Veja 5 possíveis efeitos colaterais do anticoncepcional | Pantys

5 possíveis efeitos colaterais do anticoncepcional

A criação da pílula, que aconteceu lá na década de 60, representa um marco no mundo todo, principalmente, na vida de nós mulheres. Porém, mesmo depois de tantas décadas, o uso do comprimido ainda levanta diveeeersas dúvidas. Afinal, quais são os efeitos colaterais do anticoncepcional?

Há quem diga que o anticoncepcional causa trombose, engorda, altera a libido ou muda o humor da mulher. Para entender melhor tudo isso, nós, da equipe pantys, fomos descobrir quais são, de fato, os efeitos colaterais do anticoncepcional. Vamos juntinhas entender melhor esse assunto?

Mas calma. Em primeiro lugar, é sempre bom ressaltar: cada corpo é único! Por isso, as reações do anticoncepcional que a sua amiga teve podem ser beeem diferentes da sua, tá? E, claro, têm meninas que não apresentam efeitos. Então, tenha em mente que o nosso papo hoje é sobre os possíveis efeitos colaterais do anticoncepcional.

o anticoncepcional altera mesmo a libido?

Em alguns casos, sim, amiga! A verdade é que não existe uma relação direta entre líbido e pílula anticoncepcional, mas pode ser que o comprimido mexa um pouquinho com o seu desejo.

A causa pode ser explicada pelo efeito que a pílula tem sobre o ciclo menstrual, já que ele impede a ovulação, que é quando muitas de nós sentem mais apetite sexual. Assim, mulheres que fazem uso da pílula não ovulam, por isso, podem notar uma queda no nível da libido.

É claro que a libido não tem relação somente com a ovulação ou com o período fértil. Há diversos fatores externos que podem mexer com a sua disposição para as relações sexuais.

No entanto, caso você perceba que ela mudou muuuito depois do consumo da pílula e isso tem atrapalhado as coisas por aí, vale a pena conversar com o seu ginecologista. Nesse caso, ele pode indicar outra marca de anticoncepcional ou mesmo outro método contraceptivo.

é verdade que o anticoncepcional engorda?

Não é bem por aí! A verdade é que um dos riscos do anticoncepcional é a retenção de líquido em razão do aumento do sódio, que pode causar inchaço. No entanto, isso não tem relação com o aumento de células de gordura. Então, se você está se sentindo mais inchada, já sabe, amiga: marca uma consulta com o seu médico ;)

a pílula anticoncepcional pode mexer com o humor?

Verdade! A alteração de humor pode ser um dos efeitos colaterais do anticoncepcional. Isso acontece porque os altos níveis hormonais do comprimido podem alterar a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar. Dessa maneira, é possível que você sinta mais irritabilidade ou tristeza.

Nesse caso, vale procurar ajuda profissional para investir em um tipo de pílula anticoncepcional com doses hormonais mais fracas. Além disso, vale considerar outros métodos contraceptivos, como camisinha, DIU ou injeções, por exemplo.

e o fluxo menstrual? ele muda mesmo?

É possível! A alteração do fluxo menstrual pode ser um dos efeitos do anticoncepcional. Há quem tenha sangramentos inesperados, os escapes, sabe? Eles são mais comuns em mulheres que tomam o comprimido em horários muito irregulares ou mesmo naquelas que fazem uso da pílula que possui somente o hormônio progestógeno.

Por outro lado, a redução do fluxo menstrual é uma possibilidade que também faz parte da lista dos “anticoncepcional efeitos colaterais”. Isso acontece porque o comprimido bloqueia o processo que resulta na ovulação e, consequentemente, afina o endométrio (a camada interna do útero). Além disso, o sangramento também tende a se regularizar. Ainda bem, né?

e a trombose?

Há quem diga que o anticoncepcional faz mal porque ele causa trombose. Isso não deixa de ser uma verdade, mas também não é uma possibilidade que se aplica a todas as mulheres.

De modo geral, esse risco é mais comum para aquelas que já apresentam uma predisposição a desenvolver a trombose venosa. Os sintomas mais comuns são o aumento da temperatura local, que, geralmente se dá nas pernas, dor, inchaço e rigidez.

Além disso, obesidade, sedentarismo, voos longos, cirurgias ginecológicas, ortopédicas e oncológicas também são associados ao risco de trombose em mulheres que tomam pílula anticoncepcional.

Sendo assim, caso você apresente qualquer um desses sinais ou riscos, é fundamental suspender o uso da pílula anticoncepcional e consultar o seu ginecologista quanto antes.

Por hoje, o nosso papo fica por aqui, amiga! Ah, e continue contando conosco para trilhar a viagem do autoconhecimento, mas, caso sinta alguma das complicações citadas acima, corre lá no consultório do seu médico, sem deixar para depois. Combinado? Se cuida <3


conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Karina Patrício

 

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



cool. absorbing. obvious.