Menstruação: Une todas nós e nos torna ainda mais potentes | pantys

menstruação

Quando temos por volta dos 9 aos 12 anos, é comum uma certa agitação no grupo de amigas. A conversa — quase que secreta — perguntando “já desceu pra você?” acontece, muitas vezes, entre sussurros. A menstruação é novidade para a maioria e, enquanto algumas ficam super ansiosas esperando a sua vez, outras acabam lamentando por ela ter vindo cedo demais.

Quem teve mais sorte, talvez tenha ganhado um livro sobre o assunto ou teve alguma professora que comentou sobre menstruação na escola, ou ainda, um familiar que esclareceu dúvidas. Mas a verdade é que nessa idade, por falta de informação, não sabemos muito bem o que ela significa, não é mesmo?

Também não conhecemos ou nem fazemos ideia que existem outras opções além dos absorventes tradicionais, como as Pantys. Essas lindezas de calcinhas absorventes nos ajudam a ter uma noção melhor do quanto menstruamos, por exemplo.

afinal, o que é a menstruação?

Estar menstruada é sangrar por alguns dias, sofrer com cólicas e ficar desanimada, certo? Nãaao, amiga! Há algo muito além dessa imagem estereotipada que acabamos pensando em nossos primeiros ciclos menstruais, e é isso que vamos explorar aqui. Existe todo um ciclo, com quatro fases, que varia de 28 a 30 dias e se repete mês após mês.

Quando a primeira menstruação acontece, é um sinal do seu corpo dizendo que ele está apto a se reproduzir. Geralmente, ela acontece entre 10 e 16 anos. Antes disso, porém, algumas mudanças aconteceram no seu corpo. Você começou a crescer mais rápido, um broto mamário (saliência pela elevação da mama) e pelos na região pubiana surgiram.

Tudo isso acontece por causa do início da produção dos hormônios sexuais pelos ovários. E, bom, nós percebemos que estamos mudando e nossas amigas também. Inclusive, até nos comparamos com elas, não é? Para ter uma experiência melhor nessa fase super especial, criamos com muito amor, uma linha linda, específica para a primeira menstruação. A pantys.grls!

Todos esses sinais do corpo avisam que logo, logo um óvulo estará pronto para fazer o caminho até o útero e, quem sabe, será fecundado, gerando um novo ser. Então, muito mais do que um sangramento mensal, o período menstrual é cheio de significados para o nosso corpo e a nossa saúde.

e o que tudo isso significa?

A menarca — a primeira menstruação — é o marco do início da nossa vida fértil. Isso é lindo e significa muitas coisas, mesmo que no começo associemos apenas a dias doloridos. Na verdade, tem muito a ver com a ideia que temos de menstruação: que é uma coisa suja e que nos atrapalha na rotina e em nosso rendimento.

Não é lindo pensar que nosso corpo é cíclico? Que todos os meses ele se prepara para gerar uma vida e, quando isso não acontece, ele mesmo se encarrega de liberar toda essa preparação? Isso para que, no próximo mês, tudo aconteça novamente.

Quando menstruamos, significa que o endométrio, tecido que reveste a parede interna do útero, está sendo liberado. Ou seja, como o óvulo não foi fecundado, não há necessidade daquela preparação uterina. Por isso, você também pode observar que alguns coágulos (pedaços do endométrio) são liberados nesse processo.

Além de toda a questão física, a menstruação também é um momento em que podemos renovar as nossas emoções e sentimentos. Ao longo dos dias, passamos por fases em que estamos mais vibrantes e com uma libido alta, depois mais introvertidas e reflexivas. E essas fases são cruciais para nos entendermos melhor como ser.

efeitos físicos durante o processo

Você se olha no espelho todos os dias? É importante se perceber para conhecer melhor o seu corpo e ver como ele muda constantemente. Repare no formato dos seios, se está inchada ou mais sequinha. Com o passar dos dias, você irá perceber que tudo muda o tempo todo e esse processo é muito bonito.

Antes de menstruar, costumamos ficar inchadas, já reparou? Os seios ficam mais cheios, e o quadril, mais largo. Repare no seu sutiã e em roupas em geral. Outro efeito fácil de perceber é a dor nos seios, que pode aparecer antes e durante a menstruação. Muitas vezes, eles estão tão sensíveis que parece que nada pode nem esbarrar, né?

Nós entendemos! Além disso, outro sintoma bem comum é a cólica, que se apresenta em ciclos de dor intensa. Nem todas as mulheres têm cólicas, mas a maioria já experimentou essa dor desagradável pelo menos uma vez na vida. Ah, vale lembrar: dores muito fortes, apesar de comuns, não são normais, e é recomendável visitar um ginecologista.

Outro efeito pouco comentado é o intestino solto. Isso é normal e acontece por causa do aumento do fluxo sanguíneo na região genital. Se nos primeiros dias a gente se sente inchada, a partir do terceiro dia do ciclo, mais ou menos, começamos a desinchar e nos sentimos mais dispostas!

calcinha-absorvente-pantys-tanga

e como fica a nossa mente quando menstruamos?

Se você está esperando ler algo sobre a TPM, calma, vamos deixar esse assunto para outro dia. Afinal, ela é a tensão pré-menstrual e envolve diversas questões que vamos explorar depois. Por enquanto, vamos focar em tudo que envolve aqueles dias em que estamos menstruadas.

Os sentimentos podem ser diversos e isso também depende muito da relação de cada mulher com seu ciclo. É muito comum que boa parte de nós agradeça por não estar grávida, afinal, foi o que nos ensinaram por muito tempo. Inclusive, muitas ainda dizem que esse é o único lado bom da menstruação.

Mas, pera lá! Depois de passar por toda a fase da TPM, quando a menstruação desce, você não se sente, sei lá, poderosa? Depois dos primeiros dias, começamos a desinchar, o ânimo aparece novamente com a produção do estrogênio, a pele melhora e o otimismo toma conta!

Para lidar com todas essas mudanças de humor e de como nos sentimos, é importante se conhecer. Assim, você entenderá porque está vivenciando as situações de determinada maneira e pode administrar as emoções e atitudes muito melhor!

lados positivos da menstruação: sim, eles existem!

Escutamos durante muito tempo o discurso de que a menstruação é algo ruim. Por isso, em algum momento, apenas passamos a aceitar esse fato do universo feminino sem refletir muito sobre o que está realmente acontecendo em nosso corpo.

A menstruação é um sinal de fertilidade e saúde. Menstruar duas vezes no mês, por exemplo, pode ser um sinal do seu corpo de que algo não está funcionando muito bem. Nesses casos, é importante visitar um médico para investigar se os hormônios estão regulados, e as vitaminas, em bons níveis.

Apesar de não ser uma imagem muito explorada no mundo ocidental, diversas culturas enxergam a menstruação como uma fase sagrada, e nós, mulheres, como símbolos de abundância, fertilidade e nutrição. Aproveite esse momento para se reconectar consigo mesma e explorar o seu interior.

calma, você só está passando por um novo ciclo da sua vida!

Nossas vidas não ficam mais complicadas quando menstruamos. Na verdade, uma linda fase está começando. Ao contrário do que muitas pensam, podemos seguir a rotina normalmente. É possível, sim, ir à praia menstruada, por exemplo! \o/

A sua rotina de atividades físicas também pode ser mantida, só é importante conhecer os seus limites e, caso se sinta um pouco mais fraca, diminuir o ritmo. Nunca tinha considerado essas hipóteses? Bom, se você quer ter a melhor experiência em cada ciclo, a chave é o autoconhecimento.

Quem tem uma menstruação prolongada, provavelmente lida com essa fase de forma diferente de quem tem pouca menstruação. Por isso, é importante entender o seu fluxo e os seus sentimentos durante o período! Assim, você consegue lidar melhor com toda a situação e escolher a calcinha absorvente que funciona melhor para você.

Com a sua Pantys, você está pronta para todas as situações e ainda fica confortável. Além disso, por não ser descartável, ela é super amiga do ambiente e ajuda a diminuir a quantidade de resíduos que geramos na natureza. Demais, né? Vamos juntinhas?

cool. absorbing. obvious.