos alinhadinhas com nós mesmas e com tudo que é vivo!


conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Mariana Camargo G. Forghieri - CRM 140441

Instagram @dra.marianacamargo

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



cool. absorbing. obvious.