pobreza menstrual: o que é e como combater? | Pantys

pobreza menstrual: o que é e como combater?

Você sabia que, durante a idade fértil, uma mulher pode gastar cerca de R$ 6 mil com a compra de absorventes descartáveis? Sem dúvidas, é uma quantia e tanto. Mas você já parou para pensar na situação de quem vive em vulnerabilidade social e não tem condições de arcar com esses gastos? Por isso, hoje o nosso papo é sobre pobreza menstrual.

o que é pobreza menstrual?

Se você já se deparou com o termo alguma vez, deve ter se perguntado o que é pobreza menstrual, né? Vem que a gente te explica e, o mais importante, te conta o que pode ser feito para ajudar a combater o problema!

Pobreza menstrual é a condição de diversas meninas adolescentes e mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica. Ou seja, é a falta de saneamento básico e itens de higiene pessoal, entre eles o absorvente descartável.

Se, para algumas mulheres, o absorvente é um item básico, para muitas outras ele, infelizmente, é visto como luxo. Segundo pesquisa feita pela Sempre Livre no Brasil, em 2018, 22% das meninas entre 12 e 14 no anos não tinham acesso a produtos de higiene menstrual. Já entre as meninas de 15 a 17 anos, o número subia para 26%.

Uma das consequências desse tipo de desigualdade social pode ser refletida na educação, visto que muitas meninas deixam de ir à escola no período menstrual. O problema se estende também às penitenciárias femininas e às moradoras de rua.

Além disso, as possíveis consequências para a saúde dessas meninas e mulheres merece ser destacada. Na falta de produtos adequados, muitas acabam usando jornais, folhas de árvore e até mesmo miolo de pão para absorver o fluxo, um fato que pode desencadear infecções vaginais e outras complicações para o sistema reprodutor feminino.

políticas públicas

Diante desse problema de saúde pública, é evidente a importância de desenvolvimento de políticas e leis para o amparo dessas mulheres. Em março deste ano, a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) apresentou um projeto de lei que visa a distribuição gratuita de absorventes higiênicos em locais públicos.

Se aprovado, a expectativa é que os custos fiquem em cerca de R$ 119,06 milhões para a distribuição. O cenário de fundo para o cálculo foi feito considerando o acesso de mulheres de 10 a 50 anos com renda de até um salário mínimo.

formas de ajudar

A pobreza menstrual é um problema do Estado, mas nós também podemos fazer a nossa parte e impactar positivamente a vida de muitas mulheres. A primeira maneira de ajudar é buscar informações sobre o assunto, seja na mídia tradicional, especializada, ou em movimentos voltados para a resolução do problema.

Sendo assim, vale ficar de olho no site da WASH United, a ONG que foi uma das responsáveis pela criação do Menstrual Hygiene Day (Dia da Higiene Menstrual), cunhado em 28 de maio.

Nessa data são realizadas iniciativas em nível global para chamar a atenção de toda a população sobre o tema. O objetivo é quebrar os tabus que contornam a menstruação e fomentar a importância da dignidade menstrual de meninas e mulheres.

No entanto, é preciso ficar de olho no assunto em muitos outros dias do ano. Além de cobrar a aprovação de política públicas que visam acabar (ou ao menos diminuir) o problema da pobreza menstrual, você também pode levantar discussão sobre o tema nos seus grupos de amigas e, se possível, organizar uma distribuição voluntária de absorventes.

para aprender mais

Além de tomar as iniciativas que estiverem ao seu alcance, também é válido apostar em algumas leituras para se aprofundar no tema e conversar sobre ele com mais propriedade.

Por isso, nós, da pantys, indicamos o livro Presos que menstruam: a brutal vida das mulheres tratadas como homens nas prisões brasileiras, da jornalista Nana Queiroz. E aí, vamos juntinhas fazer a nossa parte? <3


conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Nina Siqueira, CRM: 52.82910-2

instagram: @dra.nina.kuperman

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



cool. absorbing. obvious.

estamos adicionando pantys na sacola...